Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

01 outubro 2010

MORADORES DE SANTA CRUZ PEDEM SOCORRO: GUERRA ENTRE FACÇÕES JÁ LEVA 7 DIAS!


“Pedimos encarecidamente através deste e-mail, atenção para o bairro que moramos Santa Cruz, pois estamos passando por um momento muito difícil, que está sendo oculto pelo atual governo estadual e minimizado pela imprensa, pois a mais de uma semana estamos sendo ameaçados por traficantes terroristas que dão ordem de toque de recolher, que matam pessoas inocentes a luz do dia, todas as noites escuto muitas rajadas de tiros, a população está em desespero, a faculdade cancelou as provas, colégios fecharam, perdemos nosso direito de ir e vir, viramos prisioneiros dentro de nossos lares. Pedimos socorro por todos neste bairro.”

FALTA DE SENSIBILIDADE OU INCOMPETÊNCIA DA PREFEITURA?

Fico indignado pela falta de competência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, querendo realizar o serviço de construção da Clinica de Saúde da Família, mesmo sem profissionais para atender a população. Todos se esforçando o mais rápido possível para captar votos para seus candidatos não avaliaram o espaço necessário para o canteiro de obra, colocando em risco a população.
Estou admirado também pela falta de sensibilidade da Prefeitura em conceder assistência aos familiares ou simplesmente solidariedade aos parentes das vitimas, principalmente por parte da Coordenadora de Saúde local à Assistente Social Leila Marino, que é moradora da região e representa legalmente a Prefeitura na área da saúde. Sendo assim no meu entender teria obrigação de se fazer presente ao enterro da criança, já que no fundo a culpa pelo acidente foi proveniente de uma obra da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, espero que a mesma esteja se redimindo cuidando para que mãe e filha que ainda estão internadas tenham total assistência.

Engenheiros não vistoriaram muro que desabou e matou menino em Santa Cruz


Mesmo após choque de um caminhão, estrutura não foi inspecionada. Mãe da vítima corre o risco de ficar paraplégPOR ISABEL BOECHAT
Rio - O muro que desabou e matou o menino David Costa da Silva, 4 anos, quarta-feira em Santa Cruz, não foi inspecionado nem após ser atingido por um caminhão, há 30 dias. Os engenheiros da empresa Volume Construções, responsáveis pelas obras no terreno, confessaram a negligência. A polícia investiga também se manilhas que estavam apoiadas na estrutura contribuíram para sua queda. Sônia Celita César da Costa, 44 anos, mãe da vítima, pode ficar paraplégica.

Parentes de David se emocionam no enterro do menino em Santa Cruz | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Os engenheiros prestaram depoimento quarta-feira, na 36ª DP (Santa Cruz). Eles confirmaram que não inspecionaram o muro após a colisão. Eles trabalham na construção de uma Clínica da Família, da Prefeitura do Rio, em terreno cedido pela Igreja São Benedito. O padre Marcos Andrade afirmou em depoimento que o espaço era usado como depósito de material de construção pela Volume Construções, que ergue uma Clínica da Família. A Secretaria Municipal de Obras sustenta que o acidente nada tem a ver com a empreitada e coloca a culpa no vento. Em nota, a secretaria afirma que “a constatação técnica preliminar é de que a Igreja construiu um muro (...) sem nenhuma coluna de sustentação, que teria sido derrubado com esforços transversais de ventos fortes (...) na região”.
Sônia, que fraturou a coluna e não consegue mover as pernas, ainda não sabe da morte do filho, enterrado ontem de manhã no Cemitério de Santa Cruz. Thaiani César da Costa, 7 anos, filha dela, continua internada em estado gravíssimo no Hospital de Saracuruna, em Caxias. Ela sofreu traumatismo craniano e corre risco de vida. Os outros três feridos na queda do muro já tiveram alta.

Irmão que escapou tem pesadelos

Na hora da tragédia, Sônia estava com os três filhos. O único que não se feriu, João Vitor Costa, 9 anos, ainda tentou remover as pedras que caíram sobre sua família. À noite, contam parentes, ele teve pesadelos. Gritava “ajuda, ajuda” várias vezes e se levantava da cama correndo. A família tenta apoio psicológico para o menino. Durante o sepultamento de David, a professora do menino, Carla Teixeira, se emocionou. Ela levou os desenhos que os colegas do pequeno fizeram para homenageá-lo. “Quando chegamos na sala de aula, as crianças já sabiam da morte e perguntavam por detalhes. Não agüentei e comecei a chorar. Me emocionei quando uma das alunas me entregou o desenho de um pirulito que queria dar para ele”.icaFonte Jornal O Dia 24.09.10

25 agosto 2010

QUEM SÃO OS SANTOS PROTETORES?


Não entendo como as Organizações Sociais, Sociedade Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM e IABAS, conseguem tanta proteção, uma não consegue colocar profissionais e pagar em dia a outra nem disputa contrato recebe de mão beijada a prestação serviço. Todo dia é publicado escandalos e ninguem faz nada, veja o exemplo ACIMA:
Adelson Alípio

Colégio Cristo Rei


Agora você pode realizar seus sonhos aprendendo Balé, Jazz, Judô; Escolinha de Futsal e Banda Marcial
aqui no Cristo Rei
Inglês, Espanhol e Informática em todas as Séries

Informações: Rua Santa Bárbara, n° 255 Bairro Farias - Paciência
Tels: 3314-8482 - 2409-2543

Colesterol


A palavra colesterol habitualmente tem sentido negativo por ser associada imediatamente à doença e, sempre considerada vilão, verdadeiro inimigo do ser humano. Entretanto, o colesterol é essencial à vida só em excesso, pode prejudicá-la. Sua maior parte é produzida pelo fígado e o restante ingerido através dos alimentos ricos em gordura animal. É imprescindível para a composição estrutural das membranas celulares, e necessária na formação de hormônios.
Há dois tipos de colesterol: O HDL tem a função de limpeza das células. Seu trabalho é retirar a gordura e ajudar o organismo a eliminá-la. Motivo pelo qual é conhecido pelo colesterol bom.
O papel do mal pertence ao LDL, que faz exatamente o contrário, traz a gordura de volta para o sangue. Essa gordura, quando em excesso, forma placas na parede das artérias, chamadas de ateromas.
Se o problema não for resolvido a tempo, a circulação fica prejudicada e, por falta de irrigação em determinados órgãos podendo ocorrer infarto, acidente vascular cerebral (conhecido como derrame), ou gangrena, etc.
O colesterol alto não apresenta sintomas e somente é descoberto por acaso, quando o indivíduo resolve fazer check-up ou quando ocorre uma complicação grave.
Quem tem colesterol elevado precisa tratar-se com médico. Isso é necessário para reduzir o risco de sofrer um problema cardiovascular.
Você sabe o seu risco de ter um problema cardiovascular?
Faça seu check-up.Internet

O tumor da próstata é um dos mais frequentes no homem, representando uma importante causa de morte.


No entanto, o número de mortes por este tipo de cancro está bastante abaixo do número de novos casos diagnosticados, o que significa que esta doença é bastante tratável e/ou que tem uma evolução muito arrastada, muitas vezes acontecendo que o doente com cancro da próstata acaba por falecer de uma outra causa, especialmente se for mais idoso

Sendo uma doença pouco habitual antes dos 50 anos vai, contudo, aumentando significativamente a sua ocorrência com o avançar da idade. Também com a idade o comportamento da doença tem tendência para se modificar, justificando que as terapêuticas indicadas sejam diferentes e adaptadas à circunstância específica.

Há formas de prevenir o cancro da próstata?

Como em todas as doenças oncológicas, existem alguns factores que podem ser considerados como tendo uma acção preventiva.

O estilo de vida e a dieta parecem ter, de algum modo, uma influência preventiva. Uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas A, D, E e selénio, que podem ser encontrados na dieta mediterrânica (pão, cereais, fruta, cenoura, espinafres, melancia, alho e cebola), tomate cozinhado e vinho tinto parecem ter algum papel protector contra o cancro da próstata.

O diagnóstico precoce é, contudo, fundamental, como em todas as doenças oncológicas, pois aumenta as possibilidades de maior sucesso nas terapêuticas.

O rastreio do cancro da próstata é controverso. Algumas organizações recomendam, a realização de toque rectal e o doseamento do PSA (antigénio específico da próstata), a partir dos 50 anos.

