Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

23 março 2015

Em 15 anos, o mundo pode perder quase metade da água potável, afirma ONU

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra que há no mundo água suficiente para suprir as necessidades de crescimento do consumo, "mas não sem uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento.
Segundo o documento, a crise global de água é de governança, muito mais do que de disponibilidade do recurso, e um padrão de consumo mundial sustentável ainda está distante.
De acordo com a organização, nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050. Mantendo os atuais padrões de consumo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%. Os dados estão no relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 — Água para um Mundo Sustentável.
O relatório atribui a vários fatores a possível falta de água, entre eles a intensa urbanização, as práticas agrícolas inadequadas e a poluição, que prejudica a oferta de água limpa no mundo. A organização estima que 20% dos aquíferos estejam explorados acima de sua capacidade. Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial e é de onde provêm 43% da água usada na irrigação.
Os desafios futuros serão muitos. O crescimento da população está estimado em 80 milhões de pessoas por ano, com estimativa de chegar a 9,1 bilhões em 2050, sendo 6,3 bilhões em áreas urbanas. A agricultura deverá produzir 60% a mais no mundo e 100% a mais nos países em desenvolvimento até 2050. A demanda por água na indústria manufatureira deverá quadruplicar no período de 2000 a 2050.
Segundo a oficial de Ciências Naturais da Unesco na Itália, Angela Ortigara, integrante do Programa Mundial de Avaliação da Água (cuja sigla em inglês é WWAP) e que participou da elaboração do relatório, a intenção do documento é alertar os governos para que incentivem o consumo sustentável e evitem uma grave crise de abastecimento no futuro. “Uma das questões que os países já estão se esforçando para melhorar é a governança da água. É importante melhorar a transparência nas decisões e também tomar medidas de maneira integrada com os diferentes setores que utilizam a água. A população deve sentir que faz parte da solução”, diz.
Cada país enfrenta uma situação específica. De maneira geral, a Unesco recomenda mundanças na administração pública, no investimento em infraestrutura e em educação.
"Grande parte dos problemas que os países enfrentam, além de passar por governança e infraestrutura, passa por padrões de consumo, que só a longo prazo conseguiremos mudar, e a educação é a ferramenta para isso", diz o coordenador de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão.
No Brasil, a preocupação com a falta de água ganhou destaque com a crise hídrica no Sudeste. Antes disso, o país já enfrentava problemas de abastecimento, por exemplo no Nordetste. Mergulhão diz que o Brasil tem reserva de água importante, mas deve investir em um diagnóstico para saber como está em termos de política de consumo, atenção à população e planejamento.
"É um trabalho contínuo. Não quer dizer que o país que tem mais ou menos recursos pode relaxar. Todos têm que se preocupar com a situação".
O relatório será mundialmente lançado hoje (20) em Nova Déli, na Índia, antes do Dia Mundial da Água (22). O documento foi escrito pelo WWAP e produzido em colaboração com as 31 agências do sistema das Nações Unidas e 37 parceiros internacionais da ONU-Água.
A intenção é que a questão hídrica seja um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que vêm sendo discutidos desde 2013, seguindo orientação da Conferência Rio+20 e que deverão nortear as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.
  • Espalhe por aí:
  •      
  •    
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), as reservas de água potável do mundo podem ser reduzidas em 40 por cento até 2030. Veja!

Brasil pode receber Jogo das Estrelas de futebol americano, da NFL, em 2017 Site afirma que a Liga Nacional de Futebol Americano está interessada em realizar o evento no país


Estados Unidos - O Brasil poderá receber um megaevento de futebol americano, em 2017. Segundo o site da Fox Sports AMERICANA, a Liga Nacional (NFL) estaria interessada em trazer o seu famoso jogo das estrelas ao país.

Brasil poderá receber o Jogo das Estrelas de futebol americano
Foto:  Efe

O interesse, cada vez maior, dos brasileiros na modalidade seria uma das princiais motivações para a realização do evento, além da vontade da Liga em expandir o alcance do esporte fora dos Estados Unidos.
A questão será avaliada em reuniões até a próxima quarta-feira. Em 2016 o jogo será no Havaí
Fonte Internet

Derrota do Vasco no clássico contra o Flamengo vira piada nas redes sociais

Rubro-negros venceram por 2 a 1, em um jogo marcado pela forte chuva que caiu no Maracanã

