Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

29 outubro 2010

VITRINE OUTUBRO DE 2010

Gratidão


O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul. - É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?, diz ela. O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: - Quanto de dinheiro você tem? Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse: - Isso dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa. - Sabe, quero dar este presente para minha irma mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos. O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde. - Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado. Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou: - Este colar foi comprado aqui? - Sim senhora. - E quanto custou? - Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. A moça continuou: - Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo! O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem. - Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA. O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho. “Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.”
J e s u s V o l t a r a . c o m . b r

Turismo na Serra Fluminense


Considerada a região imperial brasileira, a Serra Fluminense é, com certeza, o lugar que mais guarda tesouros e resquícios da história brasileira, especialmente do Império. Com uma natureza invejável, as cidades da Serra Fluminense abrigam também casarões e palácios antigos, que hoje funcionam como hospedarias, museus e órgãos públicos.

Região montanhosa, presenteada pela mata atlântica, a Serra Fluminense abriga as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Sana.
A região também é conhecida como Serra Verde Imperial, e é uma ótima opção para quem quer fugir da agitação das praias e do calor intenso, típico das cidades cariocas. Ao contrário, aqui você encontrará muitos lugares para se visitar, trilhas, cachoeiras, um serviço de hospedagem maravilhoso e bons restaurantes.

Além de todo o luxo e charme dos hotéis e pousadas, há muitos palácios para se visitar. O Museu Imperial, em Petrópolis, era a antiga residência de D. Pedro II. No centro histórico da cidade, encontramos outras relíquias como a Catedral de São Pedro de Alcântara, entre outras, e por aí vai. Vale a pena visitar todas as cidades e saborear cada verde diferente e cada pedacinho da história do país.

Segredo da Abóbora


Alguns anos atrás, meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que ví me deixou impressionada.
Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipidios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito exerciam os níveis permitidos.Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto sería apenas por teimosia.O professor, então, me mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo! Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?" Com um sorriso, ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmotros e veja as datas". Foi o que fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era apenas um mês (entre duas análises da memsa pessoa)!
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é literalmente um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a se médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo.
Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes com impressinonates resultados. Aproximadamente uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendencia ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você experimente.
AQUI VAI O SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre na feira ou no mercado, pedaços de abobora. Não deve ser abobora moranga e sim abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA), bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome a vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora.
De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açucar!). O professor, exelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais os ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: O colesterol mais nocivo e perigoso - LDL.
Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim a memória da pessoa. Há apenas um inconveninete: O sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina . Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, porque fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.
REFERÊNCIA: [1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7 (www.biblioteca 24x7.com.br) , São Paulo-SP, novembro 1008

NÃO PERCAM BOLSÃO 2011 DIA 27 DE NOVEMBRO INSCRIÇÕES GRÁTIS NA SECRETARIA DO COLÉGIO


Rua Santa Bárbara 255 - Bairro Farias- Paciência Tels 3314-8482 - 2409-2543

O Colégio Cristo Rei, localizado em Paciência, realizou neste semestre suas duas feiras pedagógicas. Nos dias 26 e 27 de agosto, foi a vez dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio apresentarem seus trabalhos sob o fio de condutor do tema deste ano da Campanha da Fraternidade “Economia e Vida”. Nestes dois dias, os alunos foram divididos em três equipes (vermelha, cinza e branca) e sob orientação dos professores, foi promovida uma gincana cultural entre eles.

Os alunos desenvolveram várias atividades, arrecadaram alimentos (quase 1,5 ton) e brinquedos que foram doados a tres instituições de caridade, foram desenvolvido projetos e experiências de reciclagem da água, apresentação de danças, poesias, dramatização sobre a solidariedade, entre outras.

Nos estandes montados, as equipes trataram da questão histórica dos ciclos econômicos do Brasil e elaboraram gráficos sobre a previsão orçamentária anual do governo destinada à educação.

