Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

06 junho 2010

1ª Reunião dos Grupos de Trabalho da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas(Enfrente as Drogas)


No último dia 21, acorreu a 1ª Reunião dos Grupos de Trabalho da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas(Enfrente as Drogas) no auditório da Faculdade Machado de Assis - FAMA em Santa Cruz. A reunião é continuidade dos trabalhos planejados para o ano de 2010, agora sob a Coordenação dos Trabalhos pelo Conselho Tutelar-10(Paciência, Santa Cruz e Sepetiba) e contou com dezenas de participantes: Lideranças Comunitárias, Representantes de vários órgão públicos e de Cidadão comuns, todos preocupados com as tragédias que o “uso de drogas” traz para as famílias. Na abertura dos trabalhos, destacamos a presença do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz - Dr. Alberto Chaves que disponibilizou-se para auxiliar nos trabalhos do “Enfrente”. Na ocasião, foram elaborados o “Plano de Ação” de cada uma dos 05 “Grupos de Trabalho” e ainda a aprovação do Regimento Interno, com poucos destaques dos participantes e que muito colaboraram com as atividades do dia. Ainda, agradecemos a equipe da Coordenadoria de Assistência Social/10ª CAS, que preparou um café da manhã para todos. Se você leitor, estiver interessado em abrilhantar ainda mais este movimento popular, poderá participar de um dos grupos de trabalho: Acompanhamento da Criação da Rede de Combate ao Uso Abusivo-Coordenador Orlando Gomes Maciel. Acompanhamento de Campanhas, Programas e Projetos de Orientação à Crianças e Adolescentes - Coordenadora Irineia (CT-10). Mapeamento das Ações de Enfrentamento -Coordenadora Simone (10ª CAS), Organização de Palestras e Encontros -Coordenadora Luciara (10ª CRE) e Divulgação das Ações locais, Regionais e Municipais - Coordenador Paulo Mendonça (CCS-AISP 27). Contactando ainda o Coordenador Geral Conselheiro Tutelar – Marcelo Machado Esteves. Você poderá contactar a rede clicando no: www.twitter.com/ENFRENTE Orkut: ENFRENTE às Drogas, por email: enfrenteasdrogas@gmail.com ou em nossa página: www.enfrente.wordpress.com onde poderá acompanhar as ações, eventos, plano de ação dos grupos de trabalho e relatórios das atividades, postar sugestões, fazer elogios e críticas, também poderá saber informações de como participar do “II Encontro do ENFRENTE” no mês de Julho/2010 na Cidade das Crianças Leonel Brizola em Santa Cruz. 

GRANDE MANOBRA EMPRESARIAL OU SIMPLES MALANDRAGEM?


Perguntamos: Como podem existir várias instituições aparentemente idôneas, com alta capacidade técnica e que também possivelmente fazem parte de outra entidade maior e com muito mais prestigio e credibilidade acadêmica, esta mesma instituição pode estar respondendo a tantos processos no Poder Judiciário, chegando até a seus dirigentes serem presos? Algumas pessoas que se envolvem no meio acadêmico, fingem que estão interessadas no desenvolvimento humano e passam a organizar instituições atreladas aquelas de notório saber acadêmico com intuito claro de ganhar muito dinheiro publico, fazendo projetinhos, que não levam a lugar nenhum, para beneficiar esse grupinho. Essas pessoas nada mais são do que simples empresários disfarçados de membro da Academia Cientifica. Sendo assim o modelo de gestão do serviço publico de saúde, feito pelas Organizações Sociais veio de uma forma segura de desviarem os recursos do SUS, em alguns municípios, conforme o Ministério Publico Federal e a Policia Federal vem comprovando. Parece que várias quadrilhas descobriram uma forma de ganhar muito dinheiro do SUS, através dos contratos formalizados com essas organizações aparentemente idôneas, cito exemplo abaixo;

