Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

22 maio 2010

A BRIGA DE BRASILEIROS E URUGUAIOS EM 1959

No sul-americano de 1959, disputado em Buenos Ayres, o Brasil era campeão mundial e apontado como o dono do melhor futebol do mundo, os jogadores não resistiram as provocações dos uruguaios e, no estádio Monumental de Nunez, revidaram violentamente as agressões, ultrapassando em muito qualquer expectativa.
Na partida contra o Uruguai, que teve dois conflitos generalizados, a seleção brasileira ainda teve o gosto especial de vencer por 3x1, três gols de Paulinho Valentin, depois de perder o primeiro tempo por 1x0. O Brasil não foi campeão porque, na decisão empatou com a Argentina em 1x1, resultado que deu o titulo aos donos da casa. Em compensação, nunca mais os uruguaios botaram banca contra os brasileiros.
Naquela noite o Brasil precisava vencer de qualquer maneira. Feola colocou em campo Castilho. Djalma Santos. Belini. Orlando e Coronel. Formiga e Didi. Garrincha. Almir. Pelé e Chinezinho. Os uruguaios jogavam com Leivas. Silveira e William Martinez. Davoine. Gonçalves e Mejia. Borges. De Marco. Douksas. Sasia e Escalada. O jogo começou difícil, com jogadas ríspidas de lado a lado e com ataques esporádicos. Por volta dos trinta minutos, uma bola é lançada na área uruguaia. Almir saltou com Leivas e William Martinez e, na queda, pisou o estômago do goleiro uruguaio. Pelé correu e abriu os braços para mostrar ao juiz que nada havia acontecido, não tirando o olho do que fazia Almir, jogador de gênio explosivo.
Aí começou o tumulto: por trás, inesperadamente, Gonçalves e Davoine chutaram Pelé, que revidou. Neste momento, William Martinez partiu em direção a Pelé, mas foi derrubado por Mário Américo. Caído no chão, atracado com o massagista brasileiro, Martinez foi chutado por Pelé e Coronel. Com o conflito generalizado, Gonçalves saiu a caça de Chinezinho. No meio do caminho, porém, teve a má sorte de enfrentar Paulinho Valentin que saíra do banco de reservas. Paulinho deu um soco violentíssimo que derrubou Gonçalves. Belini teve o ombro deslocado. Castilho um corte no supercílio e Orlando perdeu dois dentes.

Quando a policia argentina conseguiu separar os brigões, o juiz chileno Carlos Robles expulsou Almir e Orlando do Brasil, Davoine e Gonçalves do Uruguai. Com nove jogadores de cada lado, o jogo ficou mais difícil. Mas. aos 36 minutos, Escalado abriu a contagem para os uruguaios. No segundo tempo, Vicente Feola resolveu arriscar. No lugar de Castilho que ainda estava tonto, colocou Gilmar. Trocou Coronel por Paulinho Valentin com a função de jogar na área, e tirou Garrincha colocando Dorval. O resultado foi fulminante. Paulinho empatou aos 17, fez o segundo aos 37 e ainda marcou o terceiro aos 44 minutos dando a vitória ao Brasil no peito e na raça.
Assim que Carlos Robles apitou o final do jogo, um grupo de jogadores uruguaios cercou Belini no centro do campo. Sasia estendeu a mão para Belini, prometendo cumprimenta-lo. O capitão do Brasil deu a mão direita e Sasia com a mão esquerda acertou-lhe um tremendo soco no rosto. Mas não teve jeito de fugir, surgindo, não se sabe de onde, Didi apareceu voando e caiu de pés juntos em cima do uruguaio. E começou tudo de novo. Mais socos, pontapés e dentes quebrados. Com a nova intervenção da policia, finalmente, brasileiros e uruguaios se separaram e foram para os vestiários. Assim, terminou aquilo que foi chamada “A Batalha do Rio da Prata”. Fonte Internet