Sobre o tema das políticas públicas e privadas de assistência, cada equipe levou profissionais da que prestaram serviços odontológicos, como aplicação de flúor e serviços de saúde, como verificação da taxa de glicose, pressão arterial; além da visita dos profissionais da clínica da família do bairro, que prestaram informações sobre a Gripe A e a Dengue a todos os participantes do evento.

No dia 01 de setembro, foi a vez dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental mostrarem seus trabalhos de pesquisa e apresentações sobre o tema “Literatura Infantil”.

As turmas pesquisaram a vida e obra das principais autores como: Monteiro Lobato, os irmãos Grimn, Ziraldo, Bia Bedran, Mauricio de Souza e Ruth Rocha.

Nos estandes, haviam livros confeccionados pelos alunos, trabalhos de pintura e desenho feitos a partir das principais obras dos autores, jogos interativos e os próprios alunos fizeram apresentações, caracterizados com os personagens dos autores.

Na avaliação final da Direção, as duas Feiras Pedagógicas superaram todas as expectativas e os alunos tiveram a oportunidade de produzir e revelar suas habilidades e criações à comunidade.

TROPA DE ELITE 2





Fez tanto sucesso com a população que irei sugerir ao autor, também realizar um filme semelhante demonstrando como vem sendo feito a gestão da saúde no Rio de Janeiro

TROPA DE ELITE
Saúde no Rio
Sinopse de Tropa de Elite da Saúde

A história de Tropa de Elite da saúde se passará no inicio de 2007, trazendo um novo modelo de Gestão da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Aparecendo um verdadeiro xerife dando lição de moral em todo mundo, mostrando sua habilidade com o poder judiciário, legislativo e militar, mostrando a força de seu padrinho político e sua família para neutralizando as cabeças pensantes da saúde, contrária a este novo modelo, colocando algumas até na cadeira para provar sua integridade moral, utilizando a imprensa para garantir respeito da população. Neste roteiro espero que mostre as verdadeiras intenções com as construções da UPA’s, interesse das compras e serviços emergências, como se faz liberação de recursos de outras instâncias de governo com tanta facilidade e rapidez, mostre as garantias das chamadas publicas, licitações e Pregão Publico e como neutralizou as ações dos sindicatos e conselhos de saúde e finalmente o incêndio do Hospital Estadual Pedro II.

AGRADECIMENTO A HOMENAGEM







Fico agradecido aos amigos que participaram da confraternização promovida pela Marli Marinho em homenagem ao meu aniverário. Fiquei surpreso como ela conseguiu promover um evento juntando tantos amigos. Aproveito também para agradecer aos meus amigos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde do Município do Rio de Janeiro, que também demonstraram seu carinho me convidando para sua reunião e fazendo questão de me parabenizar pelo dia de meu aniversário.

ADELSON ALÍPIO

SANEAMENTO PARA OS MORADORES DE VILA NOVA SEPETIBA DE SANTA CRUZ





É um desastre, há dois anos no Governo do Sr. César Maia, foi iniciada aqui no Bairro uma obra na qual deram o nome de FAVELA BAIRRO, obra esta que não terminou, as ruas foram asfaltadas apenas uns trezentos metros, com o pretexto de que o seu prolongamento não precisava ser feito. O serviço de esgoto é péssimo muito mal feito causando entupimento quase todos os dias e os moradores é quem têm que desentupir. O pior é que temos que assinar o serviço de reparo da Rio Águas, onde nem sempre somos atendidos. Parece que esta obra, o Prefeito anterior não tinha intenção de terminar. E o que é mais Grave, foi iniciado a construção da estação de tratamento de esgoto do bairro localizada na Rua São Domingos Sávio – Beco do Lino, que chegou a funcionar durante dois meses e agora estão completamente abandonada, seus compartimentos a céu aberto cheios de água transformados num criadouro dos mosquitos da Dengue, jogando fora o dinheiro do povo, a seu lado está um canal completamente obstruído, coberto de mato, precisando de dragagem para escoamento das águas.Os moradores de Vila Nova Sepetiba precisam da conclusão desta obra para que possam combater de fato o problema da dengue. Sabemos que já houve tempo suficiente para que a atual Prefeitura termine estas obras.