Atualizado em 12/05/2010 às 01:07:09

CIAP é suspeito de desviar R$ 300 milhões em cinco anos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (11), em Londrina, a Operação Parceria, visando desarticular esquema criminoso de desvio de recursos públicos por meio de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A operação ocorre em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Receita Federal e o Ministério Público Federal.O Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP) é suspeito de desviar R$ 300 milhões nos últimos cinco anos em favor de pessoas e empresas do grupo que orbitam em torno de centenas de projetos de parceria firmados entre a OSCIP e entes públicos. Somente em Londrina, conforme a Controladoria Geral da União (CGU) que a auditou, de um total aproximado de R$ 34 milhões recebidos pela OSCIP, mais de R$ 10 milhões em alegadas despesas não restaram comprovadas.Os indícios já reunidos indicam a existência de um esquema criminoso hierarquicamente estruturado, voltado ao desvio e apropriação de dinheiro público. Pela especialização da matéria - lavagem de dinheiro - as investigações foram conduzidas perante o juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária que são cumpridos em empresas e residências no Paraná, São Paulo, Goiás, Maranhão e Pará. A execução das ordens judiciais nestes Estados envolve o efetivo de 160 policiais federais, 35 servidores da CGU e 40 servidores da Receita Federal, além de agentes do Departamento Penitenciário Federal.

É exatamente o papel do Controle Social da Saúde, acompanhar e fiscalizar os Recursos do SUS para prevenir esses desvios, através dos Conselhos de Saúde.
Adelson Alípio

INAUGURAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE SAÚDE


Atenção: Ministério Publico Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União!
Daremos inicio as inaugurações de várias unidades de saúde em nossa região, chamadas Clinica de Saúde da Família, clínicas estas onde o governo quer justificar a verba concedida pelo Governo Federal a nossa saúde, através dessas obras feitas as pressas, para tentar melhorar a Atenção Básica em nossa região. Estas edificações não significarão melhoraria no atendimento já que temos hoje todos os postos de saúde necessitando de reformas, faltando profissionais, principalmente médicos, também medicamentos e insumos para atender adequadamente a população.
Estas novas Unidades serão entregues de mão beijada para a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM. É esta Organização Social que responde a inúmeros processos na Justiça de São Paulo, inclusive por Improbidade Administrativa dos Recursos do SUS.
Estas inaugurações serão apenas palanque para os nossos politiqueiros e também uma forma de desperdiçar os recursos públicos.
Convido a todos que participem destas inaugurações e gravem os discursos das autoridades e enviem para o e-mail: adelsonalipiosaude@ibest.com.br. Os mesmos serão enviados as autoridades comprovando o uso dos recursos públicos em beneficio eleitoral.

AUDIÊNCIA PÚBLICA


Aconteceu dia 15 de maio de 2010 a 1ª Audiência Pública Comunitária de Nova Sepetiba, idealizada pelo Centro Comunitário de Nova Sepetiba, presidida por Anderson de Jesus Farias, sendo apoiado pela Associação de Moradores de Nova Sepetiba que tem como presidente Marcelo Ribeiro. Esta Audiência teve como objetivo o chamamento das autoridades para as necessidades da área, como: transporte, educação, saúde, lazer e trabalho