TOLERÂNCIA ZERO

1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam: - Você tá dormindo?- Não, tô treinando pra morrer!
2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: - Ta com defeito?- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.
3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nessa chuva?- Não, vou sair na próxima.
4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta: - Acordou?- Não.
Sou sonâmbulo!
5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está?- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!
6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA) - Você tomou banho?- Não, mergulhei no vaso sanitário!
7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: - Vai subir?- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.
8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz: - Flores?- Não! São cenouras.
9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta: (ÒTIMA)- Tem gente?- Não! É o fantasma que está falando!
10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar:- Em dinheiro? ?- Não, me dá tudo em clipes! Fonte: Internet

1º ENCONTRO DOS ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM


A pedido de vários profissionais de saúde da nossa região o Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, realizou dia 26 de abril de 2010 o 1º Encontro de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Zona Oeste, estiveram presentes a ex. Presidente do COREN-RJ – Rejane Almeida, a Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro Marta Souza de Freitas dos Santos e o Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro Roberto Pereira.
Foi um encontro muito proveitoso tendo em vista o objetivo do evento que foi transmitir as normas, lutas e avanços da categoria. Avaliamos que foi apenas o primeiro passo que a categoria deu para a valorização e respeito aos seus trabalhadores, já que hoje temos uma desvalorização enorme por parte das autoridades, mesmo sabendo que a saúde não funciona sem esses profissionais. Pergunto: Você já viu algum programa de saúde funcionar sem os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Algum momento você já entrou num Posto de Saúde ou Hospital e não tinha os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Creio que o primeiro a lutar pela valorização da classe é a própria categoria não existe vitória sem sacrifício! Culpar os outros pelo seu próprio fracasso é fácil, trabalhar para que não exista exploração, humilhação e redução salarial é que é muito difícil.

HOSPITAL DO FUNDÃO


Afinal, é ou não uma unidade pública?

Estive acompanhando um paciente no Hospital do Fundão e fiquei com várias duvidas, entre elas afinal o hospital é ou não publico? Até então pensei que seria um hospital publico, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro e que teria convenio com o Sistema Único de Saúde para atender a população e servir de laboratório acadêmico aos alunos.
Mediante perceber que existe um setor chamado de 9D destinado a convênio privado e a particulares na mesma instalação do Hospital, onde existem condições privilegiadas para esses pacientes, verificando uma procura enorme, já que todos avaliam como um local que existe profissionais altamente qualificados e com larga experiência, creio que em sua maioria composta por servidores publico.
Espero que alguém explique afinal o que acontece neste Hospital publico para usarem a instalação e equipamentos públicos, construída com os nossos impostos para servir a interesses privados.Afinal, é ou não uma unidade publica?

NOVA REPRESENTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL NO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE


O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro elegeu dia 13 de abril a nova representação
no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é a conselheira Maria das Graça Silva Ferraz.
Desejo a ela sucesso e compreensão em sua jornada perante os companheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