ADÃO GARCIA - Diretor da FAM RIO, Conselheiro de Saúde e Diretor da Associação de Moradores de Vila Nova Sepetiba.

SAÚDE PRESENTE X CLÍNICA DA FAMÍLIA



CLÍNICA DA FAMÍLIA E SAÚDE PRESENTE, É TUDO QUE ESPERAMOS TER UM DIA ???
Na qualidade de liderança comunitária, diante de varias reclamações acima dos limites suportáveis para uma experiência que esta se iniciando. Creio que a comunidade de Paciência (nós) estamos sendo violentados assexuadamente em nossos direitos. Postos de Saúde são fechados sem consultas com a população local.
Queremos saber qual a resposta da CAP 5.III. Segundo os moradores saúde presente, tem outro nome saúde ausente a clinica que podíamos chamá-la da família, não existe não satisfaz as necessidades nem faz jus a essa nomenclatura dentre as reclamações, propaganda enganosa. Alguns agentes de saúde, não o total; não fazem visitas domiciliares, como vão identificar as necessidades das famílias e as anomalias? Os agentes são procurados na clinicas para marcação das consultas depois de marcadas são entregues pelos agentes em suas residências.
São reclamações da Clinica Lourenço Mello Estrada de Urucânia. Comunidade Nossa Senhora das Graças. Será que os agentes foram treinados, estão dentro do perfil esperado, existem reuniões da direção com as comunidades? Ainda porque os exames de Ultra-Som são feitos na clinica próxima ao CIEP Roberto Morena?
Sabemos que as vagas são direcionadas a pessoas da comunidade, ficam proibidas a funcionários de hospitais Nacional, Estadual e Municipal. Quais as razões dos médicos estarem sempre fazendo curso? Somente uma competente é responsável pelo bom atendimento? Os moradores da comunidade têm grandes elogios em relação ao atendimento desta profissional, dedicação ao trabalho e respeito ao ser HUMANO. RECLAMAÇÕES FORAM FEITAS, NA COORDENAÇÃO, a Sra. Leila se encontrava de ferias somos testemunhas da sua competência como profissional em beneficio de Santa Cruz, a população de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba que problemas como esses sejam resolvidos e desejamos que toda a equipe esteja, sempre presente na SAÚDE PRESENTE, temos certeza que juntos alcançaremos SUCESSOS.


HÉLIO CARLOS FERREIRA
Diretor da FAM RIO, Conselheiro de Saúde e Presidente da Associação de Moradores do Bairro 31 de Outubro.

JEITINHO BRASILEIRO



O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro foi obrigado a abrir mão de sua função, graças a esperteza da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, que utilizou também a preocupação dos conselheiros em não deixar a população sem os serviços de exames especializados, assim como atendimentos de média e alta complexidade realizados pelas prestadoras de serviço conveniadas ao SUS, alegando impossibilidade da apresentação para aprovação de todos os processos das prestadoras conveniadas. Graças a nova Lei Municipal 5104/2009, que regulamenta o Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que permite que o colegiado aprove as resoluções, projetos e contratos na área da saúde, com a presença na hora da votação de apenas 12 (doze) conselheiros, foi aprovado as diversas Contratualizações dos prestadores de serviço de saúde, através de Chamada Publica, autorizando que a Secretaria permita que continue prestando serviços ao SUS até instituições que não cumprirem com as exigências da própria chamada publica. Lamento apenas que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil não utilize este mesmo instrumento, isto é, boa vontade ou jeitinho brasileiro para atender as reivindicações da população, através do Controle Social da Saúde, que normalmente não é respeitado.