PREFEITURA COLOCA CABRESTO

Você conhece em algum lugar uma Prefeitura que para dominar as ações do Controle Social da Saúde, faz os seguintes acordos, parcerias e propostas? Procuram contratar, através das Organizações Sociais os membros Conselheiros de Saúde do seguimento de usuários e seus parentes para trabalharem nas unidades de saúde. A principio, parece até normal, que privilegie os integrantes dos Conselhos, contudo o requisito principal para a contratação é ser aliado do Governo e não fiscalizar, isto é brincar de conselheiro e fazer o tempo passar. Você já viu alguma contratação de alguém que não concorde com a política adotada pela Prefeitura, mesmo que esteja necessitando trabalhar ou possuindo capacidade técnica comprovada? Coincidentemente os Conselheiros do seguimento de profissionais que ficam aliados com a política adotada por estas Prefeituras, têm grandes oportunidades de fazerem cursos, seminários, participarem de palestras e conseguem muita flexibilidade de horário. É difícil saber a qual seguimento ele pertence por defender tanto as dificuldades dos gestores.Para reforçarem esse verdadeiro cabresto imposto por essas Prefeituras; eles fazem um acordo com um vereador da oposição, colocam ele como defensor da saúde para que sirva de ponte com o Controle Social, principalmente entre aqueles mais radicais e quando complica a situação para o lado da Prefeitura esse parlamentar aparece e diz: “Meus amigos neste momento a Prefeitura tem toda razão, isto é culpa da gestão anterior.” Normalmente este vereador sabe que não poderá deixar o Controle Social ir muito longe já que tem que manter também os seus apadrinhados na Prefeitura, sejam pessoas físicas, empresas ou instituições suas protegidas.Difícil é descobrir quem são os dominados por essas Prefeituras, caso conheça alguém que se encontra no bojo deste cabresto em alguma Prefeitura, favor escreva para e-mail: adelsonalipiosaude@ibest.com.br

PROFISSIONAIS SEM SALÁRIO


Os profissionais de saúde que foram contratados pela Organização Social Fiotec – Fundação Para O Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico em Saúde, estão a três meses sem salário, esta é uma situação insustentável principalmente para os Diretores das unidades. Os mesmos estão tendo que fazer promessas aos trabalhadores, para poderem continuar prestando serviço. Promessas estas que não são cumpridas pela Prefeitura.
Quem vem sendo penalizado por essa situação é exatamente o usuário, já que temos redução significativa de serviço. Muitas unidades chegam até a fechar em alguns períodos por falta de profissionais.
Pergunto: Quem vem sendo beneficiado por esse contrato?
Já que a população está ficando sem assistência.

FILANTRÓPICA FECHADA PELA PREFEITURA E ESTADO


Eduardo Paes & Sergio Cabral
Casa de Saúde Croácia
Adelson De: casa de saude republica croacia
Data: 28 de maio de 2010 14:52
Assunto: recomendação de interdição
Para: martinesmsdc@gmail.com, cods.5III@hotmail.com, comsaude@rio.rj.gov.br, sergio.cortes@saude.rj.gov.br, adelsonalipiosaude@ibest.com.br
Casa de Saúde República Croácia, situada à rua jose fernandes nº 1011 - Sepetiba - Rj, vem por meio desta, expor nossa preocupação relativo a comunicado não oficial, de que há uma recomendação da Vigilancia Sanitaria do Estado do Rio de Janeiro, através do Sr. Secretário de Saude do Estado do Rio de Janeiro,´para a Secretaria de Saúde do Municipio do Rio de Janeiro, afim de visitar a Casa de Saúde e seus pacientes e suspender qualquer outra internação, pois a Vigilancia Sanitária, estaria interditando a Casa de Saúde. Tal not´cia, já está cusando mal estar entre os próprios funcionários, bem como aos usuários da instituição. È bem verdade que a Vigilancia Sanitaria está nos exigindo vários itens e reparos, que, estamos tentando executar. Só ainda não conseguimos fazer cumprir mais exigências, pois o momento financeiro da instituição é muito ruim, ocasionado por valores pagos a menor, tres meses sem receber da Prefeitura, e, emprestrimos bancários que estamos tentando saldar, fora o problema com funcionários e fornecedores. O montante de pagamentos reduzidos, chegam ao valor aproximado de R$ 500.000,00(Quinhentos mil reais), o que nos impossibilita de resolver pelo menos em boa parte, todos os problemas acima citados.Temos a informar que estamos na eminência de conseguir junto ao Banco Fibra S/A valor de emprestimo ligado ao SUS que resolveria em grande parte, os problemas acima citados e nos daria condições de estabelecer cronograma de obras e cumprimento de exigências estabelecidas pela Vigilancia Sanitária, afim de nos adequar a qualidade de serviço e estrutura estabelecido por este conceituado orgão.

