Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

14 setembro 2006

História do Automóvel


História do Automóvel
e Carros Antigos
Primeiros automóveis da História, carros antigos, História do automóvel no Brasil, desenvolvimento da tecnologia automotiva, modelos de automóveis antigos
Lanchester 1897 : primeiro carro inglês
O primeiro veículo motorizado a ser produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo alemão Karl Benz e possuía um motor a gasolina. Depois foram surgindo outros modelos, vários deles com motores de dois tempos, inventado, no ano de 1884, por Gottlieb Daimbler.
Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte.
Os ingleses demoraram um pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes, tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série. Fonte: Internet

27 agosto 2006

POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO






Foi realizada nos dias 10, 11, 12 13 de agosto deste ano a “III Temporada Hípica do RPMont Cel Cony dos Santos” em continuidade à realização de um antigo sonho da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o qual começou a se materializar com a realização da primeira “Temporada Hípica” realizada no período de 15 a 17 de Outubro de 2004.A”Temporada” do ano passado, a segunda como evento de porte nacional em três décadas de existência do RCECS, traduziu-se em absoluto sucesso, como evento militar de natureza desportiva, ocasião em que houve o congraçamento das Policias Militares de várias Unidades da Federação, do Exercito Brasileiro e de várias entidades hípicas civís.Houve ainda, oportunidade de uma interação, de forma mais aproximada, com determinados segmentos da comunidade de um modo geral.Entretanto, a realização de tal evento carece, como todo evento esportivo de porte nacional, planejamento adequado onde estejam previstas todas as nuances e variáveis inerentes, sobretudo, o custo geral de tal empreendimento.Não se trata, este projeto, de um planejamento final do que se deseja fazer, mas sim, de uma referência estabelecida a partir de dados concretos e atualizada do que se realizou e do que se pretende realizar. Assim sendo, providências como confecção e distribuição de “Ante-Programas”, bem como divulgação do evento de modo geral, serão adotadas em momento certo e de forma oportuna.Criado Através do Decreto “E” n.2.920, de 06 de agosto de 1969, com a denominação 2o. Regimento de Cavalaria, a Unidade foi alojada, provisóriamente, na sede da Administração Regional de Campo Grande, ficando seus cavalos estabulados nas Fazendas Modelo e Marambaia, ambas em Campo Grande.Em 11 de maio de 1972, transferiu-se para as suas atuais instalações, na Av dos Estados s/n, Campo Grande. Em 02 de fevereiro de 1977, sob o comando do Cel PM Rebouças, passou a chamar-se Regimento de Policia Montada e: Por fim, em 13 de junho de 1986, veio a receber o nome atual, REGIMENTO CORONEL ENYR CONY DOS SANTOS, em justa homenagem ao seu primeiro Comandante, após seu falecimento, que o havia apelidado de “O MAGNÍFICO”.Atualmente o RCECS é responsável pelo policiamento ostensivo de uma àrea de 296 Km2, com uma população de aproximadamente 950.000 habitantes. Conhecidoos como os “Abas Largas de Campo Grande”, pelo uso de seu uniforme característico; o Regimento, além de apoiar várias outras Unidades em suas demandas (tropa de choque, grandes eventos e policiamento de praia), também cumpre sua nobre missão de preservação da Ordem Pública, através do Policiamento Ostensivo Geral Montado dignificando o pensamento de que”Sempre haverá uma Cavalaria”.Além do policiamento ostensivo, o RCECS realiza Escoltas a Cavalo, Guarda de Lanceiros e, ainda, atividades comunitárias como o projeto Equoterapia, para treinamento de pacientes com necessidades especiais, além, da realização de eventos Hípico-desportivos como foi a última realizada em 2005.O atual Comandante é o Cel PM Dario Cony dos Santos, filho do primeiro Comandante e fundador do Regimento, o qual, ostenta seu nome.A exemplo do que aconteceu no ano passado, fixou-se para o mês de agosto a realização da “Temporada”pois, entende-se ser o momento para o qual há tempo hábil para os preparativos, divulgação e captação de recursos a serem empregados na realização do evento.Ademais, tal período não traz significativos embaraços aos calendários da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), da Comissão de Desportos de Exercito (CDE), e da Sociedade Hipica Brasileira(SHB).Desta forma, o período ideal para a realização da “Temporada” foi de 10 a 13 de agosto do corrente ano.As provas hípicas aconteceram na Pista de Areia localizada no interior do RCECS.Assim, foi a programação:DIA 10 DE AGOSTO (QuintaFeira)19:00h - Reunião com os chefes de delegações e, após coquetel de recepção.Local Fazenda Marambaia (Campo Grande).DIA 11 DE AGOSTO (SEXTA FEIRA)09;30h - Solenidade de entrega da Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários.10:15h - Inauguração do Museu Coronel Enyr Cony dos Santos, anexo ao Salão Nobre do RCECS, seguido do coquetel.14:00h - Desfile de Abertura do III Concurso Hípico das Policias Militares em seguida Inauguração das Dependencias da Seção de Equoterapia.14:30 - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.15:00h - Prova 01 - Série Preliminar- 1,10m x 40m (tab C, Art 239, vel.350m/min).A seguir - Prova 02 - Série Principal - 1,20m x 1,50 Tab A, Art 238 - 2.1 vel. 350m/min).DIA 12 DE AGOSTO (SÁBADO)08:00h - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.09:30 - Prova 03 - Série Extra I - 0,90m x 0,90 (DT 036/CBHA seguir Prova 04 - Série Extra II - 1,00 x 1,20 (DT 036/CBH.-Prova 05 1,10 x x1,20 (Tab A, Art 238 - 2.2, vel.350m/min).Prova 06 - 1,20x1,50) (Tab A, Art 274 -” Cronômetro nas duas fases, vel. 350m/min”).DIA 13 DE AGOSTO (Domingo)09:00h - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.09:30h - Prova 07 - Série Preliminar - 1,10m x 1,20 (Tab A, Art 238 - 2.2, vel. 350m/min).A seguirprova 98 - Série Principal - 1,20 x 1,40(Tab A, Art 238 - 2.2, Vel. 350m/min).A seguir - Premiação Geral e Encerramento do III Concurso Hípico das Policias Militares.CONSIDERAÇÕES FINAISComo já citadono iniciodo Projet, este não tem a pretensão de ser um documento de planejamento conclusivo para o acontecimento da “III Temporada Hípica doRCECS”, mas uma referência inicial de todo um processo de trabalho que culminará com a realzação de um evento importante para a corporação e par a comunidade.E é com este espírito que nos apresentamos e nos comprometemos com o resultado final que não pode ser outro senão o total sucesso e a certeza da satisfação de nosso cliente maior: a Sociedade.“HAVERÁ SEMPRE UMA CAVALARIA”DARIO CONY DOS SANTOS - CEL PMComandante do RCECS.