Todas as doenças da próstata são malignas? Não.
Os tipos de patologia prostática mais frequentes são:

* Infecção ou prostatite: situação de infecção da glândula, que se manifesta por grande dificuldade em urinar, ardor ou dor à micção, febre e queda do estado geral, por vezes de surgimento súbito que obriga a terapêutica com antibióticos. É, por vezes, o primeiro sinal de doença prostática.
* Hipertrofia benigna da próstata (HBP): uma patologia que surge a partir dos 50 anos. É uma doença benigna que tem como consequências a diminuição do jacto urinário, urinar frequentemente e em pequenas quantidades de dia e de noite, urgência miccional ou mesmo grande dificuldade em começar a micção, podendo mesmo chegar à retenção urinária (impossibilidade de urinar) e levar à algaliação. Trata-se da doença mais frequente da próstata, benigna, que pode requerer tratamento médico ou cirúrgico.
* Cancro da próstata: em fase inicial não tem qualquer sintoma, podendo ser detectado em associação com um quadro de HBP ou porque em análises de rotina foi detectado um aumento de valores de PSA ou alteração do toque rectal que leva à realização de uma biopsia prostática.

Quais são as características principais do cancro da próstata?

A quase totalidade dos casos de cancro da próstata é um carcinoma.

Entre diversas características que se podem encontrar no carcinoma, salienta-se a semelhança que ainda existe, ou não, entre o tumor e a glândula prostática de onde se origina. O grau de semelhança é medido pelo chamado score de Gleason: um Gleason baixo significa que o tumor é mais semelhante à glândula prostática, enquanto um Gleason alto (máximo 10) significa o contrário. A um Gleason baixo corresponde habitualmente um melhor prognóstico. Fonte Internet

PROGRESSO OU CRIME PARA POPULAÇÃO?


Será que a construção da Companhia Siderurgica do Atlantico - CSA, veio trazer um progresso economico para a região, através de empregos ou vem trazendo desgraça para o nosso povo? Esta grande siderurgica ainda nem começõu a funcionar em pleno vapor e já vemos o aumento de doenças provocados pelo pó que sai desta empresa. Inauguraram uma UPA na Região, não é construindo uma Unidade de Pronto Atendimento na reta João XXIII, que iremos solucionar o verdadeiro caos que irá se implantar no fututo como também no trânsito com a poluição sonora e ambiental. Teremos é que ter a garantia desta industria de empregos ténicos e saúde para a população desta região. Para isso condições dos nossos jovens se qualificarem e que a Unidade de Saúde implantada funcione adequadamente. Hoje teremos que avaliar se compensa para o nosso futuro.
Portanto povo de Santa Cruz vamos nos mobilizar para cobrar da Siderurgica e das autoridades os nossos direitos a saúde, educação e qualidade de vida. Não espere por salvadores da patria ou politiqueiros, que só querem hoje o seu voto. Adelson Alípio

País pode integrar pesquisa do acelerador de partículas


O Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) e o Brasil iniciaram oficialmente as negociações para que o País passe a fazer parte da entidade. A meta é a adesão já em 2011. Ontem, a cúpula da maior instituição de pesquisa do mundo teve seu primeiro contato com o grupo de especialistas brasileiros que vai liderar o processo. A adesão deve custar anualmente US$ 10 milhões (cerca de R$ 17,6 milhões) ao País.

O Cern esteve envolvido na criação da internet e atualmente desenvolve o que está sendo considerado o maior experimento de física da humanidade, com o acelerador de partículas LHC. O objetivo da experiência é repetir as condições do universo após sua criação, há 14 milhões de anos.

Ontem, em uma conversa telefônica entre o diretor de Relações Internacionais do Cern, John Ellis, e o chefe do grupo de trabalho criado pelo governo para negociar a adesão, o pesquisador Ronald Cintra Schellard, ficou estabelecido que o Brasil será convidado para uma missão em setembro, em Genebra, para negociar os termos da adesão. O Cern estima que a candidatura brasileira deva ser alvo de uma votação em meados de 2011. Países como Índia e outros emergentes também buscam a adesão.

Cerca de cem brasileiros participam de projetos relacionados com o acelerador, mas de forma externa. São pagos, em sua maioria, por centros de pesquisa das principais universidades do País ou contratados por centros estrangeiros. O Brasil também fornece alguns equipamentos do LHC, como um chip com a capacidade de absorver a irradiação gerada pelos choques de partículas. Cientistas brasileiros ainda poderão acompanhar a coleta de dados realizados a partir dos choques, pois parte dos computadores do Cern estão no Brasil. Internet

O trem brasileiro que flutua


O sistema de levitação magnética não é exatamente uma novidade. Desde a década de 60 em alguns congressos já se discutia a sua utilização prática no sistema de transportes. No entanto, só no final do século passado foi possível colocar em prática os primeiros testes com a tecnologia.

Desde janeiro de 2004, uma linha com trinta quilômetros de extensão localizada na cidade chinesa de Xangai está em operação comercial. O Magelv de Xangai utiliza tecnologia eletromagnética alemã da Transrapid, pois está desenvolvido para atingir 450 km/h. levitando com supercondutores resfriados à temperatura do nitrogênio em estado líquido (-198 ºC) em uma via composta de imãs permanentes.

Nesse ponto o diferencial do projeto brasileiro é significativo. Quem explica é Engenheiro e doutor em Engenharia de Transportes Eduardo Gonçalves David. Ele é um dos inventores e titulares da patente do Maglev Cobra junto ao INPI. “Enquanto o Transrapid consome 1,7 kW/tonelada levitada o Maglev-Cobra não consome energia alguma. Se o criostato (tanque de nitrogênio) fosse um isolante perfeito o Maglev ficaria levitando eternamente”, explica.

Entretanto, como não existe este isolante perfeito, há um consumo de nitrogênio que se evapora. Porém o nitrogênio em estado líquido, um subproduto da produção de oxigênio líquido usado na indústria e em hospitais, é muito barato “Para UFRJ, por exemplo, custa R$ 0,79/litro - menos do que um litro de água mineral”, completa Eduardo.

Segundo ele, a questão chave para decidir quanto à melhor tecnologia depende do tipo de operação que se deseja. “Para alta velocidade a levitação eletromagnética revela-se melhor. Operando a 450 km/h, na eletromagnética o consumo de energia para levitar equivale a 5% do consumo total. Já operando na baixa velocidade o consumo de energia para levitar poderia chegar a 50%, o que se mostra vantajoso para o sistema baseado em supercondutores resfriados à temperatura do nitrogênio em estado líquido”, afirma.

Como funciona a levitação magnética

Diversas variáveis influenciam na composição da levitação magnética e, por isso mesmo, existem diversos maneiras práticas de aplicar este conceito. A versão proposta para o trem brasileiro é a Levitação Magnética Supercondutora.

A lógica do funcionamento é bem simples. Uma placa de cerâmica supercondutora, ao ser resfriada com nitrogênio líquido, produz o efeito de levitação sobre um imã de neodímio - um imã feito a partir de uma composição dos elementos químicos Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B). Internet

o batom


O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como os cintilantes, opacos, hidratantes ou gloss, a fim de atender aos mais diversos gostos.

O hábito de colorir os lábios tem raízes no Egito, pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios em 5000 a.C., potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios.

Mas o que tem nesse cosmético que fascina as mulheres no decorrer de milhares de anos? Além de ser facilmente aplicado e causar impacto, o batom é muito associado ao estímulo da feminilidade, como se fosse colocada em um tubo, acondicionada e codificada em cores.

O lábio rosado sinaliza juventude e capacidade de procriação. Na proporção que as mulheres envelhecem, a tendência dos lábios é ficarem mais finos e perderem um pouco a cor. O batom pode ser compreendido como uma tentativa de se parecer jovem e madura. É considerado o item de maquiagem que nunca sai de moda e mais valoriza a mulher, além de hidratar, proteger e formar uma camada protetora nos lábios contra alergias provocadas por partículas presentes no ar ou nas mãos.

Os batons ultrafixantes são os mais indicados para o dia, pois proporcionam uma textura mais natural. À noite prefira o gloss, com ou sem glíter, para dar um aspecto mais sofisticado, é muito indicado para quem tem lábios finos.