AUDIÊNCIA PUBLICA NA CÂMARA


Parabenizo os Vereadores, Dr. Paulo Pinheiro e o Dr. Carlos Eduardo pelo empenho em conseguir a realização da Audiência Publica na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro no dia 19 de abril de 2010, cujo o objetivo foi debater a atual política de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.
Neste dia foram discutidos temas relacionados às Organizações Sociais, suas discrepâncias salariais, falta de recursos humanos e garantias trabalhistas no Programa de Saúde da Família e em todas as unidades básicas.
Quem presidiu os trabalhos foi do vereador Carlos Eduardo, que teve uma atuação brilhante insistindo nos esclarecimentos dos fatos, dando a oportunidade para todos apresentarem suas defesas e opiniões, houve até uma pessoa que foi muito criticada e questionada durante toda a audiência, mais quando perguntada se gostaria de responder os questionamentos, não aceitou apresentar suas defesas. Refiro-me ao representante da Organização Social IABAS – Dr. Eduardo Cruz, o mesmo ainda foi acusado de inúmeros procedimentos ilegais perante os seus contratados.
Neste evento presenciamos inúmeros questionamentos. O Vereador Paulo Pinheiro, como sempre embasado em dados técnicos fez as suas perguntas e não conseguimos obter respostas esclarecedoras por parte da equipe da Secretaria Municipal de saúde e Defesa Civil, estava presente além do Secretário Dr. Hans Fernando Dohman, Dr. Daniel Soranz e o Procurador Jurídico, a plenária estava praticamente toda ocupada por pessoas que ocupam cargos de confiança da Secretaria, que foram convocada pelo titular, creio que seria para contribuir em algumas duvidas apresentadas e isto não aconteceu, pelo contrário essas pessoas só servirão para bater palmas para o seu chefe.
Tivemos varias manifestações de sindicalistas, a mais expressiva foi a do Dr. Jorge Darze – Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, ele também não conseguiu que o procurador jurídico, esclarecesse os inúmeros procedimentos adotados pela Secretaria, que infringem a Constituição Federal, Lei Federal 8080 e 8142/90.
Presenciamos várias faixas contestando a presença de algumas organizações sociais sem nenhuma experiência no Rio de Janeiro: Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e Instituto de Atenção Básica e avançada à Saúde - IABAS que foram contratadas pela Prefeitura e que até agora só recebem recursos públicos e nada é feito de interesse dos servidores e da população, pelo contrário essas entidades vêm desmontando serviços que existia, piorando a cada dia a assistência básica na Zona Oeste.
Uma faixa chamou a atenção de todos, a reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde, feita através do SINTSAUDERJ, que pedem a efetivação dos ACS no Rio de Janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Lamento apenas ter assistido a falta de preparo de um indivíduo, que se dizia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o mesmo desrespeitou a presidência dos trabalhos, utilizando palavras grosseiras para tentar impor sua vontade.

PT DISCUTE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO


O Presidente do Conselho Nacional de Saúde – Francisco Junior, que também é petista, foi convidado pelo Diretório Estadual do partido para discutir o posicionamento da legenda perante a implantação das Organizações Sociais no Rio de Janeiro. O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, como sempre fez uma exposição brilhante em defesa do serviço publico e conclamou todos a lutarem em defesa do SUS, chegando até a alertar a necessidade da participação dos Conselhos de Saúde, nesta luta.
Este evento foi coordenado pela ex- Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 1 e que também já pertenceu ao Conselho Nacional de Saúde a Enfermeira Solange Belchior, estava presente também o nosso amigo conselheiro municipal de saúde Carlos Alberto Alves(Carlinho Xiita), que no partido faz parte da coordenação do grupo LGBT estava também prestigiando, Ludugerio Antonio Silva – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 e membro da Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O evento foi prejudicado, pois não tivemos a oportunidade de obter uma opinião contraditória, isto é, alguns favoráveis as Organizações Sociais, tínhamos só opositores a essa forma privatista de gestão do serviço publico. Lamento, gostaria de assistir o Líder do Governo – Vereador Adilson Pires e outros, defendendo algo que a maioria absoluta da base militante do partido é frontalmente contraria.
Fiquei impressionado e admirado pela conduta do Vereador Reimont, que mesmo não contando com a ajuda expressiva de seus pares continua na luta contra as Organizações Sociais e se fazendo presente para debater os interesses dos servidores e da população, mesmo que isto contrarie interesses da liderança partidária da sua legenda.
Neste evento fiz questão de demonstrar a minha contrariedade com o Partido dos Trabalhadores, que no passado fez o povo brasileiro acreditar em mudança de comportamento na política e no trato com os interesses da população e hoje vem agindo igual aos que chegam no poder e esquece os compromissos com o Controle Social, contribuindo com a destruição dos avanços conquistados, através de muita luta em nossa constituição, sendo a sigla hoje em dia de mais um partido político. Por esse motivo, quando a líder do partido que estava filiado (PCdoB) no Rio de Janeiro, aceitou cargos no governo municipal fiz questão de me desfiliar, já que a política adotada contrariava os interesses do povo e o próprio discurso de construção daquele partido.