Ficamos na esperança de que a informação não seja correta em sua totalidade e que possamos continuar trabalhando para atender essas 12000 pessoas aproximadamente mes em SPA e Ortopedia e em torno de 120 pacientes internados mes, pois somos a única instituição que atende 24 horas nesta região que é tão carente.

Atenciosamente
A Direção

Responder a todos Encaminhar data 28 de maio de 2010 15:28 assunto Fwd: recomendação de interdição enviado poribest.com.br ocultar detalhes 28 mai (6 dias atrás)
Senhor Prefeito
Eduardo Paes
Solicito pronunciamento de V.Exª para a mensagem recebida abaixo, devido ser favorável ao cumprimento na integra das exigências do SUS, principalmente da Vigilância Sanitária, contudo devemos ter um planejamento adequado para as nossas ações em beneficio de nossa população. Essa região na qual se encontra esta instituição que tem contratualização com a Prefeitura é responsável por atender a uma população extremamente carente e não existe outra unidade de saúde que atenda 24 horas naquela região. Repito sou favorável que o poder publico assuma suas atribuições, sem deixar o povo desassistido.
AdelsonDe: casa de saude republica croacia
Data: 28 de maio de 2010 14:52
Até a presente data (dia 08 de junho de 2010) não recebi nenhum pronunciamento das autoridades competentes, sendo assim creio que o Governo Estadual ou a Prefeitura, tomou todas as providências para não deixar a nossa população desassistida, criando uma nova unidade de saúde na área para atender cerca de 12.000 usuários mês com Serviço de Pronto Atendimento funcionando 24 horas e que absorva toda a demanda, assim como diversas especialidades. Caso seja isto as autoridades estão de parabéns. Caso contrário estão cometendo um crime contra a saúde publica. Espero que as autoridades competentes estejam tomando as devidas providências.
Vejam apenas uma reportagem do Jornal Extra expondo apenas um dos serviço desta instituição conveniada ao Sistema Único de Saúde:

22 maio 2010

A BRIGA DE BRASILEIROS E URUGUAIOS EM 1959

No sul-americano de 1959, disputado em Buenos Ayres, o Brasil era campeão mundial e apontado como o dono do melhor futebol do mundo, os jogadores não resistiram as provocações dos uruguaios e, no estádio Monumental de Nunez, revidaram violentamente as agressões, ultrapassando em muito qualquer expectativa.
Na partida contra o Uruguai, que teve dois conflitos generalizados, a seleção brasileira ainda teve o gosto especial de vencer por 3x1, três gols de Paulinho Valentin, depois de perder o primeiro tempo por 1x0. O Brasil não foi campeão porque, na decisão empatou com a Argentina em 1x1, resultado que deu o titulo aos donos da casa. Em compensação, nunca mais os uruguaios botaram banca contra os brasileiros.
Naquela noite o Brasil precisava vencer de qualquer maneira. Feola colocou em campo Castilho. Djalma Santos. Belini. Orlando e Coronel. Formiga e Didi. Garrincha. Almir. Pelé e Chinezinho. Os uruguaios jogavam com Leivas. Silveira e William Martinez. Davoine. Gonçalves e Mejia. Borges. De Marco. Douksas. Sasia e Escalada. O jogo começou difícil, com jogadas ríspidas de lado a lado e com ataques esporádicos. Por volta dos trinta minutos, uma bola é lançada na área uruguaia. Almir saltou com Leivas e William Martinez e, na queda, pisou o estômago do goleiro uruguaio. Pelé correu e abriu os braços para mostrar ao juiz que nada havia acontecido, não tirando o olho do que fazia Almir, jogador de gênio explosivo.
Aí começou o tumulto: por trás, inesperadamente, Gonçalves e Davoine chutaram Pelé, que revidou. Neste momento, William Martinez partiu em direção a Pelé, mas foi derrubado por Mário Américo. Caído no chão, atracado com o massagista brasileiro, Martinez foi chutado por Pelé e Coronel. Com o conflito generalizado, Gonçalves saiu a caça de Chinezinho. No meio do caminho, porém, teve a má sorte de enfrentar Paulinho Valentin que saíra do banco de reservas. Paulinho deu um soco violentíssimo que derrubou Gonçalves. Belini teve o ombro deslocado. Castilho um corte no supercílio e Orlando perdeu dois dentes.