Ao comprar o batom atente para a composição, como, por exemplo, se contém substâncias hidratantes, filtro solar e uma consistência média.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Internet

JORNAL VITRINE - JULHO DE 2010

NOVA DIRETORIA DA FAM-RIO



Estou reeditando a nova Diretoria da FAM-RIO, apesar de já ter publicado na integra o e mail recebido por um membr da Diretoria. Na qual esqueceu de mandar o nome de um dos membros que para nós é um dos mais importantes, pois é da nossa região. Sr. Adão Garcia. Aproveito esta oportunidade para parabenizar os nossos companheiros conselheiros de saúde que fazem parte da diretoria, principalmente o meu amigo Helio Carlos Ferreira e Sr. Adão Garcia.
FAM-RIO FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO MUNICIPIO DO
RIO DE JANEIRO - FUNDADA EM 13/ 12/ 1992 - REGISTRO PESSOA JURÍDICA Nº 217.397
CNPJ: 68.738.251/ 0001-01

3° CONGRESSO MUNICIPAL ORDINARIO DA FAMRIO- GESTÃO : 2010 Á 2013

Cargo Nome Conselho Regional Presidente Márcia Vera Vasconcellos Sul 1º Vice Presidente Nelson Suarez da Mota Campo Grande
2º Vice Presidente José Germano da Silva Santa Cruz
Secretaria Geral Ivanilde Braga Marinho Bangú
1º Secretário Jaime Cerqueira Oliveira Campo Grande
Tesoureiro Geral Sergio Almeida Santos Campo Grande
1º Tesoureiro Helio Carlos Ferreira Santa Cruz
Administração e Capacitação de Recursos Cláudio Cruz Marques Bangú
Planejamento Ludugerio Antonio da Silva Bangú
Imprensa e Divulgação João Ricardo M. Serafim Leopoldina
Saúde Carlos Alberto Alves Suburbana
Habitação e Saneamento Nelson Carlos de Oliveira Leopoldina
Direitos Humanos e Cidadania Wilma Costa Ilha do Governador
Transportes Ângela Maria de Sá Suburbana
Educação Nilton da Silva Auxiliar
Meio Ambiente e Urbanismo Regina S.F.A. Charadia Sul
Formação de Política Comunitária Paulo Cesar de Oliveira Auxiliar
Defesa dos Direitos do Consumidor Aldenora S. Alencar Jacarepaguá
Defesa da Criança e do Adolescente Tainá Tabon Barri m Jacarepaguá
Terceira Idade Alberto A. de Oliveira Jacarepaguá
Defesa dos Direitos da Mulher Ana Maria Tinelli Norte
Esporte e Lazer Adão Garcia Santa Cruz
Cultura e Patrimônio Histórico Márcia Helena Souza Norte
Assuntos de Geração de Trabalho Renato Moura Oliveira Bangú
Política Externa Marcus Vinicius O. Machado Centro

Palavra Pastoral



Liderança e Aconselhamento


Freqüentemente nos deparamos com pessoas sofrendo algum tipo de transtorno emocional ou doenças psicossomáticas, paralelo a esta realidade enfrentamos rejeição por parte de alguns evangélicos para tratar estas pessoas com a ajuda da psicanálise. Sei que o atendimento psicanalítico e o aconselhamento não são tão simples assim, mesmo porque há distinção entre elas, mas vejo que conhecendo um pouco da personalidade humana a luz da Psicanálise, o aconselhamento alcançará resultados surpreendente. Aconselhar não é tão simples assim, cada caso tem que ser analisados nas suas particularidades. Tornasse imprescindível inclusive que todo conselheiro seja um bom exemplo, (resolvido), pois quem tu és fala mais alto do que você diz. Neste pequeno trabalho não tem como esgotar o assunto devido a sua extensão, mas tentarei abordar alguns pontos importantes. No aconselhamento não há um remédio único, o que serve para uma pessoa nem sempre serve para outra. Aconselhar requer habilidade para ouvir sem interromper.
I. Há varias áreas onde o aconselhamento pode ser desenvolvido:
· Aconselhamento pré-matrimonial
· Aconselhamento matrimonial
· Educação infantil
· Aconselhamento pastoral
· Aconselhamento psicológico
· Aconselhamento profissional
a) Definição
Aconselhamento pode ser definido como: Fornecer informações, dar conselho, criticar, elogiar, encorajar, apresentar sugestões e interpretar o significado de comportamentos.


PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Terça Feira - Culto de Ensino às 19:00 - Quarta Feira - Seminário Teológico - 19:00 - QuintaFeira - Consagração Ás 09:00 hs. e Culto da Vitória às 19:00 hs. Aos Sábados Seminário Teológico às 09:00 - Domingo- EbD Ás 09:00 hs. Culto de Louvor e Adoração a Deus às 19:00

Informações:
Av Cesário de Melo, 11615 - ou pelo tel- 21 2406-3135

AINDA TEMOS SALVAÇÃO!


Pela primeira vez houve um pronunciamento assinado pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – Dr. Hans, para manifesta-se contra um relato feito por mim a respeito da Audiência Pública no Ministério Publico. Graças a essa do Dr. Hans, que é também Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, recebi dezenas de cópias de emails enviados ao Secretário de Saúde apoiando o meu posicionamento. Agradeço a todos mais infelizmente só posso publicar um deles:
Prezado Dr. Hans:
Recebi o seu e-mail de 30/6/2010. Pela primeira vez, “ipsis literis”, se apresenta como Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Coisa rara, pois nunca vi V.Sa., nas Reuniões do Conselho Municipal de Saúde, onde faço parte da Comissão Executiva, a não ser para pronunciamentos, esporádicos, ex-cátedra. Mas, justiça seja feita, se fazendo representar nas nossas reuniões, pela Dra. Ana Schneider, que além de seus conhecimentos técnicos e simpatia, a bem da verdade, com todo respeito, aos meus olhos, fotografa melhor que V.Sa. Felizmente.
Mas, Presidente, permita-me algumas observações na essência do seu substancioso e-mail, antecipadamente, agradecendo a função desempenhada de *”paizão”*, defendendo-nos de um suposto comentário, pouco ortodoxo, de um companheiro, sobre o encontro dos Presidentes de Conselho, com o Ministério Público.
Nesse comentário, de que houve inverdades ditas por Conselheiro, nesse caso, posso estar enquadrado, porque fui desmentido por um Conselheiro, que estava na Mesa, que não era verdade quando afirmara que nos meus dois períodos na Presidência do Conselho Distrital de Saúde da AP-2.1, nunca tivera sala adequada, secretária, telefone, etc, etc. Justamente, dito por quem me ofereceu seu escritório particular, em Copacabana, ao me ver naquela situação aflitiva, que não pude aceitar, por razões diversas. Trata-se de uma pessoa correta e meu amigo, que só posso creditar essa falha de memória, pela emoção de estar debatendo, sobre saúde, num lugar tão especial, como é o auditório do Ministério Público.
Por lei, somos integrantes de um Conselho, onde profissionais e usuários ingressam pelo voto direto dos pares da área onde atuam, e, ainda se submetem a outro escrutínio, disputando o voto dos pares de todas as áreas que compõem o Conselho, enquanto V.Sa. entra, com todas as benesses do cargo, pela porta privilegiada da vontade do Prefeito da Cidade. Pela sua formação acadêmica de gestor, não aceita, que, por lei, somos colegas de um Colegiado, com prerrogativas até maiores, porque votamos sempre, enquanto V.Sa o faria, eventualmente, para desempatar, se lá comparecesse.
Outra observação pertinente, é quando dá a entender que fez o favor de receber, em seu gabinete, o colega Conselheiro Distrital, Adelson Alípio, uma liderança do nosso Movimento, quando, na qualidade de verdadeiro democrata, que se diz ser, o seu gabinete deveria estar permanentemente aberto a todos os seus colegas do Colegiado. Mas, também, não aprovamos a sua perspectiva de Senhor Feudal, que tudo pode, com poderes divinos de condenar e/ou absolver os seus súditos. Nós, do Controle Social temos consciência que fazemos a nossa parte, *sem remuneração*, como uma família voltada ao bem público, diferente de V.Sa., que, pode ter os mesmos princípios, mas diferencia, por ser *bem remunerado*.
V.Sa., eu e outros companheiros, temos formação universitária. Entretanto, os Usuários, modestamente entre os quais me incluo, muito nos orgulhamos de uma maioria, colegas nossos, diplomados pela “Universidade sem Muro”, que tanto nos encantava a sua divulgação, pelo saudoso educador Gilson Amado, cujos diplomas provinham do aguçado ouvido capaz de ouvir o clamor da vóz rouca do povo humilde da rua, e, onde os gestores, diplomados nas Universidades convencionais, deveriam estagiar, antes de ocupar cargos públicos. Certamente entenderiam que somos marinheiros de um barco, que se desloca do seu rumo, ao navegar no mar revolto de uma saúde, administrada com muitos equívocos.