IABAS – INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE


É UMA VERDADEIRA FESTA O CONTRATO

É uma festa com o dinheiro publico mesmo. Alugam casas de festa, assim como salas na Av. das Américas nº 3.500 - Condomínio Le Monde, no Edifício Londres, conjunto 609, na Barra da Tijuca, tudo com os recursos financeiros publico, adquiridos através de contratos entre a Prefeitura com as Organizações Sociais, para demonstrar alguma condição de trabalho numa cidade que desconhece suas necessidades, por este motivo alugou estes espaços para contratar o pessoal da Zona Oeste. É claro que a IABAS não pensa nos gastos enormes para tentar desempenhar as suas obrigações contratuais, já que nós contribuintes estamos pagando.
Até agora não entendo como: uma entidade conseguiu sem nenhuma concorrência fazer a gestão das unidades de saúde das áreas programáticas 5.1 e 5.2 (Bangu e Campo Grande). Fico estarrecido como é disponibilizado o dinheiro para esta instituição e como ela vem contratando os profissionais, por contrato de experiência. Pergunto: Como, já que a maioria do pessoal possui anos de atividades? Estão baixando salário de quase todo mundo, isto para aumentar o valor de contratação do profissional médico, não desrespeitando a categoria mais chamo isto de desrespeito com a equipe multiprofissional.

07 dezembro 2006

Governador Eleito Sergio Cabral

No dia 22 de setembro de 2006, houve um evento promovido pelas Associações Comerciais da Região de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e pelo Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, com o até então candidato ao Governo do Estado, Sergio Cabral, foi convidado também para participar deste almoço empresarial o Sr. Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, representando o Controle Social do Sistema Único de Saúde.Nesta oportunidade o presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, conversou com o futuro governador a respeito da situação dos hospitais da região e a precariedade no atendimento aos usuários lhe entregando um ofício, solicitando o seu compromisso em trabalhar ouvindo o Controle Social e fazendo cumprir a Lei Federal 8142/90, para que possamos melhorar o caos estabelecido na área da saúde, principalmente fazendo com que os hospitais de nossa região funcionem em sua plenitude, nos casos de urgência e emergência.O candidato hoje eleito Governador, fez questão de afirmar para o presidente do Conselho que iria trabalhar integrado, ouvindo o Controle Social e fez também questão de ressaltar o seu compromisso em discurso. A melhora dos Hospitais Albert Schweitzer, Carlos Chagas, Rocha Faria e Pedro II, para atender as necessidades do usuário.O Governador eleito realmente tem razão em trabalhar no sentido de diminuir o custeio na folha de pagamento dos hospitais e proporcionando a implantação imediata do Plano de Cargos e Carreira Salarial. Vejamos alguns absurdos, caso seja legal, creio que é imoral: É normal alguém ter duas matrículas uma do governo estadual e outra do governo municipal e só trabalhar recebendo gratificação de confiança do municipio e não desempenhar sua função no governo estadual? Alertamos que tal procedimento não é emprestimo de serviço na qual seria o custo repassado para o outro governo é só verificar quantos estão na folha de pagamento e não estão em nenhuma escala de serviço, verá que existe centenas de servidores, que não reclamam de salário, condições de trabalho. Esses sim possuem um jeitinho e um padrinho forte. Governador, quantos servidores estão na folha de pagamento das cooperativas e qual é o cumprimento da escala de serviço? Neste caso seria normal alguém que possui as duas situações cumprir carga horária compatível, não é? Hoje, sem os cooperativados as unidades hospitalares não funcionam, devido a falta de contratação de profissionais na rede, e este mecanismo faz com que muitos servidores sejam mantidos trabalhando.

