Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

02 outubro 2010

Pato com laranja e chili


Ingredientes:

2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de chili em pó
3 colheres (sopa) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de coentro em pó
2 colheres (sopa) de colorau
2 colheres (sopa) de tequila
2 colheres (sopa) de suco de laranja

1 pato médio de cerca de 3 kg
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
4 colheres (sopa) de hortelã picada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de galinha
2 laranjas médias em gomos

Modo de Preparo:
Retire as aparas do pato, lave-o e seque com papel toalha. Espalhe dentro do pato uma mistura de casca de laranja com a metade da hortelã e o alho. Coloque-o em uma assadeira com grelha com o peito para cima e fure-o com um garfo. Asse em forno alto, preaquecido, por cerca de 1 hora. Pasta de chili: misture todos os ingredientes, até ficarem homogêneos. Retire o pato do forno, despreze a gordura do fundo da assadeira e esfregue a pasta de chili em toda a superfície. Volte ao forno médio e deixe por mais 50 minutos, ou até que a carne fique macia. Regue de vez em quando com 4 colheres (sopa) de suco de laranja. Se o pato dourar muito durante o cozimento, cubra-o com papel-alumínio. Em seguida, retire-o da assadeira, mantendo-o quente. Molho: escorra o molho da assadeira, coe e coloque 80 ml em uma panela, reservando o molho restante. Se estiver muito gorduroso, retire um pouco da gordura. Misture a farinha e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um molho encorpado. Retire do fogo e misture, gradualmente, o suco de laranja restante e o tablete de caldo de galinha dissolvido no molho do cozimento reservado. Volte ao fogo e cozinhe por 5 minutos, ou até encorpar. Junte os gomos de laranja e a hortelã restante e assim que ferver, retire. Coloque o pato em uma travessa e sirva com o molho. Decore com folhas de hortelã. Se preferir, destrinche o pato antes de servir. O uso da grelha dentro da assadeira faz com que o pato não asse em contato com a gordura e a pele fique mais crocante. Para retirar a gordura do molho de cozimento, mergulhe uma folha dupla de papel toalha no molho ainda quente. O papel absorve rapidamente a gordura.

Fonte: Revista Água na Boca

IFA mostra máquina de lavar superinteligente


Os demonstradores da IFA 2010, em geral, não são os reis da simpatia - mesmo porque grande parte deles não fala inglês, o que dificulta a comunicação. Mas não parece ser o caso do pessoal da Siemens. Graças à atenção deles, descobrimos duas coisas: 1) a empresa vai muito além dos telefones e infraestrutura de telefonia que conhecemos no Brasil, afinal, são donos da Bosch; e 2) eles estão lançando uma lavadora de roupas ultrainteligente e muito, muito verde.
O nome pode remeter à tecnologia velha, mas a i-DOS é muito moderna. Primeiro, você enche os reservatórios de sabão líquido e amaciante - enche mesmo, até o limite da capacidade (1,3 litro de detergente e meio litro de amaciante). Depois, coloca a roupa no tanque, liga o botão e... esquece da vida.
Sensores determinam sozinhos o peso total a ser lavado (a capacidade máxima é de 8 kg) e que tipo de tecidos estão no tambor. Depois, uma pequena quantidade de água é liberada, a fim de ajudar os tais sensores a identificar quão suja está a roupa. Feitos os cálculos, a máquina libera a quantidade exata de sabão e água para promover a limpeza - com precisão milimétrica, diga-se de passagem. Nada de sobredose de sabão ou espuma poluindo o ambiente (e até se impregnando na sua roupa). "O reservatório funciona como um tanque de combustível, e dura 20 lavagens", explicou um dos solícitos atendentes do estande da Bosch + Siemens.
O wfk, instituto alemão de pesquisas sobre tecnologias em limpeza e sustentabilidade, testou a i-DOS antes do lançamento e garante que o uso da máquina é capaz de economizar mais de sete mil litros de água por ano, além de gastar 30% menos energia do que uma lava-roupas tradicional. Curiosidade: apesar de a Bosch ser mais conhecida mundialmente na área de Linha Branca, em alguns mercados a i-DOS será vendida sob a marca Siemens.

Nanoláminas de carbono de sua Plataforma parágrafo grafeno la secuenciación electrónica de DNA


Nanoporos

Uma equipe de pesquisadores holandeses e norte-americanos desenvolveu uma nova técnica que poderá tornar o sequenciamento genético uma prática corriqueira e extremamente rápida.
Eles montaram uma folha de grafeno - uma "tela de galinheiro" formada por uma única camada de átomos de carbono - sobre um chip de silício. A seguir, fizeram minúsculos furos no grafeno, que eles batizaram de nanoporos.
Ao fazer com que uma molécula individual de DNA deslizasse pelo nanoporo, o chip foi capaz de acompanhar com precisão o movimento da molécula.
Apesar das enormes controvérsias éticas que o assunto levanta, há uma corrida mundial pelo desenvolvimento de técnicas rápidas e de baixo custo para o sequenciamento de DNA - entenda-se, aparelhos capazes de ler o conteúdo do nosso genoma.
DNA esticado
Mesmo sendo microscópica, se fosse totalmente desenrolada, uma única molécula de DNA de uma célula humana, com seus 3 bilhões de pares de bases, atingiria 1 metro de comprimento.
Agora imagine essa molécula deslizando entre seus dedos. Foi mais ou menos isto o que fez Gregory Schneider, na Universidade de Delft, na Holanda - só que, em vez de usar os dedos, ele e seus colegas usaram o nanoporo feito na folha de grafeno. A distância entre cada par de base do DNA é muito pequena, ao redor de meio nanômetro - 1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro. Assim, para ler cada par de base ao longo do DNA é necessário um gravador que seja menor do que meio nanômetro.
Ou seja, o grafeno não foi usado por acaso: por ter apenas um átomo de espessura, essa folha bidimensional é muito fina, algo essencial para ler as informações contidas na molécula de DNA.
Os cientistas demonstraram que moléculas de DNA em solução em água podem ser puxadas pelo nanoporo de grafeno e, sobretudo, que cada molécula de DNA pode ser detectada à medida que passa através dos poros. Fonte Internet

Receitas na Vitrine


Bife acebolado com molho à alemanha

Ingredientes
500 Grama(s) alcatra cortada em bifes
1 Colher(es) de chá sal
2 Colher(es) de sopa óleo
1 Unidade(s) cebola grande cortada em tiras finas
2 Colher(es) de sopa água
1/2 Xícara(s) cerveja preta
1/2 Xícara(s) maionese HELLMANN’S
3 Colher(es) de chá mostarda HELLMANN’S
A gosto Para decorar: salsinha picada
Modo de preparo
Tempere os bifes com o sal.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo.
Coloque os bifes e frite por 10 minutos ou até dourar dos dois lados. Retire da frigideira e mantenha em local aquecido.
Coloque a cebola na frigideira em fogo baixo. Mexa até murchar um pouco e dourar.
Coloque a água na frigideira e mexa até soltar todo o fundo da frigideira. Junte a cerveja e a maionese HELLMANN’S. Misture até ficar homogêneo.
Acrescente