Atenciosamente,


Milton Lima
Conselheiro da Comissão Executiva do
Conselho Municipal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO FARMACÊUTICO



Fiquei honrado em participar no dia 10 de junho de 2010 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro da Audiência Pública sobre “A Função do Farmacêutico na Sociedade”, convidado pelo meu amigo Francisco Cláudio – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio de Janeiro e Membro da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro, ele foi o grande mentor do evento, sendo apoiado pelo Vereador Carlos Eduardo – Presidente da Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social. A Audiência foi prestigiada também pelo Sr. Davi Salvador – Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Sra. Marli Alves Marinho e Dr. Alexandre Romano – Membros da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro , vários sindicalistas e membros do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Parabenizo o amigo Francisco Cláudio e o Vereador Carlos Eduardo por terem conseguido realizar um evento de alto nível de discussão e com grande interesse dos profissionais e dos usuários. Adelson Alípio

CONDIÇÕES TÉNICAS NAS UNIDADES DE SAÚDE


Foi realizado dia 11 de junho de 2010, uma reunião entre os membros do seguimento de Usuários e Profissionais de Saúde da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro com o objetivo de solicitar informações dos responsáveis técnicos perante aquele órgão nas unidades de saúde do nosso município e sua legalidade, conforme a legislação em vigor.Presente a este encontro, Dr. Alexandre Romano, Farmacêutico Francisco Cláudio – representando os Profissionais. Jorge Mateus, Milton Lima e Marli Marinho – representando os Usuários e Dr. Pablo do Cremerj. Mediante pedido da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, ficou estabelecido que o CREMERJ irá realizar um levantamento de dados em todas as unidades de saúde do Rio de Janeiro e encaminhará aos representantes do Controle Social da Saúde do Rio de Janeiro para que tenham esses dados elaborando possíveis questionamentos as devidas autoridades.

Relato de um conselheiro de saúde do RJ


Estou envergonhado com o que estão fazendo com o Controle Social na Ap 3.3. A covardia, falta de respeito, ilegalidade se instalou na gestão de nossa área, somos conselheiros que oferecemos nosso tempo de graça para a Prefeitura do RJ, (serviço de relevância pública), e por isso não somos respeitados. Conselho de Saúde tem que existir por determinação da lei do SUS. A cerca de aproximadamente sessenta dias 18 de maio, fomos comunicados extra oficialmente que o posto de saúde Alice de Toledo Tibiriçá em Irajá onde funcionava a sala do Conselho de saúde seria totalmente desativado e os bens tanto mobiliário como pessoal estariam sendo aglutinados no Hospital Francisco da Silva Teles que fica ao lado. Pasmem? Nem a diretora do hospital sabia. Ordem dos dirigentes da OS (organização social), o Coordenador pediu desculpas pela falha de comunicação? Os mobiliários documentos e toda a vida administrativa do Conselho, pasmem! Estão guardados no almoxarifado do hospital. A proposta do Coordenador de Área seria de estar retornando com o conselho após as obras prontas isso em 40 dias; que ficou desmentido pela engenharia da Os, pois não constava sala alguma para o Conselho na planta; mais uma vez desculpas do Coordenador e estaria oferecendo uma sala no então possível apropriação do Iaserj Madureira após as obras que nas duas situações encontrassem paradas, ou por falta de verbas, planejamento e outra por todos sabem, irregularidade dos diretores das OSs que até presos foram, esses são os parceiros da nossa Prefeitura? Na ultima reunião foi nos oferecido uma sala no nosso mais ou menos hospital público Ronaldo Gazola (Acari), que felicidade! Pasmem? No subsolo do centro de cidadania localizado a frente do hospital, quero lembrar que o conselho é de todos os cidadãos e que relato de alguns lideres comunitários que compõem ou participam do conselho tem dificuldades de circulação naquela área, e isso não é particularidade da nossa AP 3.3; É assim em todo Rio de Janeiro; Sendo assim não podemos estar em local de possível exclusão de usuários do controle social. Por isso optamos sempre por local de grande circulação único a todos. Em reunião acontecida entre a Coordenação da AP 3.3, Conselho de saúde, e Subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência Drº João Luiz Ferreira Costa, foi garantido uma sala no Francisco da Silva Teles, que é destinada ao próprio. Pasmem? Não foi garantido ainda porque a Diretora da unidade não estava na reunião? Na hora da OS adentrar ao hospital a diretora também não sabia! E mais grave nem Dr João que responde pela Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência? Tudo é empecilho para o Conselho com raras exceções. Nós ainda queremos acreditar que esta secretaria de Saúde e Defesa dos CIVIS (cidadãos) não seja conhecedora de 1/3 das coisas que estou relatando agora. Hospital Francisco da Silva Teles sem médicos, emergência da Policlínica Augusto Amaral Peixoto que não funciona segunda, quinta, sexta, sábado e domingo por falta de médicos, e agora também deverá ser dividida pela OS. Onde foi discutido isso com o Conselho? Unidades sem medicamentos, aparelhos sucateados e quebrados, falta realmente um compromisso de ordem pública para o público; Se não bastasse a sala o Cerest 3 (Centro regional de saúde do trabalhador na área da AP 3.3 noticiado em primeira pagina do DOM-RJ em Dezembro, foi despejada de sua sala sem que houvesse outro espaço prometido pelo Coordenador em reunião com membros e Coordenadora de Saúde do Trabalhador do RJ, documentos de usuários de AIPC( Acidente instrumento pérfuro cortante) estão junto com os mobiliários amontoados em um cantinho da sala administração do CMS, Clementino Fraga e o serviço desativado obvio! Os conselheiros estão desamparados, humilhados, envergonhados e desrespeitados estamos de mãos atadas, mas graças a DEUS de língua, olhos, ouvidos e pernas livres. É isso que faz toda a diferença. O Coordenador de saúde da área AP 3.3 não mede esforços para tentar alocar o Conselho com a infra-estrutura básica necessária para o trabalho do CODS, mais todas sem êxito até o momento. No dia 01 de julho assumimos a proposta do Coordenador que nos ofereceu espaço físico na sua sala e mesa para os expedientes administrativos que o CODS necessitasse. Conselheiros de saúde despacharam da própria sala da CAP 3.3
Solicitamos providencias até a próxima reunião ordinária do CODS 3.3 mês de julho 2010.
Tenho certeza que unidos somos fortes e saberemos nos unir em prol de um bem comum.
Votos de melhores dias, pois depois da tempestade vem a bonança.
Paulo Murilo de Paiva - Conselheiro Distrital de Saúde da AP 3.3

ATENÇÃO! MUITA GENTE TEM QUE ENGOLIR


Não adianta, os atos de tentativa de intimidação e pressão de alguns indivíduos, vou continuar publicando o meu pensamento a respeito da saúde disponibilizada em nossa cidade, enquanto a nossa Constituição Federal garantir o livre pensamento de opinião. Quem estiver incomodado poderá legalmente impetrar ações na justiça e não utilizar-se de covardia por meio ilegal para acobertar interesses diversos.

Adelson Alípio


Exercitando o direito
a cidadania Contatos:Tel 7845-8745 Email: adelsonalipiosaude@ibest.com.br

RECURSOS DO RIO FICAM EM SÃO PAULO

Por pura falta de interesse e competência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro os impostos que deveriam ser recolhidos pelo tesouro de nossa cidade estão sendo recolhidos pela Cidade de São Paulo, assim como a venda de diversos produtos que poderiam estar sendo vendidos por empresas cariocas, estão sendo vendidos pelas empresas paulistas ao nosso município, contribuindo com o desenvolvimento de São Paulo. Este fato é comprovado através da contratação das Organizações Sociais IABAS e SPDM, que emitem as suas Notas Fiscais de Serviço no Estado de São Paulo e realizam suas compras nos estabelecimentos paulistas para abastecer as unidades de saúde do Rio de Janeiro. Pergunta: Será que no Rio de Janeiro não existem empresas com competência em disputar concorrência para vender produtos básicos como: papel higiênico, papel toalha, etc ? Creio que o motivo principal da emissão dessas Notas Fiscais paulistas é exatamente que aqui no Rio de Janeiro só existem possivelmente instituições de fachada, principalmente as Organizações Sociais paulistas, não existe aqui no Rio, Departamento de Compras, Diretoria,Tesouraria, Departamento de Recursos Humanos etc.

CARNAVAL TAMBÉM É SAÚDE


O nosso amigo conselheiro de saúde Paulo José Batista, conhecido como “Paulo Manguariba”, Presidente do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Mocidade Unida de Manguariba, estará apresentando no Carnaval de 2011 o enredo “Na era do aquecimento Global”. Manguariba faz um alerta mundial que estará sendo coordenado pelo carnavalesco Cláudio Fontes.Paulo Manguariba, convida todos os sambistas e interessados num evento saudável e alegre para participar deste Grande Carnaval na quadra de ensaio do bloco que fica na Rua 18 nº. 10 no Conjunto Manguariba, no final da Estrada de Manguariba.
Paulo muita saúde e sucesso no Carnaval de 2011!