ADELSON QUER APOIO DO PRESIDENTE


Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital da Saúde da AP 5.III, teve encontro dia 18 de novembro de 2006, no lançamento da Campanha Nacional contra o mosquito da Dengue no CIEP Nação Mangueirense com o Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva – LULA, obtendo total atenção.
Na oportunidade o nosso representante do Controle Social da Saúde, fez questão de cumprimentar o Presidente por sua reeleição e aproveitou a oportunidade da fazer-lhe o questionamento a respeito do retorno da Gestão Plena ao Governo Municipal sem um entendimento com o Controle Social, já que na época da intervenção, foi editado o Decreto de Calamidade Publica na área da Saúde, essa atitude foi baseada justamente na Deliberação histórica do pedido da perda da gestão plena, feita pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, com ampla aprovação de várias autoridades, inclusive parlamentares, que hoje estão surpreendentemente calados ou omissos.
Adelson, percebendo que estamos finalmente vivenciando um momento importante nas três esferas de governo, principalmente nas Secretarias de Saúde: município, estado e união, que tende a terem suas ações visando respaldo estritamente técnicos deixando, vaidades, oportunismo e principalmente os atos puramente politiqueiros de lado, em benefício ao atendimento do usuário. Contudo ele não podia deixar desapercebido um ato contrário a legislação do Sistema Único de Saúde (Lei Federal nº. 8142/90), enviou ao Presidente E-mail, relatando a dificuldade do Controle Social em obter o respeito das autoridades em suas ações e fez um ofício e lhe entregou em mãos, pedindo a maior autoridade deste país que prestigie as ações dos Conselhos.

ENTRETENIMENTO

A filha da Xuxa
Todo mundo sabe que a filha da Xuxa com o Luciano Szafir chama-se Sasha.
Mas... e se fosse com o Pelé?
- Grasha.
E se fosse com o Senna?
- Rasha.
E se fosse com o Antonio Erminio de Morais?
- Ricasha.
E se fosse com o Presidente da Tostines?
- Bolasha.
E se fosse com a Marlene?
- Masha.
E se fosse com o Ratinho?
- Escrasha.
E se fosse com o Jacare do Tchan?
- Agasha.
E se fosse com o Nelson Ned?
- Basha.
E se fosse com o Nei Matogrosso?
- Bisha.
E se fosse com o Rubinho Barrichello?
- Pasha.
E se fosse com o Antônio Palocci?
- Arrosha.
E se fosse com o Frango da Sadia?
- Cosha.
E se fosse com alguém que acredita no Lula?
- TROSHA

Festa Surpresa



O nosso Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III – Sr. Adelson Alípio, fez aniversário no dia 15 de outubro, dia dos mestres. Muitos amigos lhe homenagearam também no dia 15 de setembro confundindo as datas, com bolo e tudo. No dia do seu aniversário ninguém o encontrou para parabenizá-lo, pois o mesmo foi tirar um merecido descanso, só conseguimos falar com ele no decorrer da semana.
Adelson é e tem demonstrado ser uma pessoa muito importante para a população da Zona Oeste pobre na área da saúde, é uma pessoa que briga por todos. A qualquer hora em que precisamos, ele está disponível para resolver qualquer problema, na área da saúde e as vezes também de outras áreas a qual tem passe livre.
É muito fácil falar de Adelson Alípio, é um líder nato, uma pessoa amiga . É uma pessoa muito especial, mesmo nas horas em que é turrão. Quem o conhece sabe que quando se trata de trabalho é uma pessoa muito séria e responsável. Mais quando é hora de lazer, esquece o trabalho e se diverte junto com os companheiros.
No dia 25 de outubro tivemos uma reunião com os Presidentes dos 10 Conselhos Distritais, na Sede do Conselho Distrital de Saúde da AP 5. III. Organizamos um almoço com os conselheiros que estavam presentes na Sede do Conselho e os Presidentes dos 10 Conselhos. Neste dia qual foi a surpresa? Adelson foi recebido com um carro de som, bolinhas, bolo, presentes e até fógos. Com certeza ele não poderia deixar de fazer seu discurso, agradecendo a todos, chorou e tudo.
Adelson mesmo tudo conspirado contra o nosso trabalho, nós sabemos que temos uma pessoa na qual podemos contar a qualquer momento, por isso estamos tranquilos. FELIZ ANIVERSÁRIO.