FECHAMENTO DO HOSPITAL PEDRO II ATO CRIMINOSO DO GOVERNO



Avalio o fechamento do Hospital Estadual Pedro II como uma atitude irresponsável e criminosa do Governo Estadual contra a população da Zona Oeste “pobre” do Rio de Janeiro. Não compreendo como podem interromper os serviços de urgência e emergência numa região tão carente de serviço como a Zona Oeste.
Realmente o Hospital Estadual Pedro II vem necessitando de uma reforma ampla, como já foi denunciada por várias instituições ao Ministério Publico, contudo o Governo sempre fez obras de fachada, desnecessária e inexplicável.Sabemos que o Hospital poderá sofrer as devidas reformas sem interromper os serviços primordiais como: Pronto Atendimento, Centro de Tratamento de Queimados, Cirurgias eletivas e de urgência, Maternidade etc..Não entendo como o Hospital funcionou em piores situações ao longo desses anos e não poderá continuar atendendo a população. Hoje noto que foi atingido pelo incêndio, o transformador do Hospital, grande parte da unidade está funcionando normalmente. As instalações dos setores não foram atingidas, portando não houve prejuízo aos equipamentos e instalações.Avalio ainda que existe, sim uma tremenda armação para o fechamento do Hospital, caso contrário o Governo trocaria o transformador, continuando com o Hospital funcionando e realizando as reformas que várias instituições já vêm apontando há anos. Por este motivo apoio o Movimento de Defesa do Hospital Estadual Pedro II, que tem como objetivo a reabertura imediata do Hospital para que a população da Zona Oeste e adjacências não continuem morrendo por falta de assistência. Os Hospitais do Governo Estadual da Zona Oeste como: Rocha Faria – Campo Grande, Albert Schweitzer - Realengo, Carlos Chagas – Marechal Hermes, já viviam superlotados, necessitando de investimento de pessoal e também de reformas em suas instalações, hoje com o fechamento do Hospital Pedro II – Santa Cruz, ficou pior do que a assistência concedida num campo de Guerra, tem gente sendo atendida até no chão e o drama dos profissionais é terrível, sem as condições mínimas para atender os pacientes, só quem tem a oportunidade de assistir este drama poderá avaliar essa situação criminosa, colaborando para proliferação de bactérias, ocasionando infecção dentro dos hospitais da região que são responsáveis por uma população estimada em mais de três milhões de habitantes. Com o fechamento do Hospital Pedro II, nossa região ficará sem 62.000 (sessenta e dois mil) atendimentos mensais juntando com o fechamento também da Casa de Saúde Republica Croácia.
Portanto sua presença é de suma importância, assim como de toda população da Zona Oeste, esperamos também o apoio de todas as pessoas que tem compromisso com nossa região, sejam vinculadas aos poderes executivo, legislativo, judiciário ou simplesmente usuários do Sistema Único de saúde a Mobilização Pacifica promovida pelo Movimento de Defesa do Hospital Estadual Pedro II dia 28 de outubro de 2010 – 16:00 hs – enfrente ao Hospital .
Adelson Alípio

PIADAS

Levados!
Eram dois irmãos malvados, um de 10 e outro de 8 anos. A mãe deles já sabia que qualquer coisa errada que acontecesse na cidade em que moravam seria por culpa deles.
Um dia, ela descobriu que perto de sua casa havia um padre, com fama de disciplinar meninos levados, e mandou que o filho mais novo fosse ver tal padre. Logo que o menino entrou na igreja o padre perguntou:
-Minha criança, onde está Deus?
O menino ficou ali, parado, sem dizer nada.
-Onde está Deus? – repetiu o padre, em tom mais sério.
Nisso, o menino saiu correndo da igreja, foi para casa e se escondeu debaixo da cama. Ao encontrá-lo ali, o irmão mais velho perguntou:
-O que houve?
-Puxa, agora estamos mesmos encrencados! Deus sumiu e estão achando que é culpa nossa!

O louco pescador 1
No hospício, o doido, sentado num banquinho, segura uma vara de pescar mergulhada num balde de água. O médico passa e pegunta:
— O que você está pescando?
— Otários, doutor.
— Já pegou algum?
— O senhor é o quinto!

Licença de pesca
Dois amigos, um com licença de pesca e o outro sem estavam pescando. Nisso aparece a Policia Florestal e o com licença sai na maior corrida, mas depois de uns 15 minutos ele é pego. Para espanto dos policiais mostra sua licença e diz:
-Nestas alturas, já deu tempo do meu amigo fugir!