ALERTA DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

“Um grupo de Conselheiros Municipais, participou no ultimo dia 30 de Junho, de um curso de capacitação de Conselheiros de Saúde no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em parceria com a Controladoria Geral da União, onde diversos temas foram apresentados e debatidos pelos presentes. Um tema, como não poderia deixar de ser abordado. Foi o da SAÚDE. Os questionamentos apresentados aos palestrantes, serviram para que o debate, chamasse a si os conselheiros, pela responsabilidade, da forma com que devem proceder, e uma diferença latente existente entre os procedimentos que vêm sendo adotados pela SMSDC, e o que tem sido pleiteado nas reuniões do Conselho Municipal, principalmente quando o assunto vem tratar de Organizações Sociais. A clara falta de transparência vem a tona. A transformação de unidades básicas já existentes em Programa da Família, contraria a lei, onde novas unidades é que poderiam ser OSs e isto é reconhecido até por membros gestores conselheiros de saúde, com unidades antigas sendo levadas a esta transformação, num claro desrespeito ao Controle Social, com desculpas diversas, sempre negando a verdade. Dinheiro público, meu, seu, nosso sendo entregue a pessoas que não respeitam minimamente o trabalhador e conseqüentemente suas famílias. O Controle Social deve e tem que procurar seus direitos. A fala é de parceria e se temos direitos, vamos buscar e lutar pelos mesmos. Vamos a Controladoria, ao Tribunal de Contas e onde for possível por nossos direitos. Vamos buscar quem é parceiro”. Citamos alguns deles Vereador Paulo Pinheiro, Vereador Reimont,Vereadora Andrea Gouveia, Deputado Estadual Paulo Ramos, Deputado Federal Carlos Santana, Rejane Almeida do Coren, Pablo do CREMERJ, Márcia Vera Presidenta da FAMRIO e diversos sindicatos.

PAINEL DA ENGANAÇÃO NO PEDRO II


O Tribunal Regional Eleitoral obrigou a direção do Hospital Estadual Pedro II a retirar a imensa propaganda que vinha sendo feita na edificação daquela unidade de saúde. Supostamente aquela Unidade seria para atender os casos de urgência e emergência, mais na verdade não vem cumprindo o seu papel já que falta de tudo para que os profissionais atendam adequadamente o usuário é percebido diariamente. Espero que no momento certo o povo, retribua todo carinho, atenção que vem recebendo dos responsáveis pela assistência na área da saúde.

06 junho 2010

1ª Reunião dos Grupos de Trabalho da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas(Enfrente as Drogas)


No último dia 21, acorreu a 1ª Reunião dos Grupos de Trabalho da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas(Enfrente as Drogas) no auditório da Faculdade Machado de Assis - FAMA em Santa Cruz. A reunião é continuidade dos trabalhos planejados para o ano de 2010, agora sob a Coordenação dos Trabalhos pelo Conselho Tutelar-10(Paciência, Santa Cruz e Sepetiba) e contou com dezenas de participantes: Lideranças Comunitárias, Representantes de vários órgão públicos e de Cidadão comuns, todos preocupados com as tragédias que o “uso de drogas” traz para as famílias. Na abertura dos trabalhos, destacamos a presença do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz - Dr. Alberto Chaves que disponibilizou-se para auxiliar nos trabalhos do “Enfrente”. Na ocasião, foram elaborados o “Plano de Ação” de cada uma dos 05 “Grupos de Trabalho” e ainda a aprovação do Regimento Interno, com poucos destaques dos participantes e que muito colaboraram com as atividades do dia. Ainda, agradecemos a equipe da Coordenadoria de Assistência Social/10ª CAS, que preparou um café da manhã para todos. Se você leitor, estiver interessado em abrilhantar ainda mais este movimento popular, poderá participar de um dos grupos de trabalho: Acompanhamento da Criação da Rede de Combate ao Uso Abusivo-Coordenador Orlando Gomes Maciel. Acompanhamento de Campanhas, Programas e Projetos de Orientação à Crianças e Adolescentes - Coordenadora Irineia (CT-10). Mapeamento das Ações de Enfrentamento -Coordenadora Simone (10ª CAS), Organização de Palestras e Encontros -Coordenadora Luciara (10ª CRE) e Divulgação das Ações locais, Regionais e Municipais - Coordenador Paulo Mendonça (CCS-AISP 27). Contactando ainda o Coordenador Geral Conselheiro Tutelar – Marcelo Machado Esteves. Você poderá contactar a rede clicando no: www.twitter.com/ENFRENTE Orkut: ENFRENTE às Drogas, por email: enfrenteasdrogas@gmail.com ou em nossa página: www.enfrente.wordpress.com onde poderá acompanhar as ações, eventos, plano de ação dos grupos de trabalho e relatórios das atividades, postar sugestões, fazer elogios e críticas, também poderá saber informações de como participar do “II Encontro do ENFRENTE” no mês de Julho/2010 na Cidade das Crianças Leonel Brizola em Santa Cruz. 

GRANDE MANOBRA EMPRESARIAL OU SIMPLES MALANDRAGEM?


Perguntamos: Como podem existir várias instituições aparentemente idôneas, com alta capacidade técnica e que também possivelmente fazem parte de outra entidade maior e com muito mais prestigio e credibilidade acadêmica, esta mesma instituição pode estar respondendo a tantos processos no Poder Judiciário, chegando até a seus dirigentes serem presos? Algumas pessoas que se envolvem no meio acadêmico, fingem que estão interessadas no desenvolvimento humano e passam a organizar instituições atreladas aquelas de notório saber acadêmico com intuito claro de ganhar muito dinheiro publico, fazendo projetinhos, que não levam a lugar nenhum, para beneficiar esse grupinho. Essas pessoas nada mais são do que simples empresários disfarçados de membro da Academia Cientifica. Sendo assim o modelo de gestão do serviço publico de saúde, feito pelas Organizações Sociais veio de uma forma segura de desviarem os recursos do SUS, em alguns municípios, conforme o Ministério Publico Federal e a Policia Federal vem comprovando. Parece que várias quadrilhas descobriram uma forma de ganhar muito dinheiro do SUS, através dos contratos formalizados com essas organizações aparentemente idôneas, cito exemplo abaixo;

Atualizado em 12/05/2010 às 01:07:09

CIAP é suspeito de desviar R$ 300 milhões em cinco anos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (11), em Londrina, a Operação Parceria, visando desarticular esquema criminoso de desvio de recursos públicos por meio de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A operação ocorre em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Receita Federal e o Ministério Público Federal.O Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP) é suspeito de desviar R$ 300 milhões nos últimos cinco anos em favor de pessoas e empresas do grupo que orbitam em torno de centenas de projetos de parceria firmados entre a OSCIP e entes públicos. Somente em Londrina, conforme a Controladoria Geral da União (CGU) que a auditou, de um total aproximado de R$ 34 milhões recebidos pela OSCIP, mais de R$ 10 milhões em alegadas despesas não restaram comprovadas.Os indícios já reunidos indicam a existência de um esquema criminoso hierarquicamente estruturado, voltado ao desvio e apropriação de dinheiro público. Pela especialização da matéria - lavagem de dinheiro - as investigações foram conduzidas perante o juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária que são cumpridos em empresas e residências no Paraná, São Paulo, Goiás, Maranhão e Pará. A execução das ordens judiciais nestes Estados envolve o efetivo de 160 policiais federais, 35 servidores da CGU e 40 servidores da Receita Federal, além de agentes do Departamento Penitenciário Federal.

É exatamente o papel do Controle Social da Saúde, acompanhar e fiscalizar os Recursos do SUS para prevenir esses desvios, através dos Conselhos de Saúde.
Adelson Alípio

INAUGURAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE SAÚDE


Atenção: Ministério Publico Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União!
Daremos inicio as inaugurações de várias unidades de saúde em nossa região, chamadas Clinica de Saúde da Família, clínicas estas onde o governo quer justificar a verba concedida pelo Governo Federal a nossa saúde, através dessas obras feitas as pressas, para tentar melhorar a Atenção Básica em nossa região. Estas edificações não significarão melhoraria no atendimento já que temos hoje todos os postos de saúde necessitando de reformas, faltando profissionais, principalmente médicos, também medicamentos e insumos para atender adequadamente a população.
Estas novas Unidades serão entregues de mão beijada para a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM. É esta Organização Social que responde a inúmeros processos na Justiça de São Paulo, inclusive por Improbidade Administrativa dos Recursos do SUS.
Estas inaugurações serão apenas palanque para os nossos politiqueiros e também uma forma de desperdiçar os recursos públicos.
Convido a todos que participem destas inaugurações e gravem os discursos das autoridades e enviem para o e-mail: adelsonalipiosaude@ibest.com.br. Os mesmos serão enviados as autoridades comprovando o uso dos recursos públicos em beneficio eleitoral.