Quando a policia argentina conseguiu separar os brigões, o juiz chileno Carlos Robles expulsou Almir e Orlando do Brasil, Davoine e Gonçalves do Uruguai. Com nove jogadores de cada lado, o jogo ficou mais difícil. Mas. aos 36 minutos, Escalado abriu a contagem para os uruguaios. No segundo tempo, Vicente Feola resolveu arriscar. No lugar de Castilho que ainda estava tonto, colocou Gilmar. Trocou Coronel por Paulinho Valentin com a função de jogar na área, e tirou Garrincha colocando Dorval. O resultado foi fulminante. Paulinho empatou aos 17, fez o segundo aos 37 e ainda marcou o terceiro aos 44 minutos dando a vitória ao Brasil no peito e na raça.
Assim que Carlos Robles apitou o final do jogo, um grupo de jogadores uruguaios cercou Belini no centro do campo. Sasia estendeu a mão para Belini, prometendo cumprimenta-lo. O capitão do Brasil deu a mão direita e Sasia com a mão esquerda acertou-lhe um tremendo soco no rosto. Mas não teve jeito de fugir, surgindo, não se sabe de onde, Didi apareceu voando e caiu de pés juntos em cima do uruguaio. E começou tudo de novo. Mais socos, pontapés e dentes quebrados. Com a nova intervenção da policia, finalmente, brasileiros e uruguaios se separaram e foram para os vestiários. Assim, terminou aquilo que foi chamada “A Batalha do Rio da Prata”. Fonte Internet

TOLERÂNCIA ZERO

1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam: - Você tá dormindo?- Não, tô treinando pra morrer!
2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: - Ta com defeito?- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.
3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nessa chuva?- Não, vou sair na próxima.
4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta: - Acordou?- Não.
Sou sonâmbulo!
5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está?- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!
6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA) - Você tomou banho?- Não, mergulhei no vaso sanitário!
7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: - Vai subir?- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.
8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz: - Flores?- Não! São cenouras.
9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta: (ÒTIMA)- Tem gente?- Não! É o fantasma que está falando!
10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar:- Em dinheiro? ?- Não, me dá tudo em clipes! Fonte: Internet

1º ENCONTRO DOS ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM


A pedido de vários profissionais de saúde da nossa região o Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, realizou dia 26 de abril de 2010 o 1º Encontro de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Zona Oeste, estiveram presentes a ex. Presidente do COREN-RJ – Rejane Almeida, a Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro Marta Souza de Freitas dos Santos e o Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro Roberto Pereira.
Foi um encontro muito proveitoso tendo em vista o objetivo do evento que foi transmitir as normas, lutas e avanços da categoria. Avaliamos que foi apenas o primeiro passo que a categoria deu para a valorização e respeito aos seus trabalhadores, já que hoje temos uma desvalorização enorme por parte das autoridades, mesmo sabendo que a saúde não funciona sem esses profissionais. Pergunto: Você já viu algum programa de saúde funcionar sem os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Algum momento você já entrou num Posto de Saúde ou Hospital e não tinha os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem? Creio que o primeiro a lutar pela valorização da classe é a própria categoria não existe vitória sem sacrifício! Culpar os outros pelo seu próprio fracasso é fácil, trabalhar para que não exista exploração, humilhação e redução salarial é que é muito difícil.

HOSPITAL DO FUNDÃO


Afinal, é ou não uma unidade pública?

Estive acompanhando um paciente no Hospital do Fundão e fiquei com várias duvidas, entre elas afinal o hospital é ou não publico? Até então pensei que seria um hospital publico, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro e que teria convenio com o Sistema Único de Saúde para atender a população e servir de laboratório acadêmico aos alunos.
Mediante perceber que existe um setor chamado de 9D destinado a convênio privado e a particulares na mesma instalação do Hospital, onde existem condições privilegiadas para esses pacientes, verificando uma procura enorme, já que todos avaliam como um local que existe profissionais altamente qualificados e com larga experiência, creio que em sua maioria composta por servidores publico.
Espero que alguém explique afinal o que acontece neste Hospital publico para usarem a instalação e equipamentos públicos, construída com os nossos impostos para servir a interesses privados.Afinal, é ou não uma unidade publica?