Adelson Alípio


Exercitando o direito a cidadania

INAUGURAÇÃO NA SEDE DO CONSELHO TUTELAR 10




No último dia 23, houve a inauguração das obras de melhorias na sede do Conselho Tutelar-10 (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba) situado à Rua: Lopes de Moura nº 58 em Santa Cruz, com a presença de vários representantes Comunitários, funcionários públicos e demais Autoridades. Houve melhorias da pintura ficando com o aspecto mais acolhedor para as crianças/adolescentes e famílias atendidas, telhado e banheiros. Também, a implantação da rede de informática” que irá propiciar uma maior agilidade nos atendimentos e nos procedimentos, conforme destacou o Conselheiro Tutelar Marcelo Machado. A Conselheira Tutelar Irineia Diolinda fez um “paralelo” sobre o corte racial necessário para a efetivação dos “Direitos Sociais” e a exclusão da pobreza, ainda, que o CT é para ricos e pobres, brancos e negros, enfim para quem precisar de auxílio e orientação deste importante órgão de proteção às crianças e adolescentes. A Coordenadora de Assistência Social Ana Cláudia parabenizou o empenho dos Conselheiros Tutelares na busca de melhores condições de trabalho, e que esta era mais uma inauguração na região realizada pelo Governo atual, que se preocupa com a rede social local e busca integrá-la, e assim, dar um bom atendimento a população. A presidente da Ass.Mun.dos CT´s Liliane Bianco, enfatizou a necessidade de entendimento do Poder Público, que os CT´s são um importante órgão para a “rede de proteção” que esta sendo fundamental importância a “escuta” neste Governo, das reais necessidades apontadas pelos CT´s, que esta “linha” de discussão propiciou um melhor entendimento e conseqüentemente as conquistas como esta(a inauguração deste espaço). O Secretário Municipal de Assistência Social Fernando Willian prestigiou a inauguração, destacando o seu empenho pessoal em atender as necessidades dos Conselhos Tutelares, dotando-os de matérias de escritório, limpeza, computadores, viaturas, enfim dando-lhes a estrutura básica necessária para o fundamental desempenho de suas funções. Que este era mais um CT entregue, mas que ainda virão outras obras de melhorias nos demais CT´s da Cidade e a implantação de mais 10 CT´s até o final deste Governo. Estiveram também presentes o Sub-Secretario da SMAS Dr. Carlos Augusto, os articuladores entre os CT´s e a SMAS Halifiel e Ângela, as Ex-Conselheiras Tutelares Aníria Valéria e Marinéia Reis, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz Alberto Chaves, o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública/AISP 27 Maurício e seu Secretário Luiz Bessa, a Secretária do Movimento ENFRENTE as Drogas Terezinha(sepetiba), funcionários públicos dos CRAS e CREAS da região, além dos Moradores e Representantes Comunitários: Sr. Oswaldo(Novo Camarão), Francisco(Cesarão), Ana e Mercedes(Sepetiba). Da mídia destacamos a cobertura do portal WWW.santacruztudodebom.com.br do Jornal Vitrine da Zona Oeste, e da Imprensa da Cidade. Logo após o descerramento da placa de inauguração, todos foram convidados para um Brunch, onde puderam fotografar e se confraternizar.
Aproveitando a oportunidade da presença do Secretário Fernando William(SMAS), em certo momento, o CT Marcelo Machado, Maurício(CCS AISP 27) e Adelson Alípio, puderam expor as preocupações em relação a Unidade Municipal de atendimento Paciência, conhecida como “abrigão” em seus aspectos de segurança e a não consulta a população local, através dos órgãos legitimados(Conselhos) da região. O Secretário Fernando William, pactuou também suas preocupações e colocando-se a disposição para qualquer discussão, ainda que já instalou naquele espaço um Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS João Manoel Monteiro e que irá propiciar a todos os “acolhidos” e a população do entorno, a entrada na “rede de proteção local” devolvendo-lhes a dignidade e a Cidadania perdida nas ruas. Pediu ainda o empenho das lideranças locais, para a promoção daqueles Cidadãos abandonados por muito tempo pelo Poder Público e comprometendo-se a cada vez trabalhar diariamente para a real promoção social daqueles atendidos naquele (Abrigão).



Marcelo Machado

Adelson Alípio

Exercitando o direito a cidadania

Adelson Alípio

Exercitando o direito a cidadania

Adelson Alípio

Exercitando o direito a cidadania

NOVA DIRETORIA DA ACISC


Parabenizo a nova Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, que tomou posse no ultimo sábado dia 25 de setembro, no Antigo Grêmio Procópio Ferreira, com grandes tradições em Santa Cruz, tendo como Presidente o Sr. Alberto Chaves Gonçalves, recebendo muito apoio dos seus associados, pela proposta de evolução da entidade para o desenvolvimento de nossa região. Pela primeira vez assisto um evento desta importante entidade do segmento comercial e industrial contar com empenho da sociedade de Santa Cruz para construir uma nova realidade não só para esses empresários como para a nossa população, pensando no desenvolvimento humano da região.
Fiquei contente pela presença de inúmeras autoridades locais, destaco o Presidente da Escola de Samba de Santa Cruz Prof. Zezo, Presidentes das Associações Comerciais de Campo Grande Guilherme Eisenlohr, Realengo – José Carlos Dobdab, Bangu - Acerb Wagner Ferreira, Ana Claudia da CRAS, Reitor da Faculdade Machado de Assis – FAMA Prof. José Zaíb, Superintendente do CIEZO Prof. Jacob Gribler e contamos com a presença ilustre do Reitor da Faculdade São José Prof. Charbel Zaib, que é uma pessoa do Bem, que vem contribuindo para o desenvolvimento de nossa região e que também vem disputando uma vaga de deputado com o número 12001
Elogio o desempenho do amigo Paulo Mendonça pelo brilhante serviço de cerimonial realizado neste evento de suma importância para região.

01 outubro 2010

Ao Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro

Promotoria da Saúde
Dra Anabelle Macedo


Encaminho a V.Exª, solicitação de possível abertura procedimento investigativo a respeito da Organização Social denominada IABAS - Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, prestadora de serviço na área da saúde com diversos contratos assinados com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Justifico, solicitação pelo fato da referida instituição possivelmente não possuir registro legal em nosso Estado para prestação de serviço. Necessitando de alteração no Estatuto da entidade, assim como Alvará de Funcionamento e é também possível que até o seu Certificado Nacional de Pessoa Jurídica não sirva para as atividades aqui no Rio de Janeiro.

No aguardo do pronunciamento de V.Exª,agradeço antecipadamente.

SECRETARIA DE SAÚDE FICOU DOIDA DE VEZ E SEM ESCRÚPULOS NENHUM ...


É A VERDADEIRA PRÁTICA DA INEQUIDADE....

A Prefeitura não realiza o repasse financeiro das contratadas no prazo com as quantias necessárias e exige que realizem em dia os pagamentos dos encargos e salários dos profissionais de saúde contratados.
Entretanto, para isso seria necessário que o planejamento das parcelas a repassar, fossem compatíveis com as necessidades dos recursos nos diversos tipos de despesa realizadas e a realizar, todas previamente conhecidas do plano de trabalho objeto do convênio e através de um acompanhamento adequado, pari passu, inclusive junto a instituição convenente parceira, assegurando assim o sucesso do programa em exercício, sem danos para o Município, nem para a instituição colaboradora e muito menos para os funcionários.
Contando uma piada dessas, ninguém acredita mais esta realidade é mais comum do que se imagina, inúmeras empresas, instituições estão passando por esta situação. Acredito que isto é uma forma de forçar que algumas instituições que não atendem aos interesses “políticos” ou outras formas de interesse desistam de prestar o serviço a Prefeitura, para viabilizar a contratação de novas prestadoras ou fornecedoras mais adequadas as suas vantagens “políticas” e talvez com outras conveniências, e assim, vale o velho ditado: pago quando puder. Para o governo é muito fácil enrolar para quitar a divida, contando com a burocracia publica que ajuda.
Estou acompanhando o caso dos Profissionais de Saúde do Hospital Nise da Silveira e Colônia Juliano Moreira, estão com seu Fundo de Garantia em débito e com os salários atrasados. A Prefeitura esta devendo cerca de 4 meses num montante superior a R$ 2.000.000,00(dois milhões de reais), o que sem dúvida impossibilita o bom andamento dos trabalhos seja qual for a empresa parceira, prejudicando também e principalmente o usuário e os trabalhadores.

Adelson Alípio

adelsonalipiosaude@ibest.com.br

JESUÍTAS ABANDONADO PELAS AUTORIDADES


Estou indignado como funcionamento doPostode Saúde Aloísio Amâncio da Silva aqui em Jesuítas, que vive constantemente sem médicos clínicos, pediatras e ginecologistas. Os médicos vivem em licença. Quando um volta o outro sai, e a direção desta unidade não toma as devidas providências para manter ambos trabalhando. Exames quando solicitados é uma luta para conseguir, alguns têm que ser realizados na Policlínica Linconl de Freitas Filho que fica localizado no centro de Santa Cruz, outros só em partes distantes da cidade, principalmente no centro ou zona sul, para realizar estes exames os usuários têm que gastar mesmo sem condições, muito dinheiro de passagem, sem falar na espera de meses pelo resultado, muitas das vezes a nossa população desiste do tratamento pela dificuldade. Pergunto ao Excelentíssimo Prefeito do Município do Rio de Janeiro. Qual foi a melhoria da saúde em nossa região? Já que a cada dia vem piorando o atendimento aos usuários e o crescimento demográfico aumentando devido a construção de muitos conjuntos, que não vem acompanhados de escolas e unidades de saúde é claro, com profissionais especializados.
Infelizmente o que tenho visto é muita propaganda, e a assistência a nossa população ficando cada dia pior, faltando educação, saúde, saneamento, transporte e lazer.

SERÁ QUE A POPULAÇÃO NÃO TEM MEMÓRIA?


