Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

07 dezembro 2011

Ladrão apanha e é preso depois de tentar roubar lutador de MMA

O ladrão Anthony Miranda não foi feliz ao escolher um lutador de MMA (artes marciais mistas) para assaltar, na última sexta-feira (2) em Chicago, no estado de Illinois (EUA). Ao tentar roubar o homem, ele acabou apanhando e sendo preso.

Segundo a polícia, Miranda aproximou-se do lutador, pediu um isqueiro e depois puxou um revólver e exigiu dinheiro. O ladrão ainda mandou a vítima sair do carro em que estava. O homem arrancou a arma do bandido e lhe aplicou alguns golpes.

Anthony Miranda foi tratado no hospital, mas levado em seguida para a cadeia. A fiança fixada é de US$ 350 mil.
Fonte: Yahoo Noticias

05 dezembro 2011

Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável




A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) informou nesta segunda-feira que seu telescópio espacial Kepler confirmou a existência do primeiro planeta habitável numa região fora do sistema solar.

Leia também:
Cientistas descobrem planeta tão quente que pode derreter ferro na superfície


No início deste ano, cientistas franceses confirmaram a existência do primeiro planeta fora do sistema solar a atender às exigências para a manutenção da vida, conhecido como Gliese 581d, mas o Kepler 22b, visto pela primeira vez em 2009, foi o primeiro cujas características puderam ser confirmadas pela agência espacial norte-americana.
A confirmação significa que os astrônomos viram o planeta cruzar a frente de sua estrela três vezes.
"A fortuna sorriu para nós com a detecção do primeiro planeta", disse William Borucki, principal pesquisador do Kepler no Centro de Pesquisas Ames, da Nasa.
"O primeiro trânsito foi capturado apenas três dias depois de termos declarado o telescópio pronto operacionalmente. Nós testemunhamos a definição do terceiro trânsito durante o período de férias de 2010."
O Kepler-22b está há 600 anos-luz de distância e é maior do que a Terra. O planeta tem uma órbita de 290 dias ao redor de sua estrela.
A Nasa também anunciou que o Kepler descobriu mais de 1.000 planetas com potencial de abrigar vida, duas vezes o número previamente localizado, segundo uma pesquisa que está sendo apresentada numa conferência realizada na Califórnia nesta semana.
O Kepler é a primeira sonda espacial da Nasa que procurar planetas semelhantes à Terra que orbitem sóis similares aos nossos. As informações são da Dow Jones.

Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o problema

Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinates para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, oataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.

O que acontece no coração 
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue - que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão - e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar. 
Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar - Foto: Getty Images
O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos. "Embora ele seja súbito, o excesso decolesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue", explica o cardiologista Maurício Wajngarten.

De acordo com o especialista, o sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina. "Nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso", diz o cardiologista.  
Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar - Foto: Getty Images
No passo seguinte o ateroma se quebra para cobrir a ferida, o que faz com que as plaquetas se unam para formar um coágulo de sangue (trombo) até aparecer o responsável pela total obserução da artéria: um coágulo que impede que o sangue passe e, preso, ele deixa de irrigar o miocárdio. A duração deste processo todo leva apenas alguns minutos. No entanto, se ultrapassar 20 minutos, o dano pode ser irreversível. "A gravidade de um infarto depende muito do tamanho da área atingida do coração. Se o bloqueio for em uma das principais artérias, é necessário que o atendimento médico seja urgente. Caso contrário, é morte certa", alerta Wajngarten.

Os sintomas de que um infarto está prestes a acontecer nem sempre são evidentes: além da dor ou pressão no peito, pode haver falta de ar, dores nos braços, pescoço, ombros e costas, enjoos e até mesmo um desmaio. No entanto, algumas pessoas passam pela experiência sem sentir absolutamente nada.

Tratamentos e prevenção 
Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência. De acordo com o cardiologista, a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida. 
Há também procedimentos e intervenções cirúrgicas, como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Nesta técnica, uma uma espécie de balão inflado alarga as artérias estreitadas e libera a passagem do sangue. Em muitos casos, uma espécie de mola pequena (stent) é colocada para garantir a passagem do sangue e, consequentemente, a irrigação do músculo.

Já a ponte de safena é usada em casos mais graves, onde várias artérias foram bloqueadas pelas placas de gordura. A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. "Evitar um infarto exige cuidados relativamente simples. Se manter longe de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo, já é um começo", recomenda o cardiologista. Alimentação balanceada, controle do colesterol e pressão arterial também influenciam. Assim como deve-se procurar alternativas para aliviar o estresse e a tensão. 
Este conteúdo ajudou você? 