31 julho 2006

Casa de Repuso Caminho da Felicidade (Abrigo de Idoso)





Para quem cai na miserável vida das ruas com frio e fome, sem teto, sem familia, sem remédios, existe muito pouca esperança. Só lhes resta a ajuda das pessoas muito especiais que ainda tem nobres sentimentos de caridade e solidariedade humana. A Casa de Repouso Caminho da Felicidade ( Abrigo de Idoso) com suas obras de ampliação já concluídas agora com quartos para casais idosos, (fotos à direita), é um dos poucos exemplos desta nobreza que preenche todos os requisitos. Prova do que relatamos, foi a contratação recente de uma fisioterapeuta formada em faculdade especializada para que os idosos pudessem ter um atendimento qualitativo seguro. Se você gostaria de ajudar esta instituição, entre en contato pelo telefone 3409-5913 - falar com Orlando.

Grande Festa Julina, muita animação, barracas, Bingo passeio etc., as fotos mostram que a cada mês os idosos da Casa são contemplados com atrações diferentes e assim o desejo de Orlando vai -se realizando.

Prefeitura do Rio lança Programa de Hospedagem Domiciliar

O Programa de Hospedagem Domiciliar, mais um serviço para atender aos cerca de 780 mil visitantes que estarão na cidade durante o Pan 2007, foi lançado nesta sexta-feira, dia 21, pela Secretaria Especial de Turismo/Riotur, em parceria com o Ministério do Turismo. A iniciativa vai possibilitar que famílias e empresas se pré-cadastrem no site www.rio.rj.gov.br/hospedagemdomiciliar e, dentro de padrões mínimos pré-estabelecidos, ofereçam aos hóspedes um serviço especial de estada.
Essa modalidade de recepção de visitantes, onde o hóspede utiliza um quarto na residência do anfitrião, compartilhando espaços da casa, já é largamente utilizada em países como França, Canadá, Itália, México e outros. Em países de língua inglesa (Grã-Bretanha, Austrália e Irlanda), ela é conhecida como bed and breakfast. No Brasil, a hospedagem domiciliar responde por 64% da capacidade hospitaleira da Ilha de Fernando de Noronha, por exemplo. O programa também é oferecido no Amazonas (Parintins), no Rio Grande do Sul (turismo rural) e no Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa (Rede Cama & Café).
Durante a fase de implementação, a iniciativa privada (formada por agências de receptivo, associações de anfitriões, centrais de reservas) será a responsável por organizar e efetivar a rede de hospedagem domiciliar. Caberá à Prefeitura proporcionar a estrutura necessária para a atividade, disseminando informações sobre esse serviço, repassando aos interessados dados como viabilidade econômica (estimação de receitas e despesas potenciais) e modelo de contratos; promovendo seminários e estabelecendo padrões mínimos de qualidade (condições físicas da residência e cuidado na manipulação de alimentos).
Os interessados em participar do primeiro levantamento de hospedagem domiciliar deverão preencher o formulário no site. De posse do material completo, será feita uma pesquisa de interesse que avaliará a demanda para esse tipo de hospedagem. Para que haja sucesso por parte daqueles que desejam se tornar anfitriões da cidade, é imprescindível atender aos requisitos: conforto oferecido pela residência aos hóspedes, preços acessíveis e serviço de qualidade, banheiro privativo, padrões de segurança, serviços de alimentação e limpeza de qualidade, entre outros