É possível a nossa população esquecer os inúmeros escândalos e covardias praticados contra o povo e os servidores, principalmente da área da saúde? Não compreendo como alguém em sã consciência poderá votar em pessoas que gastam em propaganda para enganar a população, através de veiculação de algo que verdadeiramente não existe; como segurança e saúde em nosso Estado do Rio de Janeiro.
Será que já passou a angustia e o desespero das pessoas que tem parentes internados de emergência no Hospital Estadual Pedro II, Rocha Faria, Albert Schwweitzer e Carlos Chagas, que hoje não possuem equipamentos e profissionais para salvar a vida de seu familiar? Quase sempre, quando existe tempo suficiente temos que procurar ajuda, médica, principalmente cirurgiões, anestesistas e equipamentos, numa distância mínima de 60 km para salvar a vida de alguém. Você se esqueceu do escândalo da TOESA, que deu um prejuízo de milhões aos cofres públicos, contratando um serviço superfaturado, que foi demonstrado amplamente pelos veículos de comunicação? Você não lembra mais das compras de medicamentos e insumos, que sem sombra de duvida mostrou a incompetência e a irresponsabilidade dessas pessoas em realizar essas compras, deixando qualquer cidadão perplexo com os preços absurdos pagos? Você se esqueceu da dificuldade do transporte e das chicotadas na linha féria do Rio, tratando o povo como gado? Causado por falta de qualidade do serviço prestado pela concessionária. Você que tem a necessidade de utilização das barcas não sofreu nenhum constrangimento, durante esses anos pela superlotação e acidentes constantes? Tivemos por conta da falta de acompanhamento da Agencia Reguladora de Transporte Marítima, que é formada por pessoas indicadas pelo governo, deixando os empresários ficarem completamente a vontade para tratar a população com desrespeito. Você acreditou na promessa de saneamento da Bahia de Sepetiba? Estamos vendo como essa promessa estará sendo utilizada como barganha eleitoral por muitos anos. Você se esqueceu do Choque de Ordem praticado pelas autoridades em cima dos Transportes Alternativos, Camelos e das pessoas que vivem em condições precárias? Essas autoridades que primam pela ordem urbana e cumprimento da legislação. Vejo essas pessoas hoje sujando as ruas, ocupando as calçadas da cidade, transgredindo a legislação eleitoral, gastando milhões, que tenho enorme duvida de onde veio esses recursos financeiros, já que na ocupação dos cargos que disputam jamais iriam ganhar este dinheiro honestamente em 100 (cem anos) de mandato e garanto que ninguém iria contribuir para uma campanha sem lucro certo. Será que a população que vive dentro das comunidades se esqueceu dos políticos que conquistaram cargos através de imposição de chefões intimidando trabalhadores para obterem voto? Hoje essas pessoas dizem que não fazem acordo com bandidos e colocarão vários criminosos na cadeia. Na esfera nacional, esqueceu do Mensalão, Dinheiro na cueca, escândalos da Casa Civil, Correios etc ? Você hoje líder comunitário, conselheiro de saúde, líder sindical, esqueceu do nome todas as pessoas que votaram contra os interesses das comunidades, controle social da saúde, trabalhadores? Vejo muita gente fazendo campanha para algumas dessas pessoas traidoras. Dizendo que estão fortalecendo o movimento comunitário, através dos seus candidatos, sua categoria profissional ou mesmo o movimento social. Sendo assim deveriam no momento de uma discussão ou apresentação de uma proposta, teriam que votar de acordo com os interesses do povo que teoricamente representam e não negociata para garantir cargos e obras de seu interesse pessoal. Lembram da batalha na Câmara Municipal e dos Vereadores que votaram favoravelmente as Organizações Sociais? Hoje estamos vendo como vem sendo contratados os amigos dos amigos para trabalhar, nesses equipamentos públicos, assistindo a falta de profissionais, medicamentos e insumos para atender a população e a falta de acompanhamento e transparência na utilização desses recursos públicos, beneficiando grupos econômicos escolhidos a dedo. Afinal são todos juntos, com uma só filosofia para o progresso; da Cidade, Estado ou do País é um verdadeiro perigo para o povo, temos que ter alguém fiscalizando, administrando e propondo alternativa. Por este motivo temos que garantir o papel do Legislativo, Executivo e Judiciário, com total independência para que o povo possa ter a garantia que a sua contribuição paga diariamente, através dos impostos são em beneficio dele próprio Pergunto: Imagine os Promotores do Ministério Publico, Conselheiros dos Tribunais de Conta, Parlamentares das Câmaras de Vereadores, Legislativo com os Deputados, Senado e seus Senadores, Governantes, governadores, prefeitos e presidente e Supremo Tribunal Federal com seus Ministros e suas instancias judiciárias através dos Juízes, todos amiguinhos e parceiros, sem nenhum questionamento técnico ético ou legalidade de suas ações. Todos com o mesmo pensamento e tentando impor ao povo como ele deveria pensar. Por este motivo não voto em partido, facções ou grupos. Meu voto é em pessoas, acredito que em todos os partidos existem pessoas boas, ruins, péssimas, corruptas. Faltando apenas procurar e escolher alguém. Sou contrário terminantemente ao voto branco ou nulo, estará sim contribuindo com a pior classe de políticos aqueles que compram todo mundo.

Papa pede esforço da Igreja brasileira contra perda de fiéis


Roma (Vaticano) - O papa Bento XVI pediu na sexta-feira (10/09) à Igreja Católica do Brasil que não poupe esforços para deter o crescente abandono de fiéis e enfrentar, por outro lado, a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais. O pedido foi feito durante discurso aos bispos brasileiros, recebidos naquela data (10/09) em Castelgandolfo (a cerca de 30 quilômetros de Roma), na tradicional visita "ad limina" (visita aos túmulos, em livre tradução), realizada a cada cinco anos pelos representantes eclesiais de cada país.

"É observada uma crescente influência de novos elementos na sociedade, que há poucas dezenas de anos não existiam. Isto provoca um crescente abandono por parte de muitos católicos da vida eclesial ou inclusive da Igreja, enquanto no panorama religioso do Brasil se assiste à rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais", disse Bento XVI. Segundo o papa, este afastamento se deve a "uma evangelização, em nível pessoal, às vezes superficial".

"Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, por isso são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e frequentemente baseada em uma ingênua devoção", acrescentou o Sumo Pontífice. Por isso, o papa instou que "a Igreja Católica se empenhe na evangelização e que não economize esforços na busca de católicos que tenham se afastado ou de pessoas que conheçam pouco ou nada da mensagem cristã".

O Pontífice explicou que, diante "do desafio da multiplicação incessante de novos grupos, nos quais às vezes é feito uso de um proselitismo agressivo", é necessário reforçar o "diálogo ecumênico". "A falta de unidade (entre as Igrejas cristãs) mina a credibilidade da mensagem cristã divulgada à sociedade", afirmou Bento XVI.

As informações são da EFE

Falta de sono pode causar impotência


Homens que repousam pouco têm três vezes mais chances de apresentar disfunção erétil
Rio - Distúrbios do sono podem causar impotência sexual. Foi o que revelou pesquisa do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo a coordenadora do estudo, Monica Andersen, homens que dormem mal têm três vezes mais risco de ter disfunção erétil. Uma das explicações é a de que a privação de sono reduz a produção de testosterona, hormônio sexual masculino.

De acordo com Andersen, um estudo feito com ratos comprovou que a qualidade da relação sexual é afetada quando se dorme pouco. “Observamos que a privação de sono provoca uma excitação sexual nos ratos machos. Mas eles não conseguem fazer a penetração. Os ratos têm desejo, mas não a função erétil adequada”, afirma.

O mesmo pode acontecer com os homens. Um levantamento feito em 2007 em São Paulo, o Episono, revelou que, de 1.042 voluntários, 30% sofriam de apneia do sono e 17% se queixavam de impotência sexual. “Na faixa etária entre 20 e 29 anos, 7% dos homens disseram ter disfunção erétil. Acima de 60 anos, o índice subiu para 60%. Os que acordavam muito durante a noite eram os que mais reclamavam”, ressaltou Andersen.

Segundo a profissional, outros estudos também mostraram que a privação de sono causa estresse, envelhecimento precoce, obesidade, alterações cardiovasculares, maior risco de diabetes e aumento de colesterol, entre outros problemas de saúde.

IDEAL SÃO 8 HORAS NA CAMA

“A privação do sono aumenta o apetite por comidas calóricas, estimula o hormônio da fome e reduz o hormônio da saciedade, aumentando a gordura corporal”, revela a pesquisadora. Ainda segundo Andersen, a média ideal de sono são oito horas. Mas essa conta pode variar. “Quem acorda abrindo a janela, de bom humor, dormiu a quantidade de que precisava”, conclui.