AUDIÊNCIA PÚBLICA


Aconteceu dia 15 de maio de 2010 a 1ª Audiência Pública Comunitária de Nova Sepetiba, idealizada pelo Centro Comunitário de Nova Sepetiba, presidida por Anderson de Jesus Farias, sendo apoiado pela Associação de Moradores de Nova Sepetiba que tem como presidente Marcelo Ribeiro. Esta Audiência teve como objetivo o chamamento das autoridades para as necessidades da área, como: transporte, educação, saúde, lazer e trabalho

PREFEITURA COLOCA CABRESTO

Você conhece em algum lugar uma Prefeitura que para dominar as ações do Controle Social da Saúde, faz os seguintes acordos, parcerias e propostas? Procuram contratar, através das Organizações Sociais os membros Conselheiros de Saúde do seguimento de usuários e seus parentes para trabalharem nas unidades de saúde. A principio, parece até normal, que privilegie os integrantes dos Conselhos, contudo o requisito principal para a contratação é ser aliado do Governo e não fiscalizar, isto é brincar de conselheiro e fazer o tempo passar. Você já viu alguma contratação de alguém que não concorde com a política adotada pela Prefeitura, mesmo que esteja necessitando trabalhar ou possuindo capacidade técnica comprovada? Coincidentemente os Conselheiros do seguimento de profissionais que ficam aliados com a política adotada por estas Prefeituras, têm grandes oportunidades de fazerem cursos, seminários, participarem de palestras e conseguem muita flexibilidade de horário. É difícil saber a qual seguimento ele pertence por defender tanto as dificuldades dos gestores.Para reforçarem esse verdadeiro cabresto imposto por essas Prefeituras; eles fazem um acordo com um vereador da oposição, colocam ele como defensor da saúde para que sirva de ponte com o Controle Social, principalmente entre aqueles mais radicais e quando complica a situação para o lado da Prefeitura esse parlamentar aparece e diz: “Meus amigos neste momento a Prefeitura tem toda razão, isto é culpa da gestão anterior.” Normalmente este vereador sabe que não poderá deixar o Controle Social ir muito longe já que tem que manter também os seus apadrinhados na Prefeitura, sejam pessoas físicas, empresas ou instituições suas protegidas.Difícil é descobrir quem são os dominados por essas Prefeituras, caso conheça alguém que se encontra no bojo deste cabresto em alguma Prefeitura, favor escreva para e-mail: adelsonalipiosaude@ibest.com.br

PROFISSIONAIS SEM SALÁRIO


Os profissionais de saúde que foram contratados pela Organização Social Fiotec – Fundação Para O Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico em Saúde, estão a três meses sem salário, esta é uma situação insustentável principalmente para os Diretores das unidades. Os mesmos estão tendo que fazer promessas aos trabalhadores, para poderem continuar prestando serviço. Promessas estas que não são cumpridas pela Prefeitura.
Quem vem sendo penalizado por essa situação é exatamente o usuário, já que temos redução significativa de serviço. Muitas unidades chegam até a fechar em alguns períodos por falta de profissionais.
Pergunto: Quem vem sendo beneficiado por esse contrato?
Já que a população está ficando sem assistência.

FILANTRÓPICA FECHADA PELA PREFEITURA E ESTADO


Eduardo Paes & Sergio Cabral
Casa de Saúde Croácia
Adelson De: casa de saude republica croacia
Data: 28 de maio de 2010 14:52
Assunto: recomendação de interdição
Para: martinesmsdc@gmail.com, cods.5III@hotmail.com, comsaude@rio.rj.gov.br, sergio.cortes@saude.rj.gov.br, adelsonalipiosaude@ibest.com.br
Casa de Saúde República Croácia, situada à rua jose fernandes nº 1011 - Sepetiba - Rj, vem por meio desta, expor nossa preocupação relativo a comunicado não oficial, de que há uma recomendação da Vigilancia Sanitaria do Estado do Rio de Janeiro, através do Sr. Secretário de Saude do Estado do Rio de Janeiro,´para a Secretaria de Saúde do Municipio do Rio de Janeiro, afim de visitar a Casa de Saúde e seus pacientes e suspender qualquer outra internação, pois a Vigilancia Sanitária, estaria interditando a Casa de Saúde. Tal not´cia, já está cusando mal estar entre os próprios funcionários, bem como aos usuários da instituição. È bem verdade que a Vigilancia Sanitaria está nos exigindo vários itens e reparos, que, estamos tentando executar. Só ainda não conseguimos fazer cumprir mais exigências, pois o momento financeiro da instituição é muito ruim, ocasionado por valores pagos a menor, tres meses sem receber da Prefeitura, e, emprestrimos bancários que estamos tentando saldar, fora o problema com funcionários e fornecedores. O montante de pagamentos reduzidos, chegam ao valor aproximado de R$ 500.000,00(Quinhentos mil reais), o que nos impossibilita de resolver pelo menos em boa parte, todos os problemas acima citados.Temos a informar que estamos na eminência de conseguir junto ao Banco Fibra S/A valor de emprestimo ligado ao SUS que resolveria em grande parte, os problemas acima citados e nos daria condições de estabelecer cronograma de obras e cumprimento de exigências estabelecidas pela Vigilancia Sanitária, afim de nos adequar a qualidade de serviço e estrutura estabelecido por este conceituado orgão.

Ficamos na esperança de que a informação não seja correta em sua totalidade e que possamos continuar trabalhando para atender essas 12000 pessoas aproximadamente mes em SPA e Ortopedia e em torno de 120 pacientes internados mes, pois somos a única instituição que atende 24 horas nesta região que é tão carente.

Atenciosamente
A Direção

Responder a todos Encaminhar data 28 de maio de 2010 15:28 assunto Fwd: recomendação de interdição enviado poribest.com.br ocultar detalhes 28 mai (6 dias atrás)
Senhor Prefeito
Eduardo Paes
Solicito pronunciamento de V.Exª para a mensagem recebida abaixo, devido ser favorável ao cumprimento na integra das exigências do SUS, principalmente da Vigilância Sanitária, contudo devemos ter um planejamento adequado para as nossas ações em beneficio de nossa população. Essa região na qual se encontra esta instituição que tem contratualização com a Prefeitura é responsável por atender a uma população extremamente carente e não existe outra unidade de saúde que atenda 24 horas naquela região. Repito sou favorável que o poder publico assuma suas atribuições, sem deixar o povo desassistido.
AdelsonDe: casa de saude republica croacia
Data: 28 de maio de 2010 14:52
Até a presente data (dia 08 de junho de 2010) não recebi nenhum pronunciamento das autoridades competentes, sendo assim creio que o Governo Estadual ou a Prefeitura, tomou todas as providências para não deixar a nossa população desassistida, criando uma nova unidade de saúde na área para atender cerca de 12.000 usuários mês com Serviço de Pronto Atendimento funcionando 24 horas e que absorva toda a demanda, assim como diversas especialidades. Caso seja isto as autoridades estão de parabéns. Caso contrário estão cometendo um crime contra a saúde publica. Espero que as autoridades competentes estejam tomando as devidas providências.
Vejam apenas uma reportagem do Jornal Extra expondo apenas um dos serviço desta instituição conveniada ao Sistema Único de Saúde:

22 maio 2010

A BRIGA DE BRASILEIROS E URUGUAIOS EM 1959

No sul-americano de 1959, disputado em Buenos Ayres, o Brasil era campeão mundial e apontado como o dono do melhor futebol do mundo, os jogadores não resistiram as provocações dos uruguaios e, no estádio Monumental de Nunez, revidaram violentamente as agressões, ultrapassando em muito qualquer expectativa.
Na partida contra o Uruguai, que teve dois conflitos generalizados, a seleção brasileira ainda teve o gosto especial de vencer por 3x1, três gols de Paulinho Valentin, depois de perder o primeiro tempo por 1x0. O Brasil não foi campeão porque, na decisão empatou com a Argentina em 1x1, resultado que deu o titulo aos donos da casa. Em compensação, nunca mais os uruguaios botaram banca contra os brasileiros.
Naquela noite o Brasil precisava vencer de qualquer maneira. Feola colocou em campo Castilho. Djalma Santos. Belini. Orlando e Coronel. Formiga e Didi. Garrincha. Almir. Pelé e Chinezinho. Os uruguaios jogavam com Leivas. Silveira e William Martinez. Davoine. Gonçalves e Mejia. Borges. De Marco. Douksas. Sasia e Escalada. O jogo começou difícil, com jogadas ríspidas de lado a lado e com ataques esporádicos. Por volta dos trinta minutos, uma bola é lançada na área uruguaia. Almir saltou com Leivas e William Martinez e, na queda, pisou o estômago do goleiro uruguaio. Pelé correu e abriu os braços para mostrar ao juiz que nada havia acontecido, não tirando o olho do que fazia Almir, jogador de gênio explosivo.
Aí começou o tumulto: por trás, inesperadamente, Gonçalves e Davoine chutaram Pelé, que revidou. Neste momento, William Martinez partiu em direção a Pelé, mas foi derrubado por Mário Américo. Caído no chão, atracado com o massagista brasileiro, Martinez foi chutado por Pelé e Coronel. Com o conflito generalizado, Gonçalves saiu a caça de Chinezinho. No meio do caminho, porém, teve a má sorte de enfrentar Paulinho Valentin que saíra do banco de reservas. Paulinho deu um soco violentíssimo que derrubou Gonçalves. Belini teve o ombro deslocado. Castilho um corte no supercílio e Orlando perdeu dois dentes.