NOVA REPRESENTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL NO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE


O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro elegeu dia 13 de abril a nova representação
no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é a conselheira Maria das Graça Silva Ferraz.
Desejo a ela sucesso e compreensão em sua jornada perante os companheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

AUDIÊNCIA PUBLICA NA CÂMARA


Parabenizo os Vereadores, Dr. Paulo Pinheiro e o Dr. Carlos Eduardo pelo empenho em conseguir a realização da Audiência Publica na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro no dia 19 de abril de 2010, cujo o objetivo foi debater a atual política de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.
Neste dia foram discutidos temas relacionados às Organizações Sociais, suas discrepâncias salariais, falta de recursos humanos e garantias trabalhistas no Programa de Saúde da Família e em todas as unidades básicas.
Quem presidiu os trabalhos foi do vereador Carlos Eduardo, que teve uma atuação brilhante insistindo nos esclarecimentos dos fatos, dando a oportunidade para todos apresentarem suas defesas e opiniões, houve até uma pessoa que foi muito criticada e questionada durante toda a audiência, mais quando perguntada se gostaria de responder os questionamentos, não aceitou apresentar suas defesas. Refiro-me ao representante da Organização Social IABAS – Dr. Eduardo Cruz, o mesmo ainda foi acusado de inúmeros procedimentos ilegais perante os seus contratados.
Neste evento presenciamos inúmeros questionamentos. O Vereador Paulo Pinheiro, como sempre embasado em dados técnicos fez as suas perguntas e não conseguimos obter respostas esclarecedoras por parte da equipe da Secretaria Municipal de saúde e Defesa Civil, estava presente além do Secretário Dr. Hans Fernando Dohman, Dr. Daniel Soranz e o Procurador Jurídico, a plenária estava praticamente toda ocupada por pessoas que ocupam cargos de confiança da Secretaria, que foram convocada pelo titular, creio que seria para contribuir em algumas duvidas apresentadas e isto não aconteceu, pelo contrário essas pessoas só servirão para bater palmas para o seu chefe.
Tivemos varias manifestações de sindicalistas, a mais expressiva foi a do Dr. Jorge Darze – Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, ele também não conseguiu que o procurador jurídico, esclarecesse os inúmeros procedimentos adotados pela Secretaria, que infringem a Constituição Federal, Lei Federal 8080 e 8142/90.
Presenciamos várias faixas contestando a presença de algumas organizações sociais sem nenhuma experiência no Rio de Janeiro: Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e Instituto de Atenção Básica e avançada à Saúde - IABAS que foram contratadas pela Prefeitura e que até agora só recebem recursos públicos e nada é feito de interesse dos servidores e da população, pelo contrário essas entidades vêm desmontando serviços que existia, piorando a cada dia a assistência básica na Zona Oeste.
Uma faixa chamou a atenção de todos, a reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde, feita através do SINTSAUDERJ, que pedem a efetivação dos ACS no Rio de Janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Lamento apenas ter assistido a falta de preparo de um indivíduo, que se dizia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o mesmo desrespeitou a presidência dos trabalhos, utilizando palavras grosseiras para tentar impor sua vontade.