ENTRETENIMENTOS - Réu Confesso -

Um homem está no tribunal, com os nervos à flor da pele. Ele vai ser julgado por assalto à mão armada. Após uma longa reunião, o júri volta com o veredicto.
O juiz limpa a garganta e anuncia: “inocente”. O réu se levanta e diz:
_ Que maravilha! Então, isso significa que eu posso ficar com o dinheiro

Ladrão burro
Um ladrão assalta uma joaleria e bota joia na mala e para cobrir bota roupa por cima e ele encontra um antigo colega de faculdade na rua e o colega de faculdade disse:
-iai tudo joia?
-não metade roupa

Viciado
o menino era viciado em orkut, o pai dele disse:
- menino aceita jesus!!!
- de boa pai!!! pede para ele me mandar convite que eu aceito

A loura e a senha

A loura foi ao gabinete do chefe e o encontrou absorto em seu trabalho. Ela notou que ele estava iniciando seu computador e resolveu dar uma espiada pra ver se conseguia a senha secreta dele. Afinal, se ela descobrisse, a geral do escritório não ia mais chamar ela de burra.
Quando o chefe colocou sua senha, a loura saiu em disparada porta afora, gritando para todos os colegas:
- Eu descobri, descobri, descobri, yes!!! Agora eu sei a senha do chefe!!!
Uma amiga mais atenta responde:
- E qual é a senha??
A loura, toda faceira, responde:
- Asterisco, asterisco, asterisco, asterisco…

2 na mesma cova

Um homem entrou no cemitério olhou para o lado e viu em uma lapide escrito assim:
-Aqui jazz um político e um homem honesto
Ele se perguntou:
-Uê enterraram dois na mesma côva. Internet

DOENÇAS FEMININAS - CORRIMENTOS -


- Use sabonete neutro ou produtos apropriados para a higiene da região genital. Evite os sabonetes comuns e os que contêm cremes hidratantes. Esses são ótimos para a pele, mas péssimos para a vagina. Pode-se ter dois sabonetes, um para as mucosas, outro para o resto do corpo.

- Evite desodorantes íntimos e produtos como talcos e perfumes.

- Evite excessos, como lavagens exageradas na região genital, que podem retirar a proteção natural da vagina.

- Use roupas leves, que não comprimam a região genital.

- Evite o uso excessivo de tecidos sintéticos e jeans.

- Dê preferência a calcinhas de algodão em relação às de tecidos sintéticos, como a lycra.

- Lave as calcinhas com sabão de coco ou sabonete neutro. Não use amaciante nem água sanitária nas peças. Do contrário, é preciso se certificar de que não restaram resíduos dos produtos no tecido.

- Seque a roupa íntima em locais secos e arejados, de preferência expostas ao sol. Não deixe as calcinhas secarem em banheiros e outros locais abafados.

- Não passe muito tempo com biquínis molhados.

- A depilação deve ser feita de forma cautelosa. É preciso observar as condições de higiene do local que oferece o serviço e se certificar de que a cera é descartável. Antes e após o procedimento, deve ser feita a limpeza da área para evitar a contaminação por germes.
- Durante a menstruação, troque o absorvente quantas vezes forem necessárias, dependendo do fluxo, e com um mínimo de três vezes. A cada troca, fazer a higiene local.

- O uso de absorventes diários não é recomendado. Eles impermeabilizam e impedem a transpiração da região genital, favorecendo a instalação de fungos e bactérias.

- Absorventes internos podem ser usados, desde que trocados com regularidade.

- Evite papel higiênico colorido ou perfumado. Eles podem agredir a mucosa.

- Jamais use duchas vaginais sem prescrição médica.

- Não use o chuveirinho do vaso sanitário para lavar a vagina internamente. A água remove as bactérias e torna a área mais suscetível a infecções.

- A mulher possui lubrificação natural. Procedimentos que deixam a área genital ressecada podem levar a pequenas rachaduras que são fonte de infecção.

- O lubrificante íntimo pode ser boa alternativa para manter a lubrificação da mulher durante a relação sexual.

- Procure sempre um médico aos primeiros sintomas atípicos e nunca faça a automedicação.

- Procure um médico regularmente, de seis em seis meses a um ano, para realizar os exames ginecológicos. Atenção: a prevenção é o conjunto de todos os procedimentos durante a consulta, incluindo a conversa com o ginecologista. Não apenas o exame citológico ou das mamas.

A Visão dos Cães


"Todos os cães são míopes e têm uma visão ruim à distância. Algumas raças, pela característica anatômica dos olhos e da órbita, podem ter um menor grau de miopia. Esta miopia explica alguns ataques de cães a seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda e às vezes, pela direção do vento, não pode sentir o cheiro dos mesmos."
As pessoas são capazes de andar repetindo coisas, absolutamente técnicas, sem sequer pensar um pouco no assunto.
Lembre-se que já provaram que a terra era achatada, sustentada por quatro colunas as quais, ficavam nos cascos de quatro tartarugas gigantes.... só não conseguiram explicar onde ficavam essas tartarugas, que teriam que andar sincronizadas para não cair o mundo, e do que elas se alimentavam.
Com essa estória é a mesma coisa, querem ver? Impressionante foi o fantástico oculista que fez o exame de vista nos cães para diagnosticar a miopia. Fico me perguntando quais teriam sido as letras que os cães teriam que ler, ou então, como o oculista hi-tech, que realizou o exame por computador, pediu que o cão ficasse paradinho, com a testa colada no anteparo, olhando fixo, dentro do cinescópio, para o sino da torre da igreja... etc. etc. Estudando, um pouco apenas, de etologia, leremos algo sobre o nível de importância dos sentidos caninos em relação aos sentidos humanos. Um cão não reconhece uma fotografia, mas é capaz de assistir televisão. Porque? Porque os cães não estão preocupados (como nós) com a forma dos objetos. Para eles, pouco importa se você tem olhos azuis, se usa barba, brincos, óculos ou outra indumentária qualquer.
O importante para os animais são os rituais... do amor, de submissão e apaziguamento, da liderança etc. Quer dizer: o movimento. Na televisão, a imagem tem movimento.
Eles reconhecem o dono pela maneira com que se movimenta, sem se importar se está de máscara ou de batom. Se chegar de porre e falando mole, já viu, né?
Assim como, para nós, o sentido da visão é o mais importante e, através do qual, reconhecemos as pessoas, o sentido mais importante para os cães é o olfato, através do qual, ele, ao nascer, antes de abrir os olhos e os ouvidos já encontra as tetas da mãe. "Atualmente, a hipótese mais aceita é a que os cães são capazes de enxergar apenas algumas cores, como azul e amarelo. As demais cores seriam detectadas como variações de cinza."
Mais impressionado ainda fico com certas teorias que jamais poderão ser comprovadas. As pessoas viajam legal...
Até hoje ninguém sabe como um daltônico vê. Fonte Internet

Governador Coloca sujeira embaixo do tapete

Santa Cruz vem servindo para o governo como a área onde está sendo colocada toda a sujeira da Cidade do Rio de Janeiro não é a toa que o número de violência aumentou na região, devido o crescimento desorganizado e a fuga dos criminosos para esta localidade.Quem não sabe que as escolas estão paralisadas, as unidades de saúde que já funcionam tão precariamente sem poder realizar o seu papel e as pessoas trabalhadoras, que são a maioria de dentro das comunidades estão impossibilitadas de circularem livremente para trabalhar?Unidade de Polícia Pacificadora – UPP, inauguradas em poucas áreas da cidade, antes tínhamos os chamados Postos Policiais Comunitários - PPC e o governo extinguiu alegando o não funcionamento, justificado por falta de efetivo ou seja, Policiais, para manter estas unidades. Creio que existe sim uma enorme propaganda eleitoral e a solução da segurança que é bom para a população fica na base da demagogia pura. Sabendo, sim de um enorme gasto de recurso publico para propaganda. Hoje em nossa região nem as autoridades possuem dados, condições e estruturas para acompanharem o número de delitos e assassinatos, devido também não terem policiais suficientes que permitam adentrarem nessas comunidades dominadas pelo tráfico ou pela milícia.
Recebi esta mensagem eletrônica: “mostrar detalhes 10:55 (2 horas atrás)

MORADORES DE SANTA CRUZ PEDEM SOCORRO: GUERRA ENTRE FACÇÕES JÁ LEVA 7 DIAS!


“Pedimos encarecidamente através deste e-mail, atenção para o bairro que moramos Santa Cruz, pois estamos passando por um momento muito difícil, que está sendo oculto pelo atual governo estadual e minimizado pela imprensa, pois a mais de uma semana estamos sendo ameaçados por traficantes terroristas que dão ordem de toque de recolher, que matam pessoas inocentes a luz do dia, todas as noites escuto muitas rajadas de tiros, a população está em desespero, a faculdade cancelou as provas, colégios fecharam, perdemos nosso direito de ir e vir, viramos prisioneiros dentro de nossos lares. Pedimos socorro por todos neste bairro.”

FALTA DE SENSIBILIDADE OU INCOMPETÊNCIA DA PREFEITURA?

Fico indignado pela falta de competência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, querendo realizar o serviço de construção da Clinica de Saúde da Família, mesmo sem profissionais para atender a população. Todos se esforçando o mais rápido possível para captar votos para seus candidatos não avaliaram o espaço necessário para o canteiro de obra, colocando em risco a população.
Estou admirado também pela falta de sensibilidade da Prefeitura em conceder assistência aos familiares ou simplesmente solidariedade aos parentes das vitimas, principalmente por parte da Coordenadora de Saúde local à Assistente Social Leila Marino, que é moradora da região e representa legalmente a Prefeitura na área da saúde. Sendo assim no meu entender teria obrigação de se fazer presente ao enterro da criança, já que no fundo a culpa pelo acidente foi proveniente de uma obra da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, espero que a mesma esteja se redimindo cuidando para que mãe e filha que ainda estão internadas tenham total assistência.