14 setembro 2006

História do Automóvel


História do Automóvel
e Carros Antigos
Primeiros automóveis da História, carros antigos, História do automóvel no Brasil, desenvolvimento da tecnologia automotiva, modelos de automóveis antigos
Lanchester 1897 : primeiro carro inglês
O primeiro veículo motorizado a ser produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo alemão Karl Benz e possuía um motor a gasolina. Depois foram surgindo outros modelos, vários deles com motores de dois tempos, inventado, no ano de 1884, por Gottlieb Daimbler.
Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte.
Os ingleses demoraram um pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes, tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série. Fonte: Internet

27 agosto 2006

POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO






Foi realizada nos dias 10, 11, 12 13 de agosto deste ano a “III Temporada Hípica do RPMont Cel Cony dos Santos” em continuidade à realização de um antigo sonho da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o qual começou a se materializar com a realização da primeira “Temporada Hípica” realizada no período de 15 a 17 de Outubro de 2004.A”Temporada” do ano passado, a segunda como evento de porte nacional em três décadas de existência do RCECS, traduziu-se em absoluto sucesso, como evento militar de natureza desportiva, ocasião em que houve o congraçamento das Policias Militares de várias Unidades da Federação, do Exercito Brasileiro e de várias entidades hípicas civís.Houve ainda, oportunidade de uma interação, de forma mais aproximada, com determinados segmentos da comunidade de um modo geral.Entretanto, a realização de tal evento carece, como todo evento esportivo de porte nacional, planejamento adequado onde estejam previstas todas as nuances e variáveis inerentes, sobretudo, o custo geral de tal empreendimento.Não se trata, este projeto, de um planejamento final do que se deseja fazer, mas sim, de uma referência estabelecida a partir de dados concretos e atualizada do que se realizou e do que se pretende realizar. Assim sendo, providências como confecção e distribuição de “Ante-Programas”, bem como divulgação do evento de modo geral, serão adotadas em momento certo e de forma oportuna.Criado Através do Decreto “E” n.2.920, de 06 de agosto de 1969, com a denominação 2o. Regimento de Cavalaria, a Unidade foi alojada, provisóriamente, na sede da Administração Regional de Campo Grande, ficando seus cavalos estabulados nas Fazendas Modelo e Marambaia, ambas em Campo Grande.Em 11 de maio de 1972, transferiu-se para as suas atuais instalações, na Av dos Estados s/n, Campo Grande. Em 02 de fevereiro de 1977, sob o comando do Cel PM Rebouças, passou a chamar-se Regimento de Policia Montada e: Por fim, em 13 de junho de 1986, veio a receber o nome atual, REGIMENTO CORONEL ENYR CONY DOS SANTOS, em justa homenagem ao seu primeiro Comandante, após seu falecimento, que o havia apelidado de “O MAGNÍFICO”.Atualmente o RCECS é responsável pelo policiamento ostensivo de uma àrea de 296 Km2, com uma população de aproximadamente 950.000 habitantes. Conhecidoos como os “Abas Largas de Campo Grande”, pelo uso de seu uniforme característico; o Regimento, além de apoiar várias outras Unidades em suas demandas (tropa de choque, grandes eventos e policiamento de praia), também cumpre sua nobre missão de preservação da Ordem Pública, através do Policiamento Ostensivo Geral Montado dignificando o pensamento de que”Sempre haverá uma Cavalaria”.Além do policiamento ostensivo, o RCECS realiza Escoltas a Cavalo, Guarda de Lanceiros e, ainda, atividades comunitárias como o projeto Equoterapia, para treinamento de pacientes com necessidades especiais, além, da realização de eventos