14 novembro 2011

APROVADO O FIM DO 13° SALÁRIO

Enquanto a gente se distrai com Olimpíadas e Copa do Mundo, o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe..... vejam essa:
Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB )
Para conhecimento,
O fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT.
Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado.
Provavelmente será votado após as eleições, é claro....
A maioria dos deputados federais que estão neste momento tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário, inclusive da Licença de Férias (pagas em 10 vezes) são do PFL e PSDB.
As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.
Conheça a cara dos safados que votaram a favor deste Projeto em todo Brasil. Por favor, repassem para o maior número de pessoas possíveis, afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições: 

01- INOCÊNCIO OLIVEIRA - PFL
02- JOEL DE HOLLANDA - PFL
03- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA - PFL 
04- OSVALDO COELHO - PFL
05- ARMANDO MONTEIRO - PMDB 
06- SALATIEL CARVALHO - PMDB 
07- PEDRO CORRÊA - PPB 
08- RICARDO FIÚZA - PPB
09- SEVERINO CAVALCANTE - PPB 
10- CLEMENTINO COELHO - PPS
11- CARLOS BATATA - PSDB
12- JOÃO COLAÇO - PSDB
13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO - PSDB 
DIVULGUEM!!!
Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos!!!! !
E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar?? ??
Cadê os caras pintadas???? Povo que derruba presidente?? ????
Gente é hora de acordar antes que seja tarde d+!!!!!!!!!!

NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!!! !!
Divulguem!!!
 E não fique só reclamando do nosso país!!!!
 
 

02 novembro 2011

FMI e Europa ameaçam reter ajuda à Grécia até referendo

Um empréstimo da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Grécia será retido até depois de um referendo em dezembro sobre o pacote internacional de resgate, disse uma autoridade do G20.
Líderes e autoridades financeiras do G20 estão reunidos em Cannes antes de uma reunião de dois dias que deve ser dominada pela reação à decisão surpresa do governo grego de realizar um referendo, o que coloca em dúvida os esforços da zona do euro para conter sua crise de dívida.
Atenas deveria receber neste mês uma parcela de 8 bilhões de euros, parte do empréstimo de 110 bilhões de euros de resgate acordado por seus parceiros da UE e pelo FMI no ano passado. Uma autoridade do governo grego disse que o país pode sobreviver sem o empréstimo até o início de dezembro, "mas será bastante apertado".
"Os gregos têm que parar de testar a paciência de seus credores. Eles receberão uma mensagem bem clara de que mais nenhum dinheiro entrará em Atenas até depois de eles decidirem onde querem que seu país esteja. Dentro da zona do euro ou fora", disse à Dow Jones uma autoridade do G20 que participa da reunião.
O primeiro-ministro grego, George Papandreou, foi convocado a participar da reunião para explicar sua decisão. A autoridade do G20 disse que a Grécia "está monopolizando" a cúpula.
Líderes da Alemanha, França, Itália e Espanha, junto com representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional realizarão uma reunião na quinta-feira para lidar com a situação grega.
A autoridade do G20 disse que Papandreou será pressionado a se comprometer a realizar o referendo até no máximo 18 de dezembro. "As datas avaliadas são 4, 11 e 18 de dezembro", disse ele.
Fonte: Ag. Estado Publ. O Dia