Engenheiros não vistoriaram muro que desabou e matou menino em Santa Cruz


Mesmo após choque de um caminhão, estrutura não foi inspecionada. Mãe da vítima corre o risco de ficar paraplégPOR ISABEL BOECHAT
Rio - O muro que desabou e matou o menino David Costa da Silva, 4 anos, quarta-feira em Santa Cruz, não foi inspecionado nem após ser atingido por um caminhão, há 30 dias. Os engenheiros da empresa Volume Construções, responsáveis pelas obras no terreno, confessaram a negligência. A polícia investiga também se manilhas que estavam apoiadas na estrutura contribuíram para sua queda. Sônia Celita César da Costa, 44 anos, mãe da vítima, pode ficar paraplégica.

Parentes de David se emocionam no enterro do menino em Santa Cruz | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Os engenheiros prestaram depoimento quarta-feira, na 36ª DP (Santa Cruz). Eles confirmaram que não inspecionaram o muro após a colisão. Eles trabalham na construção de uma Clínica da Família, da Prefeitura do Rio, em terreno cedido pela Igreja São Benedito. O padre Marcos Andrade afirmou em depoimento que o espaço era usado como depósito de material de construção pela Volume Construções, que ergue uma Clínica da Família. A Secretaria Municipal de Obras sustenta que o acidente nada tem a ver com a empreitada e coloca a culpa no vento. Em nota, a secretaria afirma que “a constatação técnica preliminar é de que a Igreja construiu um muro (...) sem nenhuma coluna de sustentação, que teria sido derrubado com esforços transversais de ventos fortes (...) na região”.
Sônia, que fraturou a coluna e não consegue mover as pernas, ainda não sabe da morte do filho, enterrado ontem de manhã no Cemitério de Santa Cruz. Thaiani César da Costa, 7 anos, filha dela, continua internada em estado gravíssimo no Hospital de Saracuruna, em Caxias. Ela sofreu traumatismo craniano e corre risco de vida. Os outros três feridos na queda do muro já tiveram alta.

Irmão que escapou tem pesadelos

Na hora da tragédia, Sônia estava com os três filhos. O único que não se feriu, João Vitor Costa, 9 anos, ainda tentou remover as pedras que caíram sobre sua família. À noite, contam parentes, ele teve pesadelos. Gritava “ajuda, ajuda” várias vezes e se levantava da cama correndo. A família tenta apoio psicológico para o menino. Durante o sepultamento de David, a professora do menino, Carla Teixeira, se emocionou. Ela levou os desenhos que os colegas do pequeno fizeram para homenageá-lo. “Quando chegamos na sala de aula, as crianças já sabiam da morte e perguntavam por detalhes. Não agüentei e comecei a chorar. Me emocionei quando uma das alunas me entregou o desenho de um pirulito que queria dar para ele”.icaFonte Jornal O Dia 24.09.10

25 agosto 2010

QUEM SÃO OS SANTOS PROTETORES?


Não entendo como as Organizações Sociais, Sociedade Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM e IABAS, conseguem tanta proteção, uma não consegue colocar profissionais e pagar em dia a outra nem disputa contrato recebe de mão beijada a prestação serviço. Todo dia é publicado escandalos e ninguem faz nada, veja o exemplo ACIMA:
Adelson Alípio

Colégio Cristo Rei


Agora você pode realizar seus sonhos aprendendo Balé, Jazz, Judô; Escolinha de Futsal e Banda Marcial
aqui no Cristo Rei
Inglês, Espanhol e Informática em todas as Séries

Informações: Rua Santa Bárbara, n° 255 Bairro Farias - Paciência
Tels: 3314-8482 - 2409-2543

Colesterol


A palavra colesterol habitualmente tem sentido negativo por ser associada imediatamente à doença e, sempre considerada vilão, verdadeiro inimigo do ser humano. Entretanto, o colesterol é essencial à vida só em excesso, pode prejudicá-la. Sua maior parte é produzida pelo fígado e o restante ingerido através dos alimentos ricos em gordura animal. É imprescindível para a composição estrutural das membranas celulares, e necessária na formação de hormônios.
Há dois tipos de colesterol: O HDL tem a função de limpeza das células. Seu trabalho é retirar a gordura e ajudar o organismo a eliminá-la. Motivo pelo qual é conhecido pelo colesterol bom.
O papel do mal pertence ao LDL, que faz exatamente o contrário, traz a gordura de volta para o sangue. Essa gordura, quando em excesso, forma placas na parede das artérias, chamadas de ateromas.
Se o problema não for resolvido a tempo, a circulação fica prejudicada e, por falta de irrigação em determinados órgãos podendo ocorrer infarto, acidente vascular cerebral (conhecido como derrame), ou gangrena, etc.
O colesterol alto não apresenta sintomas e somente é descoberto por acaso, quando o indivíduo resolve fazer check-up ou quando ocorre uma complicação grave.
Quem tem colesterol elevado precisa tratar-se com médico. Isso é necessário para reduzir o risco de sofrer um problema cardiovascular.
Você sabe o seu risco de ter um problema cardiovascular?
Faça seu check-up.Internet

O tumor da próstata é um dos mais frequentes no homem, representando uma importante causa de morte.


No entanto, o número de mortes por este tipo de cancro está bastante abaixo do número de novos casos diagnosticados, o que significa que esta doença é bastante tratável e/ou que tem uma evolução muito arrastada, muitas vezes acontecendo que o doente com cancro da próstata acaba por falecer de uma outra causa, especialmente se for mais idoso

Sendo uma doença pouco habitual antes dos 50 anos vai, contudo, aumentando significativamente a sua ocorrência com o avançar da idade. Também com a idade o comportamento da doença tem tendência para se modificar, justificando que as terapêuticas indicadas sejam diferentes e adaptadas à circunstância específica.

Há formas de prevenir o cancro da próstata?

Como em todas as doenças oncológicas, existem alguns factores que podem ser considerados como tendo uma acção preventiva.

O estilo de vida e a dieta parecem ter, de algum modo, uma influência preventiva. Uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas A, D, E e selénio, que podem ser encontrados na dieta mediterrânica (pão, cereais, fruta, cenoura, espinafres, melancia, alho e cebola), tomate cozinhado e vinho tinto parecem ter algum papel protector contra o cancro da próstata.

O diagnóstico precoce é, contudo, fundamental, como em todas as doenças oncológicas, pois aumenta as possibilidades de maior sucesso nas terapêuticas.

O rastreio do cancro da próstata é controverso. Algumas organizações recomendam, a realização de toque rectal e o doseamento do PSA (antigénio específico da próstata), a partir dos 50 anos.

Todas as doenças da próstata são malignas? Não.
Os tipos de patologia prostática mais frequentes são:

* Infecção ou prostatite: situação de infecção da glândula, que se manifesta por grande dificuldade em urinar, ardor ou dor à micção, febre e queda do estado geral, por vezes de surgimento súbito que obriga a terapêutica com antibióticos. É, por vezes, o primeiro sinal de doença prostática.
* Hipertrofia benigna da próstata (HBP): uma patologia que surge a partir dos 50 anos. É uma doença benigna que tem como consequências a diminuição do jacto urinário, urinar frequentemente e em pequenas quantidades de dia e de noite, urgência miccional ou mesmo grande dificuldade em começar a micção, podendo mesmo chegar à retenção urinária (impossibilidade de urinar) e levar à algaliação. Trata-se da doença mais frequente da próstata, benigna, que pode requerer tratamento médico ou cirúrgico.
* Cancro da próstata: em fase inicial não tem qualquer sintoma, podendo ser detectado em associação com um quadro de HBP ou porque em análises de rotina foi detectado um aumento de valores de PSA ou alteração do toque rectal que leva à realização de uma biopsia prostática.

Quais são as características principais do cancro da próstata?

A quase totalidade dos casos de cancro da próstata é um carcinoma.

Entre diversas características que se podem encontrar no carcinoma, salienta-se a semelhança que ainda existe, ou não, entre o tumor e a glândula prostática de onde se origina. O grau de semelhança é medido pelo chamado score de Gleason: um Gleason baixo significa que o tumor é mais semelhante à glândula prostática, enquanto um Gleason alto (máximo 10) significa o contrário. A um Gleason baixo corresponde habitualmente um melhor prognóstico. Fonte Internet

PROGRESSO OU CRIME PARA POPULAÇÃO?