PT DISCUTE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO


O Presidente do Conselho Nacional de Saúde – Francisco Junior, que também é petista, foi convidado pelo Diretório Estadual do partido para discutir o posicionamento da legenda perante a implantação das Organizações Sociais no Rio de Janeiro. O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, como sempre fez uma exposição brilhante em defesa do serviço publico e conclamou todos a lutarem em defesa do SUS, chegando até a alertar a necessidade da participação dos Conselhos de Saúde, nesta luta.
Este evento foi coordenado pela ex- Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 1 e que também já pertenceu ao Conselho Nacional de Saúde a Enfermeira Solange Belchior, estava presente também o nosso amigo conselheiro municipal de saúde Carlos Alberto Alves(Carlinho Xiita), que no partido faz parte da coordenação do grupo LGBT estava também prestigiando, Ludugerio Antonio Silva – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 e membro da Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O evento foi prejudicado, pois não tivemos a oportunidade de obter uma opinião contraditória, isto é, alguns favoráveis as Organizações Sociais, tínhamos só opositores a essa forma privatista de gestão do serviço publico. Lamento, gostaria de assistir o Líder do Governo – Vereador Adilson Pires e outros, defendendo algo que a maioria absoluta da base militante do partido é frontalmente contraria.
Fiquei impressionado e admirado pela conduta do Vereador Reimont, que mesmo não contando com a ajuda expressiva de seus pares continua na luta contra as Organizações Sociais e se fazendo presente para debater os interesses dos servidores e da população, mesmo que isto contrarie interesses da liderança partidária da sua legenda.
Neste evento fiz questão de demonstrar a minha contrariedade com o Partido dos Trabalhadores, que no passado fez o povo brasileiro acreditar em mudança de comportamento na política e no trato com os interesses da população e hoje vem agindo igual aos que chegam no poder e esquece os compromissos com o Controle Social, contribuindo com a destruição dos avanços conquistados, através de muita luta em nossa constituição, sendo a sigla hoje em dia de mais um partido político. Por esse motivo, quando a líder do partido que estava filiado (PCdoB) no Rio de Janeiro, aceitou cargos no governo municipal fiz questão de me desfiliar, já que a política adotada contrariava os interesses do povo e o próprio discurso de construção daquele partido.

IABAS – INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE


É UMA VERDADEIRA FESTA O CONTRATO

É uma festa com o dinheiro publico mesmo. Alugam casas de festa, assim como salas na Av. das Américas nº 3.500 - Condomínio Le Monde, no Edifício Londres, conjunto 609, na Barra da Tijuca, tudo com os recursos financeiros publico, adquiridos através de contratos entre a Prefeitura com as Organizações Sociais, para demonstrar alguma condição de trabalho numa cidade que desconhece suas necessidades, por este motivo alugou estes espaços para contratar o pessoal da Zona Oeste. É claro que a IABAS não pensa nos gastos enormes para tentar desempenhar as suas obrigações contratuais, já que nós contribuintes estamos pagando.
Até agora não entendo como: uma entidade conseguiu sem nenhuma concorrência fazer a gestão das unidades de saúde das áreas programáticas 5.1 e 5.2 (Bangu e Campo Grande). Fico estarrecido como é disponibilizado o dinheiro para esta instituição e como ela vem contratando os profissionais, por contrato de experiência. Pergunto: Como, já que a maioria do pessoal possui anos de atividades? Estão baixando salário de quase todo mundo, isto para aumentar o valor de contratação do profissional médico, não desrespeitando a categoria mais chamo isto de desrespeito com a equipe multiprofissional.