Brasil avança no ranking do IDH, mas alta desigualdade persiste

Embora o Brasil tenha aumentado ligeiramente seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) neste ano e subido uma posição no ranking global do indicador, o país mostrou resultados piores quando considerada a desigualdade social e a de gênero, segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2011 do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Em 2011, o IDH brasileiro chegou a 0,718 ponto, valor 0,003 ponto superior ao de 2010. O desempenho fez o país ultrapassar a nação caribenha de São Vicente e Granadinas e alcançar a 84ª posição entre 187 países.
Com isso, o Brasil permaneceu no grupo de países com IDH elevado, uma categoria abaixo das nações com IDH muito elevado e acima das nações com IDH médio ou baixo.
O IDH, que varia entre zero e um (quanto mais próximo de um, maior o nível de desenvolvimento humano), leva em conta as realizações médias de um país em três dimensões: a possibilidade de usufruir uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno.
Como em 2010, o ranking deste ano é liderado por Noruega (0,943), Austrália (0,929) e Países Baixos (0,910). Na América do Sul, o Brasil obteve um índice superior aos da Colômbia (0,710), Suriname (0,680), Paraguai (0,665), Bolívia (0,663) e Guiana (0,633).
Já Chile (0,805), Argentina (0,797) - ambos na categoria de IDH muito elevado -, Uruguai (0,783), Venezuela (0,735), Peru (0,725) e Equador (0,720) ficaram à frente do Brasil.
Desigualdade social
Ainda que tenha evoluído neste ano, o IDH brasileiro despenca para 0,519 (desvalorização de 27,7%) quando são considerados indicadores que medem a desigualdade social.
O IDHAD (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade) combina o IDH com dados que levam em conta a equidade no acesso à saúde, educação e renda. Em situação de igualdade perfeita, o IDH e o IDHAD são iguais; quanto maior a diferença entre os dois, maior a desigualdade.
Por esse cálculo, publicado pela primeira vez neste ano, o Brasil obtém a 73ª posição entre 134 países. O IDHAD brasileiro é inferior ao de muitas nações que estão atrás do país no ranking do IDH, como Gabão (com IDHAD de 0,543), Sri Lanka (0,691) e Uzbequistão (0,549).
Nas duas primeiras posições do ranking do IDH, Noruega e Austrália também ocupam os dois primeiros postos na lista do IDHAD. Em terceiro lugar, porém, está a Suécia - que só ocupa a décima posição no ranking do IDH.
Já os Estados Unidos, que ocupam a quarta posição no ranking do IDH, despencam para o 23º posto na lista do IDHAD, principalmente devido à desigualdade de renda e, em menor grau, ao acesso à saúde.
No Brasil, a desigualdade de renda também é a principal responsável pela perda de pontos no IDHAD, seguida pela desigualdade na educação e na expectativa de vida. O Brasil também tem seu desempenho prejudicado quando a desigualdade entre homens e mulheres é levada em conta.
Nesse quesito, o país fica na 80ª posição entre 146 nações. O ranking é liderado por Suécia, Países Baixos e Dinamarca e tem, nas últimas posições, Iêmen, Chade e Níger.
Destaques
Embora revele a disparidade social e de gênero no país, o relatório elogia práticas adotadas pelo Brasil nos últimos anos, como a expansão no acesso à água e a criação do Bolsa Família, programa de transferência de renda que beneficia famílias mais pobres.
O documento afirma que o programa custa apenas 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e pode estar por trás da diminuição do fosso de renda entre os trabalhadores de alta e baixa especialização nos últimos anos.
O Pnud também atribui a diminuição na desigualdade de renda à expansão da cobertura do ensino básico nas últimas décadas, mas alerta que dificuldades no acesso ao ensino universitário enfrentadas pelos mais pobres podem impor obstáculos a essa tendência.
O relatório cita ainda melhorias promovidas por Curitiba nos setores de planejamento urbano e transportes para enfrentar o crescimento demográfico rápido. "A cidade tem agora a mais elevada taxa de utilização de transportes públicos do Brasil (45% de todas as viagens) e uma das mais baixas taxas de poluição do ar do país."
Também merecem elogios o desenvolvimento, pelo governo federal, de sistemas de esgotos residenciais mais baratos, e a implantação, desde os anos 1960, de um sistema nacional de distribuição de gás de cozinha - ambos os fatores, diz o relatório, contribuíram com o avanço do IDH brasileiro nos últimos anos.
Fonte: Jornal o dia

Colisão de trem e ônibus escolar deixa mortos na Argentina

As primeiras informações são de que morreram seis estudantes e uma diretora na província de San Luis

Seis estudantes e uma diretora de uma escola religiosa morreram e outras 10 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira no choque entre um trem de carga e um ônibus escolar, na província argentina de San Luis, informou o ministro da Educação do distrito, Marcelo Sosa. Fonte Jornal o Dia
Foto: EFE
Um trem atingiu um ônibus escolar em um acidente que matou pelo menos sete pessoas na Argentina
O trem arrastou o veículo escolar por mais de 300 metros. No ônibus viajavam cerca de 40 pessoas, a maioria meninas da escola particular católica Santa Maria, que se dirigiam para uma atividade religiosa em Mendonça, perto da fronteira com o Chile.
O acidente ocorreu em um cruzamento ferroviário sem barreiras sobre uma estrada nos arredores do pequeno povoado de Zanjitas. As vítimas foram levadas a hospitais de San Luis, capital da província homônima, afirmou o prefeito de Zanjitas, Jorge Antunez a emissoras de rádio de Buenos Aires. Ele disse que o número de vítimas pode aumentar e que por enquanto elas não foram identificadas. As estudantes têm idades entre 10 e 12.
Terceiro acidente com ônibus e trem na Argentina
Este é o terceiro acidente grave que envolve colisão de ônibus e trem na Argentina em menos de dois meses. Em setembro dois acidentes deixaram mortos e dezenas de feridos na capital, Buenos Aires. Um deles matou 11 pessoas, quando dois trens e um ônibus colidiram, outro envolveu um ônibus, um caminhão e um trem e deixou 90 feridos.
*com AFP e EFE
  