Será que a construção da Companhia Siderurgica do Atlantico - CSA, veio trazer um progresso economico para a região, através de empregos ou vem trazendo desgraça para o nosso povo? Esta grande siderurgica ainda nem começõu a funcionar em pleno vapor e já vemos o aumento de doenças provocados pelo pó que sai desta empresa. Inauguraram uma UPA na Região, não é construindo uma Unidade de Pronto Atendimento na reta João XXIII, que iremos solucionar o verdadeiro caos que irá se implantar no fututo como também no trânsito com a poluição sonora e ambiental. Teremos é que ter a garantia desta industria de empregos ténicos e saúde para a população desta região. Para isso condições dos nossos jovens se qualificarem e que a Unidade de Saúde implantada funcione adequadamente. Hoje teremos que avaliar se compensa para o nosso futuro.
Portanto povo de Santa Cruz vamos nos mobilizar para cobrar da Siderurgica e das autoridades os nossos direitos a saúde, educação e qualidade de vida. Não espere por salvadores da patria ou politiqueiros, que só querem hoje o seu voto. Adelson Alípio

País pode integrar pesquisa do acelerador de partículas


O Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) e o Brasil iniciaram oficialmente as negociações para que o País passe a fazer parte da entidade. A meta é a adesão já em 2011. Ontem, a cúpula da maior instituição de pesquisa do mundo teve seu primeiro contato com o grupo de especialistas brasileiros que vai liderar o processo. A adesão deve custar anualmente US$ 10 milhões (cerca de R$ 17,6 milhões) ao País.

O Cern esteve envolvido na criação da internet e atualmente desenvolve o que está sendo considerado o maior experimento de física da humanidade, com o acelerador de partículas LHC. O objetivo da experiência é repetir as condições do universo após sua criação, há 14 milhões de anos.

Ontem, em uma conversa telefônica entre o diretor de Relações Internacionais do Cern, John Ellis, e o chefe do grupo de trabalho criado pelo governo para negociar a adesão, o pesquisador Ronald Cintra Schellard, ficou estabelecido que o Brasil será convidado para uma missão em setembro, em Genebra, para negociar os termos da adesão. O Cern estima que a candidatura brasileira deva ser alvo de uma votação em meados de 2011. Países como Índia e outros emergentes também buscam a adesão.

Cerca de cem brasileiros participam de projetos relacionados com o acelerador, mas de forma externa. São pagos, em sua maioria, por centros de pesquisa das principais universidades do País ou contratados por centros estrangeiros. O Brasil também fornece alguns equipamentos do LHC, como um chip com a capacidade de absorver a irradiação gerada pelos choques de partículas. Cientistas brasileiros ainda poderão acompanhar a coleta de dados realizados a partir dos choques, pois parte dos computadores do Cern estão no Brasil. Internet

O trem brasileiro que flutua


O sistema de levitação magnética não é exatamente uma novidade. Desde a década de 60 em alguns congressos já se discutia a sua utilização prática no sistema de transportes. No entanto, só no final do século passado foi possível colocar em prática os primeiros testes com a tecnologia.

Desde janeiro de 2004, uma linha com trinta quilômetros de extensão localizada na cidade chinesa de Xangai está em operação comercial. O Magelv de Xangai utiliza tecnologia eletromagnética alemã da Transrapid, pois está desenvolvido para atingir 450 km/h. levitando com supercondutores resfriados à temperatura do nitrogênio em estado líquido (-198 ºC) em uma via composta de imãs permanentes.

Nesse ponto o diferencial do projeto brasileiro é significativo. Quem explica é Engenheiro e doutor em Engenharia de Transportes Eduardo Gonçalves David. Ele é um dos inventores e titulares da patente do Maglev Cobra junto ao INPI. “Enquanto o Transrapid consome 1,7 kW/tonelada levitada o Maglev-Cobra não consome energia alguma. Se o criostato (tanque de nitrogênio) fosse um isolante perfeito o Maglev ficaria levitando eternamente”, explica.

Entretanto, como não existe este isolante perfeito, há um consumo de nitrogênio que se evapora. Porém o nitrogênio em estado líquido, um subproduto da produção de oxigênio líquido usado na indústria e em hospitais, é muito barato “Para UFRJ, por exemplo, custa R$ 0,79/litro - menos do que um litro de água mineral”, completa Eduardo.

Segundo ele, a questão chave para decidir quanto à melhor tecnologia depende do tipo de operação que se deseja. “Para alta velocidade a levitação eletromagnética revela-se melhor. Operando a 450 km/h, na eletromagnética o consumo de energia para levitar equivale a 5% do consumo total. Já operando na baixa velocidade o consumo de energia para levitar poderia chegar a 50%, o que se mostra vantajoso para o sistema baseado em supercondutores resfriados à temperatura do nitrogênio em estado líquido”, afirma.

Como funciona a levitação magnética

Diversas variáveis influenciam na composição da levitação magnética e, por isso mesmo, existem diversos maneiras práticas de aplicar este conceito. A versão proposta para o trem brasileiro é a Levitação Magnética Supercondutora.

A lógica do funcionamento é bem simples. Uma placa de cerâmica supercondutora, ao ser resfriada com nitrogênio líquido, produz o efeito de levitação sobre um imã de neodímio - um imã feito a partir de uma composição dos elementos químicos Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B). Internet

o batom


O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como os cintilantes, opacos, hidratantes ou gloss, a fim de atender aos mais diversos gostos.

O hábito de colorir os lábios tem raízes no Egito, pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios em 5000 a.C., potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios.

Mas o que tem nesse cosmético que fascina as mulheres no decorrer de milhares de anos? Além de ser facilmente aplicado e causar impacto, o batom é muito associado ao estímulo da feminilidade, como se fosse colocada em um tubo, acondicionada e codificada em cores.

O lábio rosado sinaliza juventude e capacidade de procriação. Na proporção que as mulheres envelhecem, a tendência dos lábios é ficarem mais finos e perderem um pouco a cor. O batom pode ser compreendido como uma tentativa de se parecer jovem e madura. É considerado o item de maquiagem que nunca sai de moda e mais valoriza a mulher, além de hidratar, proteger e formar uma camada protetora nos lábios contra alergias provocadas por partículas presentes no ar ou nas mãos.

Os batons ultrafixantes são os mais indicados para o dia, pois proporcionam uma textura mais natural. À noite prefira o gloss, com ou sem glíter, para dar um aspecto mais sofisticado, é muito indicado para quem tem lábios finos.

Ao comprar o batom atente para a composição, como, por exemplo, se contém substâncias hidratantes, filtro solar e uma consistência média.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Internet

JORNAL VITRINE - JULHO DE 2010

NOVA DIRETORIA DA FAM-RIO



Estou reeditando a nova Diretoria da FAM-RIO, apesar de já ter publicado na integra o e mail recebido por um membr da Diretoria. Na qual esqueceu de mandar o nome de um dos membros que para nós é um dos mais importantes, pois é da nossa região. Sr. Adão Garcia. Aproveito esta oportunidade para parabenizar os nossos companheiros conselheiros de saúde que fazem parte da diretoria, principalmente o meu amigo Helio Carlos Ferreira e Sr. Adão Garcia.
FAM-RIO FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO MUNICIPIO DO
RIO DE JANEIRO - FUNDADA EM 13/ 12/ 1992 - REGISTRO PESSOA JURÍDICA Nº 217.397
CNPJ: 68.738.251/ 0001-01

3° CONGRESSO MUNICIPAL ORDINARIO DA FAMRIO- GESTÃO : 2010 Á 2013

Cargo Nome Conselho Regional Presidente Márcia Vera Vasconcellos Sul 1º Vice Presidente Nelson Suarez da Mota Campo Grande
2º Vice Presidente José Germano da Silva Santa Cruz
Secretaria Geral Ivanilde Braga Marinho Bangú
1º Secretário Jaime Cerqueira Oliveira Campo Grande
Tesoureiro Geral Sergio Almeida Santos Campo Grande
1º Tesoureiro Helio Carlos Ferreira Santa Cruz
Administração e Capacitação de Recursos Cláudio Cruz Marques Bangú
Planejamento Ludugerio Antonio da Silva Bangú
Imprensa e Divulgação João Ricardo M. Serafim Leopoldina
Saúde Carlos Alberto Alves Suburbana
Habitação e Saneamento Nelson Carlos de Oliveira Leopoldina
Direitos Humanos e Cidadania Wilma Costa Ilha do Governador
Transportes Ângela Maria de Sá Suburbana
Educação Nilton da Silva Auxiliar
Meio Ambiente e Urbanismo Regina S.F.A. Charadia Sul
Formação de Política Comunitária Paulo Cesar de Oliveira Auxiliar
Defesa dos Direitos do Consumidor Aldenora S. Alencar Jacarepaguá
Defesa da Criança e do Adolescente Tainá Tabon Barri m Jacarepaguá
Terceira Idade Alberto A. de Oliveira Jacarepaguá
Defesa dos Direitos da Mulher Ana Maria Tinelli Norte
Esporte e Lazer Adão Garcia Santa Cruz
Cultura e Patrimônio Histórico Márcia Helena Souza Norte
Assuntos de Geração de Trabalho Renato Moura Oliveira Bangú
Política Externa Marcus Vinicius O. Machado Centro