Depressão causa um curto-circuito no seu cérebro Descarga alterada de hormônios causa pane em todo o metabolismo


Matérias
A depressão é muito mais do que uma tristeza profunda. As vítimas desse mal têm alterações nos neurotransmissores cerebrais envolvidos na sensação de bem-estar. Enquanto nas pessoas com química cerebral normal essas substâncias enfrentam baixas temporárias em momentos de tristeza, no deprimido elas estão sempre no chão. Na depressão, há níveis alterados de noradrenalina e serotonina , conta a psiquiatra Evelyn Vinocur, do Rio de Janeiro. E os medicamentos usados no tratamento corrigem as alterações desses neurotransmissores, promovendo o reequilíbrio químico no cérebro , explica.
Os neurotransmissores são moléculas que fazem a comunicação entre os neurônios. Um deles, a serotonina, está diretamente relacionado ao humor. Para conectar as células, essas moléculas caem num espaço entre elas, chamado fenda sináptica. Nos deprimidos há menos quantidade desses mensageiros entre os neurônios. Para piorar, um mecanismo natural de reaproveitamento de neurotransmissores empurra algumas dessas moléculas para dentro da célula novamente. Resultado: o nível delas despenca, derrubando também o humor.
Sabe-se que há uma forte predisposição genética a esse desequilíbrio químico por trás da depressão. Tanto que a doença só dá as caras em quem tem os genes do problema. Estudos mostram que filhos de pai e mãe depressivos têm cinco vezes mais chance de ter o mal. Mas remédios, drogas, doenças neurológicas e até tumores podem dar mais um empurrão à vítima.
As oscilações hormonais também influenciam as taxas de neurotransmissores. Não à toa a depressão é duas vezes mais incidente nas mulheres e costuma aparecer na gravidez e no pós-parto, famosos períodos de dança hormonal.

A Origem das Aves


O protagonista dessa incrível história é o Archaeopteryx lithographica, que viveu no período Jurássico, em plena era Mesozóica, ou era dos Répteis. O Archaeopterys, porém, era um réptil diferente dos outros (inclusive dos outros voadores, como os pterossauros): tinha desenvolvido um novo instrumento de vôo, que complementava as asas - as penas. Dos contemporâneos plumados do Archoeopterys (ou de uma espécie similar a essa) derivaram as aves, que foram evoluindo cada vez mais. As primeiras aves tinham ainda o esqueleto da cauda bastante longo, e o "bico" munido de dentes. Além do Archoeopterys, também tinham dentes duas outras espécies plumadas, batizadas pelos cientistas com os nomes de Ichthyornis e Hesperornis, que em grego significam "ave dos peixes" e "ave da noite". O conjunto de plumas e penas, ou seja, a plumagem que recobre o corpo das aves, tem várias funções: permite o vôo, protege do calor e do frio (funciona como isolante térmico), ajuda a flutuar na água e contribui para a manutenção de uma temperatura ideal durante a incubação (choco). Juntamente com as asas, as penas são o principal instrumento de vôo, funcionando como "hélices" e estabilizadores de vôo.

As Asas
As asas, presentes em todas as aves, são os membros anteriores modificados. São formadas pelo úmero, rádio ecúbito, e pela mão, adaptada e constituída por três metacarpos, cada um com seu dedo. As asas são uma evolução dos membros anteriores das aves-répteis pré-históricas. São "braços", em cujas partes principais nasceram as rêmiges, penas sem as quais as aves não voam. Esse processo evolutivo tem por base a seleção natural, que faz com que os mais aptos sobrevivam. Exemplo: os pterossauros, apesar de voarem, não desenvolveram a homeotermia, enquanto as aves, graças à temperatura constante do corpo, podiam migrar. Essa deficiência dos peterossauros levou-os à extinção.

Por que é que as colas super potentes não colam no interior do próprio tubo?