AFP 02/11/2011 17:59




Belo recebe convite para fotografar mulheres nuas POR VALÉRIA SOUZA

Rio  - O ensaio de Gracyanne Barbosa para a Sexy ficou como Belo queria. “Antes de fazer as fotos, perguntei para ela se queria que eu ficasse no quarto. Ela disse não, que ficaria segura comigo. Sugeri todas as fotos, locação, poses e ângulos”, diz ele à coluna. “Ficou perfeito por Belo estar lá. Ele sabe como fico melhor em fotos”, conta Gracy. 

Belo fez mais de mil cliques dos bastidores, o que lhe rendeu um convite inusitado. “A revista me chamou para fotografar outra mulher nua. Só aceito se Gracyanne deixar e estiver comigo.” Será que Belo vai virar fotógrafo?

Foto: Arquivo Pessoal
FONTE JORNAL O DIA

24 outubro 2011

Apagões marcam último dia das provas do Enem Alunos reclamam que nem todas as turmas tiveram direito a prorrogação no horário


Rio - O segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado por apagões em pelo menos quatro locais onde foram realizadas as provas: Urca, Del Castilho e duas universidades em Niterói. No campus da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e no Shopping Nova América, a luz faltou por volta das 18h. Em Niterói, os problemas ocorreram às 16h30. 

>> Confira o gabarito extraoficial do Enem divulgado pelo Curso Objetivo

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os alunos da Unirio teriam direito a ficar 20 minutos a mais na prova, tempo que durou o apagão. “Em algumas turmas, transferiram alunos para perto da janela e prolongaram o tempo de prova. Na minha sala, isso não aconteceu. Fomos pressionados a entregar a prova. Absurdo”, contou, indignada, Ana Luísa Bravo, de 17 anos.

 

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pelo menos cinco candidatos ficaram do lado de fora por conta de uma falha no sistema de transportes da cidade.Um dos prejudicados foi Daniel Lemos, morador de Cordovil. O estudante aguardava o coletivo desde 11h20. “O ônibus só veio às 12h30”, contou. 

De acordo com o Inep, os candidatos foram alocados em polos que ficam até 30km distantes de suas residências. O instituto informou que é de responsabilidade dos participantes sair de casa com antecedência. Ontem, foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito será divulgado amanhã, no portal do Inep: www.inep.gov.br.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Na Uerj, um dos locais onde foi realizado o Enem, pelo menos cinco pessoas perderam a prova por conta de uma falha no sistema de transportes | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Matemática foi difícil. Redação, previsível

De acordo com a maioria dos candidatos, a prova mais difícil foi a de Matemática. A redação, segundo muitos, foi fácil. Com o tema “Viver Em Rede no Século XXI: os Limites Entre o Público e o Privado”, os estudantes disseram não ter tido dificuldades para tratar de um tema tão atual: Internet e mídias sociais.

“Faz parte do nosso cotidiano, então, não houve dificuldades. Mas é preciso lembrar que nem todo mundo tem acesso à Internet. Para alguns estudantes, pode ter sido ruim”, observou o Arthur Pinheiro, 18 anos, que tenta uma vaga em Engenharia na Uerj.

Ao lado do pai, o guia de turismo Carlos Faria, 58 anos, a estudante Aline, 31 anos, não escondia a ansiedade de tentar uma vaga em uma universidade pública. É a segunda vez que a jovem presta o Enem — no ano passado, teve problemas com o cartão de respostas. Também é pela segunda vez que Carlos presta o exame com a filha — dessa vez, por apoio moral.
 
“Ano passado eu fiz e passei. Ela desistiu por problemas do MEC. Fiquei 30 anos sem estudar. Voltei para o Ensino Médio, fiz vestibular e fui à luta. Desde pequeno, os livros me salvaram. Agora, vou dar uma força para minha filha”, diz Carlos. “Se eu passar, ficaremos ainda mais unidos”, completou Aline.
 Fonte: Jornal O Dia