Palavra Pastoral



Liderança e Aconselhamento


Freqüentemente nos deparamos com pessoas sofrendo algum tipo de transtorno emocional ou doenças psicossomáticas, paralelo a esta realidade enfrentamos rejeição por parte de alguns evangélicos para tratar estas pessoas com a ajuda da psicanálise. Sei que o atendimento psicanalítico e o aconselhamento não são tão simples assim, mesmo porque há distinção entre elas, mas vejo que conhecendo um pouco da personalidade humana a luz da Psicanálise, o aconselhamento alcançará resultados surpreendente. Aconselhar não é tão simples assim, cada caso tem que ser analisados nas suas particularidades. Tornasse imprescindível inclusive que todo conselheiro seja um bom exemplo, (resolvido), pois quem tu és fala mais alto do que você diz. Neste pequeno trabalho não tem como esgotar o assunto devido a sua extensão, mas tentarei abordar alguns pontos importantes. No aconselhamento não há um remédio único, o que serve para uma pessoa nem sempre serve para outra. Aconselhar requer habilidade para ouvir sem interromper.
I. Há varias áreas onde o aconselhamento pode ser desenvolvido:
· Aconselhamento pré-matrimonial
· Aconselhamento matrimonial
· Educação infantil
· Aconselhamento pastoral
· Aconselhamento psicológico
· Aconselhamento profissional
a) Definição
Aconselhamento pode ser definido como: Fornecer informações, dar conselho, criticar, elogiar, encorajar, apresentar sugestões e interpretar o significado de comportamentos.


PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Terça Feira - Culto de Ensino às 19:00 - Quarta Feira - Seminário Teológico - 19:00 - QuintaFeira - Consagração Ás 09:00 hs. e Culto da Vitória às 19:00 hs. Aos Sábados Seminário Teológico às 09:00 - Domingo- EbD Ás 09:00 hs. Culto de Louvor e Adoração a Deus às 19:00

Informações:
Av Cesário de Melo, 11615 - ou pelo tel- 21 2406-3135

AINDA TEMOS SALVAÇÃO!


Pela primeira vez houve um pronunciamento assinado pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – Dr. Hans, para manifesta-se contra um relato feito por mim a respeito da Audiência Pública no Ministério Publico. Graças a essa do Dr. Hans, que é também Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, recebi dezenas de cópias de emails enviados ao Secretário de Saúde apoiando o meu posicionamento. Agradeço a todos mais infelizmente só posso publicar um deles:
Prezado Dr. Hans:
Recebi o seu e-mail de 30/6/2010. Pela primeira vez, “ipsis literis”, se apresenta como Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Coisa rara, pois nunca vi V.Sa., nas Reuniões do Conselho Municipal de Saúde, onde faço parte da Comissão Executiva, a não ser para pronunciamentos, esporádicos, ex-cátedra. Mas, justiça seja feita, se fazendo representar nas nossas reuniões, pela Dra. Ana Schneider, que além de seus conhecimentos técnicos e simpatia, a bem da verdade, com todo respeito, aos meus olhos, fotografa melhor que V.Sa. Felizmente.
Mas, Presidente, permita-me algumas observações na essência do seu substancioso e-mail, antecipadamente, agradecendo a função desempenhada de *”paizão”*, defendendo-nos de um suposto comentário, pouco ortodoxo, de um companheiro, sobre o encontro dos Presidentes de Conselho, com o Ministério Público.
Nesse comentário, de que houve inverdades ditas por Conselheiro, nesse caso, posso estar enquadrado, porque fui desmentido por um Conselheiro, que estava na Mesa, que não era verdade quando afirmara que nos meus dois períodos na Presidência do Conselho Distrital de Saúde da AP-2.1, nunca tivera sala adequada, secretária, telefone, etc, etc. Justamente, dito por quem me ofereceu seu escritório particular, em Copacabana, ao me ver naquela situação aflitiva, que não pude aceitar, por razões diversas. Trata-se de uma pessoa correta e meu amigo, que só posso creditar essa falha de memória, pela emoção de estar debatendo, sobre saúde, num lugar tão especial, como é o auditório do Ministério Público.
Por lei, somos integrantes de um Conselho, onde profissionais e usuários ingressam pelo voto direto dos pares da área onde atuam, e, ainda se submetem a outro escrutínio, disputando o voto dos pares de todas as áreas que compõem o Conselho, enquanto V.Sa. entra, com todas as benesses do cargo, pela porta privilegiada da vontade do Prefeito da Cidade. Pela sua formação acadêmica de gestor, não aceita, que, por lei, somos colegas de um Colegiado, com prerrogativas até maiores, porque votamos sempre, enquanto V.Sa o faria, eventualmente, para desempatar, se lá comparecesse.
Outra observação pertinente, é quando dá a entender que fez o favor de receber, em seu gabinete, o colega Conselheiro Distrital, Adelson Alípio, uma liderança do nosso Movimento, quando, na qualidade de verdadeiro democrata, que se diz ser, o seu gabinete deveria estar permanentemente aberto a todos os seus colegas do Colegiado. Mas, também, não aprovamos a sua perspectiva de Senhor Feudal, que tudo pode, com poderes divinos de condenar e/ou absolver os seus súditos. Nós, do Controle Social temos consciência que fazemos a nossa parte, *sem remuneração*, como uma família voltada ao bem público, diferente de V.Sa., que, pode ter os mesmos princípios, mas diferencia, por ser *bem remunerado*.
V.Sa., eu e outros companheiros, temos formação universitária. Entretanto, os Usuários, modestamente entre os quais me incluo, muito nos orgulhamos de uma maioria, colegas nossos, diplomados pela “Universidade sem Muro”, que tanto nos encantava a sua divulgação, pelo saudoso educador Gilson Amado, cujos diplomas provinham do aguçado ouvido capaz de ouvir o clamor da vóz rouca do povo humilde da rua, e, onde os gestores, diplomados nas Universidades convencionais, deveriam estagiar, antes de ocupar cargos públicos. Certamente entenderiam que somos marinheiros de um barco, que se desloca do seu rumo, ao navegar no mar revolto de uma saúde, administrada com muitos equívocos.

Atenciosamente,


Milton Lima
Conselheiro da Comissão Executiva do
Conselho Municipal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO FARMACÊUTICO



Fiquei honrado em participar no dia 10 de junho de 2010 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro da Audiência Pública sobre “A Função do Farmacêutico na Sociedade”, convidado pelo meu amigo Francisco Cláudio – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio de Janeiro e Membro da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro, ele foi o grande mentor do evento, sendo apoiado pelo Vereador Carlos Eduardo – Presidente da Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social. A Audiência foi prestigiada também pelo Sr. Davi Salvador – Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Sra. Marli Alves Marinho e Dr. Alexandre Romano – Membros da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro , vários sindicalistas e membros do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Parabenizo o amigo Francisco Cláudio e o Vereador Carlos Eduardo por terem conseguido realizar um evento de alto nível de discussão e com grande interesse dos profissionais e dos usuários. Adelson Alípio

CONDIÇÕES TÉNICAS NAS UNIDADES DE SAÚDE


Foi realizado dia 11 de junho de 2010, uma reunião entre os membros do seguimento de Usuários e Profissionais de Saúde da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro com o objetivo de solicitar informações dos responsáveis técnicos perante aquele órgão nas unidades de saúde do nosso município e sua legalidade, conforme a legislação em vigor.Presente a este encontro, Dr. Alexandre Romano, Farmacêutico Francisco Cláudio – representando os Profissionais. Jorge Mateus, Milton Lima e Marli Marinho – representando os Usuários e Dr. Pablo do Cremerj. Mediante pedido da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, ficou estabelecido que o CREMERJ irá realizar um levantamento de dados em todas as unidades de saúde do Rio de Janeiro e encaminhará aos representantes do Controle Social da Saúde do Rio de Janeiro para que tenham esses dados elaborando possíveis questionamentos as devidas autoridades.