No dia 19 de julho, no 27º Batalhão de Policia Militar, aconteceu a posse solene da nova executiva do CCS-AISP27 - Conselho Comunitário de Segurança


No dia 19 de julho, no 27º Batalhão de Policia Militar, aconteceu a posse solene da nova executiva do CCS-AISP27 - Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada de Segurança Pública 27, tendo sido os investidores o Comandante do 27º BPM, o Ten.Cel. PM Aurélio Lopes e o títular da 36ª Delegacia Policia, o Dr. Nerval.
A nova executiva que foi empossada neste ato solene, é formada por: Presidente - Dr. Claudionor de Aguiar, Vice - Vírginia Solange da Silva, 1ª Sceretária - Dra. Elenice Ferreira de Souza, 2ª Secretária - Maria da Conceição Alves Costa, Diretor Social e de Assuntos Comunitários - Dr. Rui Tomé de Souza Aguiar e a Comissão de Ética formada por: Dr. Milton Ottan e Dr. Lincoln Tomé de Souza Aguiar.

28 julho 2006

HOSPITAL DE ACARI


O Seminário a respeito do Hospital de Acari – Ronaldo Gazolla, realizado no dia 13 de julho de 2006, pelo Conselho Municipal de Saúde no CIAD, foi muito esclarecedor para os conselheiros.
A apresentação da Drª Anna Butter não revelou nenhuma novidade e sim a confirmação do grande investimento com recursos financeiros do poder publico naquela unidade, querendo hoje convercer o Controle Social a viabilidade da entrega deste patrimônio publico a iniciativa privada sem qualquer garantia de comprometimento com as normas do Sistema Único de Saúde, possibilitando que os empresários da saúde fiquem cada vez mais ricos sem nenhum esforço.
A melhor parte do Seminário foi a verdadeira "aula" do Dr Valmi Pessanha, realmente ele fez uma explanação competente, convincente e segura a respeito do Orçamento dos governos federal, estadual e municipal. O Dr. Valmi, como estudioso foi exemplar e coloca como poucos as suas idéias e pensamentos, vêm acompanhando o desenrolar na área da saúde há vários anos e contribuiu com sua inteligência privilegiada para vários Secretários de Saúde, sempre como técnico competente.
Hoje o Dr. Valmi, ocupa função de Subsecretário de Política de Saúde e tem por obrigação defender os interesses do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, esperamos que a sua competência técnica não seja comprometida pelos interesses politicos.
O resumo da dificuldade da abertura do Hospital de Acari, foi colocado claramente pelo Presidente do Sindicato dos Médicos Dr Jorge Darze, que apresentou como o sindicato ganhou a liminar para suspender o edital de concorrência daquela unidade, deixou claro que enquanto não se resolver a questão de pessoal (recursos humanos) na Secretaria de Saúde, nunca teremos como resolver o caos instalado nas unidades de saúde do Rio de Janeiro.
O Presidente do Conselho Distrital de Saíde da AP 5.III – Adelson Alípio, colocou a necessidade de abertura urgente daquele hospital.

26 julho 2006

FALECIMENTO DA JORNALISTA HELLEN

A imprensa de nossa região fica mais pobre com a partida da companheira Hellen Mercy. Sua participação sempre ativa em defesa da mídia alternativa e da valorização dos eventos produzidos em nossa região.
A Jornalista Hellen Mercy, faleu, no dia 26 de julho de 2006, por volta dás 19 horas.
A imprensa divina ganha uma excelente profissional!

25 julho 2006

NASCE A MÍDIA COMUNITÁRIA



É a instituição que esta sendo formada por iniciativa da equipe dos jornais: Real Notícias e Vitrine, afim de desenvolver projetos de capacitação a crianças, jovens e adultos, na área de comunicação comunitária e outras e canalizar as ações das comunidades na imprensa da região, formando assim um elo, entre quem realiza e quem divulga. A Assembléia de fundação e eleição da diretoria, foi no dia 13 de junho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.III e foi presiddida pelo idealizador da instituição Paulo Mendonça e secretariada pelo diretor do Jornal Vitrine, José Reanto.

A diretoria eleita foi empossada na mesmo ato, e foi o investidor da posse o Jessé Cardodo, que é o Presidente da Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste e diretor do Jornal Folha da Terra. Formam a diretoria da MÍDIA COMUNITÁRIA as seguintes personalidades: Paulo Mendonça - diretor geral. José Renato - diretor administrativo, Adalgisa Castro diretora financeira, Edna Lima - diretora de comunicação e Miguel Jacob - diretor jurídico. O Conselho Fscal é formado por: Adelson Alípio, Celeste Cardoso da Silva e Genita Corrêa Lemos, e os suplentes são: Canarinho de Sepetiba, Marly Mattos e Velho Dudu.A primeira parceria da instituição já esta sendo firmada com a FAMA - Faculdade Machado de Assis, para viabilizar um espaço para sede de trabalhos e dos encontros comunitários.