A supercola é um cianoacrilato, líquido de baixa viscosidade e baixo peso molecular sem propriedades adesivas. Com a exposição ao ar polimeriza rapidamente numa alta matriz molecular e adquire propriedades adesivas.

Para além de ser necessário o contacto com o ar, o tubo de cola é revestido interiormente por um material a que a cola não adere. Adere, no entanto, à pele e é por isso necessário muito cuidado na sua utilização.

Onde estão nossas memórias no nosso cérebro
existe um lugar em nosso cérebro onde estão nossas memórias?

Sim. Dr Wilder Penfield descobriu, em 1930, que as memórias são encontradas num lugar que ele literalmente tocou, quando operava um paciente, trazendo-lhe recordações. O paciente ficou consciente porque o cérebro não possui terminações nervosas e freqüentemente só requer anestesia local para uma cirurgia. Ele foi-tocando eletricamente diferentes partes do cérebro para ter certeza de não estar cortando algo vital quando subitamente começou a lembrar seu passado. O nome do local tocado foi o “hipocampo”.

Nota
Embora seja só 2% de nosso peso, o cérebro usa 20% de
todo oxigênio que respiramos, 20% das calorias
que consumimos e 15% do nosso suprimento sangüíneo.

AUTO ESCOLA JORGE


Eleita pela 6ª vez consecutiva a melhor Auto Escola da Zona Oeste pesquisa feita pela BPP de Publicidade.

Especialistas acreditam na descoberta de planeta habitável em breve


Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.
Você já deve imaginar que existem várias equipes de astrônomos que vasculham constantemente cada canto do Universo em busca de novos planetas, e quem sabe até, planetas iguais ao nosso!? Pois bem, parece que enfim eles encontraram um planeta com características bem parecidas com a nossa Terra.
Este novo planeta – batizado de Gliese 581-G, aparentemente possui atmosfera e gravidade semelhante à nossa, e como sua órbita se situa em uma “zona fértil” (ou seja, nem tão quente e nem tão gelada, capaz de sustentar a vida) – é possível que o planeta contenha água (líquida), e quem sabe até, que seja habitado por seres vivos? Ao menos os cientistas afirmam que o planeta tem capacidade para isso!
Entretanto, não pense que nós, humanos, faremos uma visita aos nossos amigos de outro planeta tão cedo, pois o Gliese 581-G está situado a mais de 20 anos luz da Terra, e ainda existem muitas dúvidas e incertezas a respeito deste planeta.
A parte ruim da história é que possivelmente nem eu e nem você estará vivo no dia em que a raça humana for capaz de fazer uma visitinha a este planeta, pois, com um foguete viajando a 1/10 da velocidade da luz, levaria simplesmente 200 anos para que os humanos tenham seu o primeiro contato com o planeta alienígena… =(

Qual é o filtro solar ideal para cada tipo de pele?


A Academia Americana de Dermatologia recomenda fator de proteção solar (FPS) 30 para todos tipo de pele, tanto faz se for clara ou escura. “Isso acontece porque foi constatado que as pessoas não usam filtro solar de forma adequada”, afirmou a dermatologista Ana Lúcia Recio à revista Criativa.
Uma pessoa que pese de 60 a 70 quilos que tenha 1m70 de altura deveria aplicar 30 gramas de filtro solar antes da exposição ao sol. Considerando as reaplicações necessárias, em dois ou três dias um tubo seria consumido. Como poucas pessoas pessoas fazem isso, a Academia Americana de Dermatologia decidiu aumentar o FPS.
O valor do filtro solar não deve diminuir conforme a pessoa for ficando mais morena, pelo efeito da exposição ao sol durante dias. O FPS 30 é o mínimo para se diminuir riscos de doenças, especialmente câncer de pele, que corresponde a 25% dos cânceres no Br