Relato de um conselheiro de saúde do RJ


Estou envergonhado com o que estão fazendo com o Controle Social na Ap 3.3. A covardia, falta de respeito, ilegalidade se instalou na gestão de nossa área, somos conselheiros que oferecemos nosso tempo de graça para a Prefeitura do RJ, (serviço de relevância pública), e por isso não somos respeitados. Conselho de Saúde tem que existir por determinação da lei do SUS. A cerca de aproximadamente sessenta dias 18 de maio, fomos comunicados extra oficialmente que o posto de saúde Alice de Toledo Tibiriçá em Irajá onde funcionava a sala do Conselho de saúde seria totalmente desativado e os bens tanto mobiliário como pessoal estariam sendo aglutinados no Hospital Francisco da Silva Teles que fica ao lado. Pasmem? Nem a diretora do hospital sabia. Ordem dos dirigentes da OS (organização social), o Coordenador pediu desculpas pela falha de comunicação? Os mobiliários documentos e toda a vida administrativa do Conselho, pasmem! Estão guardados no almoxarifado do hospital. A proposta do Coordenador de Área seria de estar retornando com o conselho após as obras prontas isso em 40 dias; que ficou desmentido pela engenharia da Os, pois não constava sala alguma para o Conselho na planta; mais uma vez desculpas do Coordenador e estaria oferecendo uma sala no então possível apropriação do Iaserj Madureira após as obras que nas duas situações encontrassem paradas, ou por falta de verbas, planejamento e outra por todos sabem, irregularidade dos diretores das OSs que até presos foram, esses são os parceiros da nossa Prefeitura? Na ultima reunião foi nos oferecido uma sala no nosso mais ou menos hospital público Ronaldo Gazola (Acari), que felicidade! Pasmem? No subsolo do centro de cidadania localizado a frente do hospital, quero lembrar que o conselho é de todos os cidadãos e que relato de alguns lideres comunitários que compõem ou participam do conselho tem dificuldades de circulação naquela área, e isso não é particularidade da nossa AP 3.3; É assim em todo Rio de Janeiro; Sendo assim não podemos estar em local de possível exclusão de usuários do controle social. Por isso optamos sempre por local de grande circulação único a todos. Em reunião acontecida entre a Coordenação da AP 3.3, Conselho de saúde, e Subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência Drº João Luiz Ferreira Costa, foi garantido uma sala no Francisco da Silva Teles, que é destinada ao próprio. Pasmem? Não foi garantido ainda porque a Diretora da unidade não estava na reunião? Na hora da OS adentrar ao hospital a diretora também não sabia! E mais grave nem Dr João que responde pela Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência? Tudo é empecilho para o Conselho com raras exceções. Nós ainda queremos acreditar que esta secretaria de Saúde e Defesa dos CIVIS (cidadãos) não seja conhecedora de 1/3 das coisas que estou relatando agora. Hospital Francisco da Silva Teles sem médicos, emergência da Policlínica Augusto Amaral Peixoto que não funciona segunda, quinta, sexta, sábado e domingo por falta de médicos, e agora também deverá ser dividida pela OS. Onde foi discutido isso com o Conselho? Unidades sem medicamentos, aparelhos sucateados e quebrados, falta realmente um compromisso de ordem pública para o público; Se não bastasse a sala o Cerest 3 (Centro regional de saúde do trabalhador na área da AP 3.3 noticiado em primeira pagina do DOM-RJ em Dezembro, foi despejada de sua sala sem que houvesse outro espaço prometido pelo Coordenador em reunião com membros e Coordenadora de Saúde do Trabalhador do RJ, documentos de usuários de AIPC( Acidente instrumento pérfuro cortante) estão junto com os mobiliários amontoados em um cantinho da sala administração do CMS, Clementino Fraga e o serviço desativado obvio! Os conselheiros estão desamparados, humilhados, envergonhados e desrespeitados estamos de mãos atadas, mas graças a DEUS de língua, olhos, ouvidos e pernas livres. É isso que faz toda a diferença. O Coordenador de saúde da área AP 3.3 não mede esforços para tentar alocar o Conselho com a infra-estrutura básica necessária para o trabalho do CODS, mais todas sem êxito até o momento. No dia 01 de julho assumimos a proposta do Coordenador que nos ofereceu espaço físico na sua sala e mesa para os expedientes administrativos que o CODS necessitasse. Conselheiros de saúde despacharam da própria sala da CAP 3.3
Solicitamos providencias até a próxima reunião ordinária do CODS 3.3 mês de julho 2010.
Tenho certeza que unidos somos fortes e saberemos nos unir em prol de um bem comum.
Votos de melhores dias, pois depois da tempestade vem a bonança.
Paulo Murilo de Paiva - Conselheiro Distrital de Saúde da AP 3.3

ATENÇÃO! MUITA GENTE TEM QUE ENGOLIR


Não adianta, os atos de tentativa de intimidação e pressão de alguns indivíduos, vou continuar publicando o meu pensamento a respeito da saúde disponibilizada em nossa cidade, enquanto a nossa Constituição Federal garantir o livre pensamento de opinião. Quem estiver incomodado poderá legalmente impetrar ações na justiça e não utilizar-se de covardia por meio ilegal para acobertar interesses diversos.

Adelson Alípio


Exercitando o direito
a cidadania Contatos:Tel 7845-8745 Email: adelsonalipiosaude@ibest.com.br

RECURSOS DO RIO FICAM EM SÃO PAULO

Por pura falta de interesse e competência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro os impostos que deveriam ser recolhidos pelo tesouro de nossa cidade estão sendo recolhidos pela Cidade de São Paulo, assim como a venda de diversos produtos que poderiam estar sendo vendidos por empresas cariocas, estão sendo vendidos pelas empresas paulistas ao nosso município, contribuindo com o desenvolvimento de São Paulo. Este fato é comprovado através da contratação das Organizações Sociais IABAS e SPDM, que emitem as suas Notas Fiscais de Serviço no Estado de São Paulo e realizam suas compras nos estabelecimentos paulistas para abastecer as unidades de saúde do Rio de Janeiro. Pergunta: Será que no Rio de Janeiro não existem empresas com competência em disputar concorrência para vender produtos básicos como: papel higiênico, papel toalha, etc ? Creio que o motivo principal da emissão dessas Notas Fiscais paulistas é exatamente que aqui no Rio de Janeiro só existem possivelmente instituições de fachada, principalmente as Organizações Sociais paulistas, não existe aqui no Rio, Departamento de Compras, Diretoria,Tesouraria, Departamento de Recursos Humanos etc.

CARNAVAL TAMBÉM É SAÚDE


O nosso amigo conselheiro de saúde Paulo José Batista, conhecido como “Paulo Manguariba”, Presidente do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Mocidade Unida de Manguariba, estará apresentando no Carnaval de 2011 o enredo “Na era do aquecimento Global”. Manguariba faz um alerta mundial que estará sendo coordenado pelo carnavalesco Cláudio Fontes.Paulo Manguariba, convida todos os sambistas e interessados num evento saudável e alegre para participar deste Grande Carnaval na quadra de ensaio do bloco que fica na Rua 18 nº. 10 no Conjunto Manguariba, no final da Estrada de Manguariba.
Paulo muita saúde e sucesso no Carnaval de 2011!

ALERTA DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

“Um grupo de Conselheiros Municipais, participou no ultimo dia 30 de Junho, de um curso de capacitação de Conselheiros de Saúde no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em parceria com a Controladoria Geral da União, onde diversos temas foram apresentados e debatidos pelos presentes. Um tema, como não poderia deixar de ser abordado. Foi o da SAÚDE. Os questionamentos apresentados aos palestrantes, serviram para que o debate, chamasse a si os conselheiros, pela responsabilidade, da forma com que devem proceder, e uma diferença latente existente entre os procedimentos que vêm sendo adotados pela SMSDC, e o que tem sido pleiteado nas reuniões do Conselho Municipal, principalmente quando o assunto vem tratar de Organizações Sociais. A clara falta de transparência vem a tona. A transformação de unidades básicas já existentes em Programa da Família, contraria a lei, onde novas unidades é que poderiam ser OSs e isto é reconhecido até por membros gestores conselheiros de saúde, com unidades antigas sendo levadas a esta transformação, num claro desrespeito ao Controle Social, com desculpas diversas, sempre negando a verdade. Dinheiro público, meu, seu, nosso sendo entregue a pessoas que não respeitam minimamente o trabalhador e conseqüentemente suas famílias. O Controle Social deve e tem que procurar seus direitos. A fala é de parceria e se temos direitos, vamos buscar e lutar pelos mesmos. Vamos a Controladoria, ao Tribunal de Contas e onde for possível por nossos direitos. Vamos buscar quem é parceiro”. Citamos alguns deles Vereador Paulo Pinheiro, Vereador Reimont,Vereadora Andrea Gouveia, Deputado Estadual Paulo Ramos, Deputado Federal Carlos Santana, Rejane Almeida do Coren, Pablo do CREMERJ, Márcia Vera Presidenta da FAMRIO e diversos sindicatos.

PAINEL DA ENGANAÇÃO NO PEDRO II


O Tribunal Regional Eleitoral obrigou a direção do Hospital Estadual Pedro II a retirar a imensa propaganda que vinha sendo feita na edificação daquela unidade de saúde. Supostamente aquela Unidade seria para atender os casos de urgência e emergência, mais na verdade não vem cumprindo o seu papel já que falta de tudo para que os profissionais atendam adequadamente o usuário é percebido diariamente. Espero que no momento certo o povo, retribua todo carinho, atenção que vem recebendo dos responsáveis pela assistência na área da saúde.