Quando a policia argentina conseguiu separar os brigões, o juiz chileno Carlos Robles expulsou Almir e Orlando do Brasil, Davoine e Gonçalves do Uruguai. Com nove jogadores de cada lado, o jogo ficou mais difícil. Mas. aos 36 minutos, Escalado abriu a contagem para os uruguaios. No segundo tempo, Vicente Feola resolveu arriscar. No lugar de Castilho que ainda estava tonto, colocou Gilmar. Trocou Coronel por Paulinho Valentin com a função de jogar na área, e tirou Garrincha colocando Dorval. O resultado foi fulminante. Paulinho empatou aos 17, fez o segundo aos 37 e ainda marcou o terceiro aos 44 minutos dando a vitória ao Brasil no peito e na raça.
Assim que Carlos Robles apitou o final do jogo, um grupo de jogadores uruguaios cercou Belini no centro do campo. Sasia estendeu a mão para Belini, prometendo cumprimenta-lo. O capitão do Brasil deu a mão direita e Sasia com a mão esquerda acertou-lhe um tremendo soco no rosto. Mas não teve jeito de fugir, surgindo, não se sabe de onde, Didi apareceu voando e caiu de pés juntos em cima do uruguaio. E começou tudo de novo. Mais socos, pontapés e dentes quebrados. Com a nova intervenção da policia, finalmente, brasileiros e uruguaios se separaram e foram para os vestiários. Assim, terminou aquilo que foi chamada “A Batalha do Rio da Prata”. Fonte Internet

TOLERÂNCIA ZERO

1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam: - Você tá dormindo?- Não, tô treinando pra morrer!
2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: - Ta com defeito?- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.
3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nessa chuva?- Não, vou sair na próxima.
4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta: - Acordou?- Não.
Sou sonâmbulo!
5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está?- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!
6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA) - Você tomou banho?- Não, mergulhei no vaso sanitário!
7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: - Vai subir?- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.
8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz: - Flores?- Não! São cenouras.
9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta: (ÒTIMA)- Tem gente?- Não! É o fantasma que está falando!
10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar:- Em dinheiro? ?- Não, me dá tudo em clipes! Fonte: Internet

1º ENCONTRO DOS ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM


A pedido de vários profissionais de saúde da nossa região o Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, realizou dia 26 de abril de 2010 o 1º Encontro de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Zona Oeste, estiveram presentes a ex. Presidente do COREN-RJ – Rejane Almeida, a Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro Marta Souza de Freitas dos Santos e o Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro Roberto Pereira.
Foi um encontro muito proveitoso tendo em vista o objetivo do evento que foi transmitir as normas, lutas e avanços da categoria. Avaliamos que foi apenas o primeiro passo que a categoria deu para a valorização e respeito aos seus trabalhadores, já que hoje temos uma desvalorização enorme por parte das autoridades, mesmo sabendo que a saúde não funciona sem esses profissionais. Pergunto: Você já viu algum programa de saúde funcionar sem os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Algum momento você já entrou num Posto de Saúde ou Hospital e não tinha os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Creio que o primeiro a lutar pela valorização da classe é a própria categoria não existe vitória sem sacrifício! Culpar os outros pelo seu próprio fracasso é fácil, trabalhar para que não exista exploração, humilhação e redução salarial é que é muito difícil.

HOSPITAL DO FUNDÃO


Afinal, é ou não uma unidade pública?

Estive acompanhando um paciente no Hospital do Fundão e fiquei com várias duvidas, entre elas afinal o hospital é ou não publico? Até então pensei que seria um hospital publico, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro e que teria convenio com o Sistema Único de Saúde para atender a população e servir de laboratório acadêmico aos alunos.
Mediante perceber que existe um setor chamado de 9D destinado a convênio privado e a particulares na mesma instalação do Hospital, onde existem condições privilegiadas para esses pacientes, verificando uma procura enorme, já que todos avaliam como um local que existe profissionais altamente qualificados e com larga experiência, creio que em sua maioria composta por servidores publico.
Espero que alguém explique afinal o que acontece neste Hospital publico para usarem a instalação e equipamentos públicos, construída com os nossos impostos para servir a interesses privados.Afinal, é ou não uma unidade publica?

NOVA REPRESENTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL NO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE


O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro elegeu dia 13 de abril a nova representação
no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é a conselheira Maria das Graça Silva Ferraz.
Desejo a ela sucesso e compreensão em sua jornada perante os companheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

AUDIÊNCIA PUBLICA NA CÂMARA


Parabenizo os Vereadores, Dr. Paulo Pinheiro e o Dr. Carlos Eduardo pelo empenho em conseguir a realização da Audiência Publica na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro no dia 19 de abril de 2010, cujo o objetivo foi debater a atual política de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.
Neste dia foram discutidos temas relacionados às Organizações Sociais, suas discrepâncias salariais, falta de recursos humanos e garantias trabalhistas no Programa de Saúde da Família e em todas as unidades básicas.
Quem presidiu os trabalhos foi do vereador Carlos Eduardo, que teve uma atuação brilhante insistindo nos esclarecimentos dos fatos, dando a oportunidade para todos apresentarem suas defesas e opiniões, houve até uma pessoa que foi muito criticada e questionada durante toda a audiência, mais quando perguntada se gostaria de responder os questionamentos, não aceitou apresentar suas defesas. Refiro-me ao representante da Organização Social IABAS – Dr. Eduardo Cruz, o mesmo ainda foi acusado de inúmeros procedimentos ilegais perante os seus contratados.
Neste evento presenciamos inúmeros questionamentos. O Vereador Paulo Pinheiro, como sempre embasado em dados técnicos fez as suas perguntas e não conseguimos obter respostas esclarecedoras por parte da equipe da Secretaria Municipal de saúde e Defesa Civil, estava presente além do Secretário Dr. Hans Fernando Dohman, Dr. Daniel Soranz e o Procurador Jurídico, a plenária estava praticamente toda ocupada por pessoas que ocupam cargos de confiança da Secretaria, que foram convocada pelo titular, creio que seria para contribuir em algumas duvidas apresentadas e isto não aconteceu, pelo contrário essas pessoas só servirão para bater palmas para o seu chefe.
Tivemos varias manifestações de sindicalistas, a mais expressiva foi a do Dr. Jorge Darze – Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, ele também não conseguiu que o procurador jurídico, esclarecesse os inúmeros procedimentos adotados pela Secretaria, que infringem a Constituição Federal, Lei Federal 8080 e 8142/90.
Presenciamos várias faixas contestando a presença de algumas organizações sociais sem nenhuma experiência no Rio de Janeiro: Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e Instituto de Atenção Básica e avançada à Saúde - IABAS que foram contratadas pela Prefeitura e que até agora só recebem recursos públicos e nada é feito de interesse dos servidores e da população, pelo contrário essas entidades vêm desmontando serviços que existia, piorando a cada dia a assistência básica na Zona Oeste.
Uma faixa chamou a atenção de todos, a reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde, feita através do SINTSAUDERJ, que pedem a efetivação dos ACS no Rio de Janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Lamento apenas ter assistido a falta de preparo de um indivíduo, que se dizia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o mesmo desrespeitou a presidência dos trabalhos, utilizando palavras grosseiras para tentar impor sua vontade.

PT DISCUTE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO


O Presidente do Conselho Nacional de Saúde – Francisco Junior, que também é petista, foi convidado pelo Diretório Estadual do partido para discutir o posicionamento da legenda perante a implantação das Organizações Sociais no Rio de Janeiro. O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, como sempre fez uma exposição brilhante em defesa do serviço publico e conclamou todos a lutarem em defesa do SUS, chegando até a alertar a necessidade da participação dos Conselhos de Saúde, nesta luta.
Este evento foi coordenado pela ex- Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 1 e que também já pertenceu ao Conselho Nacional de Saúde a Enfermeira Solange Belchior, estava presente também o nosso amigo conselheiro municipal de saúde Carlos Alberto Alves(Carlinho Xiita), que no partido faz parte da coordenação do grupo LGBT estava também prestigiando, Ludugerio Antonio Silva – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 e membro da Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O evento foi prejudicado, pois não tivemos a oportunidade de obter uma opinião contraditória, isto é, alguns favoráveis as Organizações Sociais, tínhamos só opositores a essa forma privatista de gestão do serviço publico. Lamento, gostaria de assistir o Líder do Governo – Vereador Adilson Pires e outros, defendendo algo que a maioria absoluta da base militante do partido é frontalmente contraria.
Fiquei impressionado e admirado pela conduta do Vereador Reimont, que mesmo não contando com a ajuda expressiva de seus pares continua na luta contra as Organizações Sociais e se fazendo presente para debater os interesses dos servidores e da população, mesmo que isto contrarie interesses da liderança partidária da sua legenda.
Neste evento fiz questão de demonstrar a minha contrariedade com o Partido dos Trabalhadores, que no passado fez o povo brasileiro acreditar em mudança de comportamento na política e no trato com os interesses da população e hoje vem agindo igual aos que chegam no poder e esquece os compromissos com o Controle Social, contribuindo com a destruição dos avanços conquistados, através de muita luta em nossa constituição, sendo a sigla hoje em dia de mais um partido político. Por esse motivo, quando a líder do partido que estava filiado (PCdoB) no Rio de Janeiro, aceitou cargos no governo municipal fiz questão de me desfiliar, já que a política adotada contrariava os interesses do povo e o próprio discurso de construção daquele partido.