Cozido Pernambucano na Vitrine


O cozido completo, com diferentes tipos de carne e vegetais, tem origem judia. É a “adafina” (coisa quente) - principal alimento do Shabbath, dia de louvor a Deus, que equivale ao repouso dominical dos cristãos. Nesse dia não se podia abater ou salgar animais, amassar farinha, acender fogo. O prato era então preparado na véspera - com carnes, legumes, couve, ovos cozidos, grão-de-bico. Toucinho e carne de porco foram acrescentados depois, na Inquisição, como prova pública de fidelidade aos preceitos religiosos. Em seguida o cozido chegou à penísula ibérica. Na Espanha era chamado, originalmente, de “olla podrida” - porque se cozinhava tanto e tão lentamente que, como dizia Rodrigues Marím, “quase tudo se desfaz, como fruta que amadurece demais”.
Em Portugal também se chamava, bem antigamente, de “olha podrida”. Está presente no primeiro livro de receita impresso em nossa língua (1680) - a Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues: “Ponha-se em hua panella a cozer hum pedaço de vacca muito gorda, hua galinha, hum adem, hua perdiz, ou pombos, hum coelho, hua lebre, havendo-a, hua orelheyra, ou pá, se for tempo de porco, hum pedaço de lacão, chouriços, lingoíça e lombo de porco, tudo misturado com nabos, se os houver, ou rabões, três cabeças de alhos grandes, grãos, duas ou três dúzias de castanhas, sal e cheiros; quando estiver cozido, mande-se à meza, em hum prato sobre sopas de pão”. Esse cozido, em Portugal, muda conforme a região. O do Minho tem carne de boi, galinha, presunto, toucinho, chouriço, couve, cenoura e batata. O de Trás-os-Montes, além disso, vitela e nabos. O do Alentejo não usa carne de boi. A receita, embora mantenha o mesmo processo, vai mudando, ao sabor dos ingredientes disponíveis em cada país. Na França é “Pot au Feu”, com carne de boi, tutano, cenoura, nabo, alho-poró, cerefólio, couve, cravo e cebola. Na Itália “Bollito Misto”, com carne de boi, vitela, língua, porco, galinha, enchidos e legumes variados. Na Bélgica “Hochepot”, com rabo de boi, vitela e presunto com osso. Na Holanda “Hutspot”, com carne de boi, legumes, feijão branco, cenoura, batata e cebola. Na Irlanda “Irish Stew”, com carne de carneiro e vegetais.
Em Pernambuco é servido completo - com carnes, defumados, legumes e vegetais. Um prato, como se diz por aqui, de sustança. Mais importante é que a pluralidade deve estar dentro da panela, com os alimentos; e, também, fora dela, com família e amigos reunidos à sua volta. Não é prato para se comer sozinho. Cozido tem a cara do domingo.

Receita

4 quilos de carne: chambaril, músculo, costela de boi e peito.
2 quilos de carnes defumadas: paio, lobinho, costela, toucinho de fumeiro, lingüiça portuguesa
1 e ½ quilos de charque
2 quilos de batata inglesa
1 quilo de jerimum
Macaxeira, batata doce, inhame a gosto
Repolho, couve, cenoura a gosto
4 espigas de milho
Coentro, salsa e cebolinha
Tomates picados e inteiros
Cebolas picadas e inteiras
6 dentes de alho socados
Pimentões verdes e vermelhos em pedaços grandes
5 ovos cozidos
Sal, pimenta e folhas de louro
Farinha de mandioca para o pirão
Coloque as carnes defumadas e a charque de molho, na véspera. Tempere chambaril, músculo, costela e peito com sal, pimenta, cebola, alho, coentro, salsa e cebolinha, também na véspera. Em caldeirão, refogue-os com cebola, alho, tomates e pimentões. Junte a charque e os defumados. Cubra com água e deixe cozinhar por bom tempo. Acrescente milho e introduza raízes, legumes e vegetais, de acordo com o tempo de cozimento. Vá retirando as que já estiverem cozidas. Por último junte tudo. Cozinhe os ovos e não mexa mais. Para o pirão, separe um pouco do caldo e vá despejando farinha, aos poucos, mexendo sempre. Sirva em travessa grande, arrumando cuidadosamente carnes e legumes.