Hípico-desportivos como foi a última realizada em 2005.O atual Comandante é o Cel PM Dario Cony dos Santos, filho do primeiro Comandante e fundador do Regimento, o qual, ostenta seu nome.A exemplo do que aconteceu no ano passado, fixou-se para o mês de agosto a realização da “Temporada”pois, entende-se ser o momento para o qual há tempo hábil para os preparativos, divulgação e captação de recursos a serem empregados na realização do evento.Ademais, tal período não traz significativos embaraços aos calendários da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), da Comissão de Desportos de Exercito (CDE), e da Sociedade Hipica Brasileira(SHB).Desta forma, o período ideal para a realização da “Temporada” foi de 10 a 13 de agosto do corrente ano.As provas hípicas aconteceram na Pista de Areia localizada no interior do RCECS.Assim, foi a programação:DIA 10 DE AGOSTO (QuintaFeira)19:00h - Reunião com os chefes de delegações e, após coquetel de recepção.Local Fazenda Marambaia (Campo Grande).DIA 11 DE AGOSTO (SEXTA FEIRA)09;30h - Solenidade de entrega da Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários.10:15h - Inauguração do Museu Coronel Enyr Cony dos Santos, anexo ao Salão Nobre do RCECS, seguido do coquetel.14:00h - Desfile de Abertura do III Concurso Hípico das Policias Militares em seguida Inauguração das Dependencias da Seção de Equoterapia.14:30 - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.15:00h - Prova 01 - Série Preliminar- 1,10m x 40m (tab C, Art 239, vel.350m/min).A seguir - Prova 02 - Série Principal - 1,20m x 1,50 Tab A, Art 238 - 2.1 vel. 350m/min).DIA 12 DE AGOSTO (SÁBADO)08:00h - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.09:30 - Prova 03 - Série Extra I - 0,90m x 0,90 (DT 036/CBHA seguir Prova 04 - Série Extra II - 1,00 x 1,20 (DT 036/CBH.-Prova 05 1,10 x x1,20 (Tab A, Art 238 - 2.2, vel.350m/min).Prova 06 - 1,20x1,50) (Tab A, Art 274 -” Cronômetro nas duas fases, vel. 350m/min”).DIA 13 DE AGOSTO (Domingo)09:00h - Abertura da Pista de Provas para reconhecimento de Percurso.09:30h - Prova 07 - Série Preliminar - 1,10m x 1,20 (Tab A, Art 238 - 2.2, vel. 350m/min).A seguirprova 98 - Série Principal - 1,20 x 1,40(Tab A, Art 238 - 2.2, Vel. 350m/min).A seguir - Premiação Geral e Encerramento do III Concurso Hípico das Policias Militares.CONSIDERAÇÕES FINAISComo já citadono iniciodo Projet, este não tem a pretensão de ser um documento de planejamento conclusivo para o acontecimento da “III Temporada Hípica doRCECS”, mas uma referência inicial de todo um processo de trabalho que culminará com a realzação de um evento importante para a corporação e par a comunidade.E é com este espírito que nos apresentamos e nos comprometemos com o resultado final que não pode ser outro senão o total sucesso e a certeza da satisfação de nosso cliente maior: a Sociedade.“HAVERÁ SEMPRE UMA CAVALARIA”DARIO CONY DOS SANTOS - CEL PMComandante do RCECS.

31 julho 2006

Casa de Repuso Caminho da Felicidade (Abrigo de Idoso)





Para quem cai na miserável vida das ruas com frio e fome, sem teto, sem familia, sem remédios, existe muito pouca esperança. Só lhes resta a ajuda das pessoas muito especiais que ainda tem nobres sentimentos de caridade e solidariedade humana. A Casa de Repouso Caminho da Felicidade ( Abrigo de Idoso) com suas obras de ampliação já concluídas agora com quartos para casais idosos, (fotos à direita), é um dos poucos exemplos desta nobreza que preenche todos os requisitos. Prova do que relatamos, foi a contratação recente de uma fisioterapeuta formada em faculdade especializada para que os idosos pudessem ter um atendimento qualitativo seguro. Se você gostaria de ajudar esta instituição, entre en contato pelo telefone 3409-5913 - falar com Orlando.