IABAS – INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE


É UMA VERDADEIRA FESTA O CONTRATO

É uma festa com o dinheiro publico mesmo. Alugam casas de festa, assim como salas na Av. das Américas nº 3.500 - Condomínio Le Monde, no Edifício Londres, conjunto 609, na Barra da Tijuca, tudo com os recursos financeiros publico, adquiridos através de contratos entre a Prefeitura com as Organizações Sociais, para demonstrar alguma condição de trabalho numa cidade que desconhece suas necessidades, por este motivo alugou estes espaços para contratar o pessoal da Zona Oeste. É claro que a IABAS não pensa nos gastos enormes para tentar desempenhar as suas obrigações contratuais, já que nós contribuintes estamos pagando.
Até agora não entendo como: uma entidade conseguiu sem nenhuma concorrência fazer a gestão das unidades de saúde das áreas programáticas 5.1 e 5.2 (Bangu e Campo Grande). Fico estarrecido como é disponibilizado o dinheiro para esta instituição e como ela vem contratando os profissionais, por contrato de experiência. Pergunto: Como, já que a maioria do pessoal possui anos de atividades? Estão baixando salário de quase todo mundo, isto para aumentar o valor de contratação do profissional médico, não desrespeitando a categoria mais chamo isto de desrespeito com a equipe multiprofissional.

07 dezembro 2006

Governador Eleito Sergio Cabral

No dia 22 de setembro de 2006, houve um evento promovido pelas Associações Comerciais da Região de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e pelo Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, com o até então candidato ao Governo do Estado, Sergio Cabral, foi convidado também para participar deste almoço empresarial o Sr. Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, representando o Controle Social do Sistema Único de Saúde.Nesta oportunidade o presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, conversou com o futuro governador a respeito da situação dos hospitais da região e a precariedade no atendimento aos usuários lhe entregando um ofício, solicitando o seu compromisso em trabalhar ouvindo o Controle Social e fazendo cumprir a Lei Federal 8142/90, para que possamos melhorar o caos estabelecido na área da saúde, principalmente fazendo com que os hospitais de nossa região funcionem em sua plenitude, nos casos de urgência e emergência.O candidato hoje eleito Governador, fez questão de afirmar para o presidente do Conselho que iria trabalhar integrado, ouvindo o Controle Social e fez também questão de ressaltar o seu compromisso em discurso. A melhora dos Hospitais Albert Schweitzer, Carlos Chagas, Rocha Faria e Pedro II, para atender as necessidades do usuário.O Governador eleito realmente tem razão em trabalhar no sentido de diminuir o custeio na folha de pagamento dos hospitais e proporcionando a implantação imediata do Plano de Cargos e Carreira Salarial. Vejamos alguns absurdos, caso seja legal, creio que é imoral: É normal alguém ter duas matrículas uma do governo estadual e outra do governo municipal e só trabalhar recebendo gratificação de confiança do municipio e não desempenhar sua função no governo estadual? Alertamos que tal procedimento não é emprestimo de serviço na qual seria o custo repassado para o outro governo é só verificar quantos estão na folha de pagamento e não estão em nenhuma escala de serviço, verá que existe centenas de servidores, que não reclamam de salário, condições de trabalho. Esses sim possuem um jeitinho e um padrinho forte. Governador, quantos servidores estão na folha de pagamento das cooperativas e qual é o cumprimento da escala de serviço? Neste caso seria normal alguém que possui as duas situações cumprir carga horária compatível, não é? Hoje, sem os cooperativados as unidades hospitalares não funcionam, devido a falta de contratação de profissionais na rede, e este mecanismo faz com que muitos servidores sejam mantidos trabalhando.

ADELSON QUER APOIO DO PRESIDENTE


Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital da Saúde da AP 5.III, teve encontro dia 18 de novembro de 2006, no lançamento da Campanha Nacional contra o mosquito da Dengue no CIEP Nação Mangueirense com o Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva – LULA, obtendo total atenção.
Na oportunidade o nosso representante do Controle Social da Saúde, fez questão de cumprimentar o Presidente por sua reeleição e aproveitou a oportunidade da fazer-lhe o questionamento a respeito do retorno da Gestão Plena ao Governo Municipal sem um entendimento com o Controle Social, já que na época da intervenção, foi editado o Decreto de Calamidade Publica na área da Saúde, essa atitude foi baseada justamente na Deliberação histórica do pedido da perda da gestão plena, feita pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, com ampla aprovação de várias autoridades, inclusive parlamentares, que hoje estão surpreendentemente calados ou omissos.
Adelson, percebendo que estamos finalmente vivenciando um momento importante nas três esferas de governo, principalmente nas Secretarias de Saúde: município, estado e união, que tende a terem suas ações visando respaldo estritamente técnicos deixando, vaidades, oportunismo e principalmente os atos puramente politiqueiros de lado, em benefício ao atendimento do usuário. Contudo ele não podia deixar desapercebido um ato contrário a legislação do Sistema Único de Saúde (Lei Federal nº. 8142/90), enviou ao Presidente E-mail, relatando a dificuldade do Controle Social em obter o respeito das autoridades em suas ações e fez um ofício e lhe entregou em mãos, pedindo a maior autoridade deste país que prestigie as ações dos Conselhos.

ENTRETENIMENTO

A filha da Xuxa
Todo mundo sabe que a filha da Xuxa com o Luciano Szafir chama-se Sasha.
Mas... e se fosse com o Pelé?
- Grasha.
E se fosse com o Senna?
- Rasha.
E se fosse com o Antonio Erminio de Morais?
- Ricasha.
E se fosse com o Presidente da Tostines?
- Bolasha.
E se fosse com a Marlene?
- Masha.
E se fosse com o Ratinho?
- Escrasha.
E se fosse com o Jacare do Tchan?
- Agasha.
E se fosse com o Nelson Ned?
- Basha.
E se fosse com o Nei Matogrosso?
- Bisha.
E se fosse com o Rubinho Barrichello?
- Pasha.
E se fosse com o Antônio Palocci?
- Arrosha.
E se fosse com o Frango da Sadia?
- Cosha.
E se fosse com alguém que acredita no Lula?
- TROSHA

Festa Surpresa



O nosso Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III – Sr. Adelson Alípio, fez aniversário no dia 15 de outubro, dia dos mestres. Muitos amigos lhe homenagearam também no dia 15 de setembro confundindo as datas, com bolo e tudo. No dia do seu aniversário ninguém o encontrou para parabenizá-lo, pois o mesmo foi tirar um merecido descanso, só conseguimos falar com ele no decorrer da semana.
Adelson é e tem demonstrado ser uma pessoa muito importante para a população da Zona Oeste pobre na área da saúde, é uma pessoa que briga por todos. A qualquer hora em que precisamos, ele está disponível para resolver qualquer problema, na área da saúde e as vezes também de outras áreas a qual tem passe livre.
É muito fácil falar de Adelson Alípio, é um líder nato, uma pessoa amiga . É uma pessoa muito especial, mesmo nas horas em que é turrão. Quem o conhece sabe que quando se trata de trabalho é uma pessoa muito séria e responsável. Mais quando é hora de lazer, esquece o trabalho e se diverte junto com os companheiros.
No dia 25 de outubro tivemos uma reunião com os Presidentes dos 10 Conselhos Distritais, na Sede do Conselho Distrital de Saúde da AP 5. III. Organizamos um almoço com os conselheiros que estavam presentes na Sede do Conselho e os Presidentes dos 10 Conselhos. Neste dia qual foi a surpresa? Adelson foi recebido com um carro de som, bolinhas, bolo, presentes e até fógos. Com certeza ele não poderia deixar de fazer seu discurso, agradecendo a todos, chorou e tudo.
Adelson mesmo tudo conspirado contra o nosso trabalho, nós sabemos que temos uma pessoa na qual podemos contar a qualquer momento, por isso estamos tranquilos. FELIZ ANIVERSÁRIO.