07 dezembro 2006

Governador Eleito Sergio Cabral

No dia 22 de setembro de 2006, houve um evento promovido pelas Associações Comerciais da Região de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e pelo Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, com o até então candidato ao Governo do Estado, Sergio Cabral, foi convidado também para participar deste almoço empresarial o Sr. Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, representando o Controle Social do Sistema Único de Saúde.Nesta oportunidade o presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, conversou com o futuro governador a respeito da situação dos hospitais da região e a precariedade no atendimento aos usuários lhe entregando um ofício, solicitando o seu compromisso em trabalhar ouvindo o Controle Social e fazendo cumprir a Lei Federal 8142/90, para que possamos melhorar o caos estabelecido na área da saúde, principalmente fazendo com que os hospitais de nossa região funcionem em sua plenitude, nos casos de urgência e emergência.O candidato hoje eleito Governador, fez questão de afirmar para o presidente do Conselho que iria trabalhar integrado, ouvindo o Controle Social e fez também questão de ressaltar o seu compromisso em discurso. A melhora dos Hospitais Albert Schweitzer, Carlos Chagas, Rocha Faria e Pedro II, para atender as necessidades do usuário.O Governador eleito realmente tem razão em trabalhar no sentido de diminuir o custeio na folha de pagamento dos hospitais e proporcionando a implantação imediata do Plano de Cargos e Carreira Salarial. Vejamos alguns absurdos, caso seja legal, creio que é imoral: É normal alguém ter duas matrículas uma do governo estadual e outra do governo municipal e só trabalhar recebendo gratificação de confiança do municipio e não desempenhar sua função no governo estadual? Alertamos que tal procedimento não é emprestimo de serviço na qual seria o custo repassado para o outro governo é só verificar quantos estão na folha de pagamento e não estão em nenhuma escala de serviço, verá que existe centenas de servidores, que não reclamam de salário, condições de trabalho. Esses sim possuem um jeitinho e um padrinho forte. Governador, quantos servidores estão na folha de pagamento das cooperativas e qual é o cumprimento da escala de serviço? Neste caso seria normal alguém que possui as duas situações cumprir carga horária compatível, não é? Hoje, sem os cooperativados as unidades hospitalares não funcionam, devido a falta de contratação de profissionais na rede, e este mecanismo faz com que muitos servidores sejam mantidos trabalhando.

ADELSON QUER APOIO DO PRESIDENTE


Adelson Alípio – Presidente do Conselho Distrital da Saúde da AP 5.III, teve encontro dia 18 de novembro de 2006, no lançamento da Campanha Nacional contra o mosquito da Dengue no CIEP Nação Mangueirense com o Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva – LULA, obtendo total atenção.
Na oportunidade o nosso representante do Controle Social da Saúde, fez questão de cumprimentar o Presidente por sua reeleição e aproveitou a oportunidade da fazer-lhe o questionamento a respeito do retorno da Gestão Plena ao Governo Municipal sem um entendimento com o Controle Social, já que na época da intervenção, foi editado o Decreto de Calamidade Publica na área da Saúde, essa atitude foi baseada justamente na Deliberação histórica do pedido da perda da gestão plena, feita pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, com ampla aprovação de várias autoridades, inclusive parlamentares, que hoje estão surpreendentemente calados ou omissos.
Adelson, percebendo que estamos finalmente vivenciando um momento importante nas três esferas de governo, principalmente nas Secretarias de Saúde: município, estado e união, que tende a terem suas ações visando respaldo estritamente técnicos deixando, vaidades, oportunismo e principalmente os atos puramente politiqueiros de lado, em benefício ao atendimento do usuário. Contudo ele não podia deixar desapercebido um ato contrário a legislação do Sistema Único de Saúde (Lei Federal nº. 8142/90), enviou ao Presidente E-mail, relatando a dificuldade do Controle Social em obter o respeito das autoridades em suas ações e fez um ofício e lhe entregou em mãos, pedindo a maior autoridade deste país que prestigie as ações dos Conselhos.

ENTRETENIMENTO

A filha da Xuxa
Todo mundo sabe que a filha da Xuxa com o Luciano Szafir chama-se Sasha.
Mas... e se fosse com o Pelé?
- Grasha.
E se fosse com o Senna?
- Rasha.
E se fosse com o Antonio Erminio de Morais?
- Ricasha.
E se fosse com o Presidente da Tostines?
- Bolasha.
E se fosse com a Marlene?
- Masha.
E se fosse com o Ratinho?
- Escrasha.
E se fosse com o Jacare do Tchan?
- Agasha.
E se fosse com o Nelson Ned?
- Basha.
E se fosse com o Nei Matogrosso?
- Bisha.
E se fosse com o Rubinho Barrichello?
- Pasha.
E se fosse com o Antônio Palocci?
- Arrosha.
E se fosse com o Frango da Sadia?
- Cosha.
E se fosse com alguém que acredita no Lula?
- TROSHA