Grande Festa Julina, muita animação, barracas, Bingo passeio etc., as fotos mostram que a cada mês os idosos da Casa são contemplados com atrações diferentes e assim o desejo de Orlando vai -se realizando.

Prefeitura do Rio lança Programa de Hospedagem Domiciliar

O Programa de Hospedagem Domiciliar, mais um serviço para atender aos cerca de 780 mil visitantes que estarão na cidade durante o Pan 2007, foi lançado nesta sexta-feira, dia 21, pela Secretaria Especial de Turismo/Riotur, em parceria com o Ministério do Turismo. A iniciativa vai possibilitar que famílias e empresas se pré-cadastrem no site www.rio.rj.gov.br/hospedagemdomiciliar e, dentro de padrões mínimos pré-estabelecidos, ofereçam aos hóspedes um serviço especial de estada.
Essa modalidade de recepção de visitantes, onde o hóspede utiliza um quarto na residência do anfitrião, compartilhando espaços da casa, já é largamente utilizada em países como França, Canadá, Itália, México e outros. Em países de língua inglesa (Grã-Bretanha, Austrália e Irlanda), ela é conhecida como bed and breakfast. No Brasil, a hospedagem domiciliar responde por 64% da capacidade hospitaleira da Ilha de Fernando de Noronha, por exemplo. O programa também é oferecido no Amazonas (Parintins), no Rio Grande do Sul (turismo rural) e no Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa (Rede Cama & Café).
Durante a fase de implementação, a iniciativa privada (formada por agências de receptivo, associações de anfitriões, centrais de reservas) será a responsável por organizar e efetivar a rede de hospedagem domiciliar. Caberá à Prefeitura proporcionar a estrutura necessária para a atividade, disseminando informações sobre esse serviço, repassando aos interessados dados como viabilidade econômica (estimação de receitas e despesas potenciais) e modelo de contratos; promovendo seminários e estabelecendo padrões mínimos de qualidade (condições físicas da residência e cuidado na manipulação de alimentos).
Os interessados em participar do primeiro levantamento de hospedagem domiciliar deverão preencher o formulário no site. De posse do material completo, será feita uma pesquisa de interesse que avaliará a demanda para esse tipo de hospedagem. Para que haja sucesso por parte daqueles que desejam se tornar anfitriões da cidade, é imprescindível atender aos requisitos: conforto oferecido pela residência aos hóspedes, preços acessíveis e serviço de qualidade, banheiro privativo, padrões de segurança, serviços de alimentação e limpeza de qualidade, entre outros

No dia 19 de julho, no 27º Batalhão de Policia Militar, aconteceu a posse solene da nova executiva do CCS-AISP27 - Conselho Comunitário de Segurança


No dia 19 de julho, no 27º Batalhão de Policia Militar, aconteceu a posse solene da nova executiva do CCS-AISP27 - Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada de Segurança Pública 27, tendo sido os investidores o Comandante do 27º BPM, o Ten.Cel. PM Aurélio Lopes e o títular da 36ª Delegacia Policia, o Dr. Nerval.
A nova executiva que foi empossada neste ato solene, é formada por: Presidente - Dr. Claudionor de Aguiar, Vice - Vírginia Solange da Silva, 1ª Sceretária - Dra. Elenice Ferreira de Souza, 2ª Secretária - Maria da Conceição Alves Costa, Diretor Social e de Assuntos Comunitários - Dr. Rui Tomé de Souza Aguiar e a Comissão de Ética formada por: Dr. Milton Ottan e Dr. Lincoln Tomé de Souza Aguiar.