O DIA
Rio - A torcida Cruzmaltina acordou nesta segunda-feira com dores de cabeça. No último domingo, o Vasco não foi páreo para o Flamengo e perdeu o clássico dos milhões por 2 a 1, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. A partida ficou marcada pela paralisação por conta das fortes chuvas que alagam o gramado do estádio. Com a derrota, foi a vez da Internet receber uma enxurrada de piadas e provocações aos torcedores do Gigante da Colina. Confira algumas: 
Em 2015, Vasco já acumula duas derrotas para o Flamengo. A primeira foi em um torneio amistoso em Manaus, GOL de Samir
Foto:  Reprodução Internet
Alecsandro fez o GOL da vitória do Flamengo
Foto:  Reprodução Internet
Rubro-negros brincam com 'freguesia' cruzmaltina
Foto:  Reprodução Internet
Até Nick Diaz inspirou a criatividade dos rubro-negros
Foto:  Reprodução Internet
undefined

Fonte: internet


21 março 2015

Garis aceitam acordo e greve termina

Após 10 dias de paralisação, funcionários acataram proposta e prometeram o retorno das atividades neste sábado

FELIPE CARVALHO
Rio - Após oito horas de negociações, os garis encerraram a greve no fim da noite desta sexta-feira, após dez dias de paralisação. Eles aceitaram uma das propostas oferecidas e prometeram retomar as atividades ainda durante a madrugada de hoje. Dois motivos atrasaram a resolução: a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) junto à Procuradoria do Município e à Comlurb, para que os dias sem trabalhar não fossem descontados do salário.
A categoria também deixou para ontem a decisão de entrar com ação para tentar impedir o julgamento sobre a legalidade da greve, marcado para segunda-feira. A alegação para esta medida seria a de que eles aceitaram a mesma proposta oferecida na última quarta-feira pelo MPT: reajuste salarial de 8%, vale alimentação de R$ 20, hora extra para ps líderes de turmas de coleta e auxílio funeral de até R$ 800.
Garis se reuniram nesta sexta-feira e aceitaram acordo
Foto:  Divulgação
“Não temos nada concreto se os dias serão abonados ou compensados. É apenas uma trégua. Se iver DESCONTO em folha, vamos parar novamente. A Comlurb, foi intransigente, mas temos que pensar em nossas famílias”, ponderou Bruno Rosa, líder dos grevistas.
Antes da reunião com a procuradora Deborah Félix, 500 profissionais fizeram uma caminhada ontem à tarde da Central do Brasil até o prédio do Ministério Público do Trabalho. “Tem hora que é preciso recuar, mas isso não significa que perdemos a batalha”, disse o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio, Luciano David de Araújo.
Segundo Luciano, 80% dos 13.500 garis aderiram à paralisação, mas desde sexta-feira 75% deles retornaram aos postos de trabalho, cumprindo determinação da Justiça. Já Célio Viana, representante da comissão salarial formada por integrantes da ala dissidente ao sindicato, queria garantias de que os garis não serão demitidos nem sofrerão retaliações.
Fonte:Internet(O Dia On Line)

19 março 2015

FELIZ SEXTA FEIRA

Dilma nega que irá fazer reforma ministerial após saída de Cid Gomes


Para Dilma, uma reforma não resolverá a crise política em que seu governo está imerso / Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Para Dilma, uma reforma não resolverá a crise política em que seu governo está imerso

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

A presidente Dilma Rousseff negou nesta quinta (19) que vá fazer uma reforma ministerial e afirmou que não usará um critério partidário para nomear o substituto de Cid Gomes na Educação.
"Vocês [jornalistas] estão criando uma reforma que não existe. São alterações pontuais. Estou fazendo uma alteração pontual no Ministério da Educação.Não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você a alterar, como foi o caso da Educação. Não tem reforma ministerial", disse, após evento em que editou Medida Provisória que detalha as condições de renegociação de dívidas de clubes de futebol.
Segundo Dilma, o MEC não será "dado". "O MEC não é dado para ninguém. Vou escolher uma pessoa boa para educação, não a pessoa desse, daquele ou de outro partido." De acordo com ela, o nome será escolhido "o mais rápido possível".
A presidente foi obrigada a aceitar a demissão de Cid Gomes, após audiência dele na Câmara, para evitar que o PMDB deixasse de apoiá-la e agravasse ainda mais a crise política com o Congresso.
Para Dilma, uma reforma não resolverá a crise política em que seu governo está imerso.
"Reforma ministerial é uma panaceia, ou seja, não resolve os problemas." O que resolve os problemas, disse ela, são medidas como a MP editada por ela nesta terça, e diálogo com diferentes atores. "Precisa dessa capacidade de escutar os outros lados."
Ao comentar sobre a MP do futebol, a presidente também afirmou sobre a atual situação do país: "O Brasil hoje tem todas as condições para superar esse momento e construir um caminho sustentável."
DOCUMENTO
Dilma negou que o documento recentemente produzido pelo ministro Thomas Traumann (Comunicação), que vê "caos políticos" e erros de comunicação na atual gestão, represente a visão do governo.
"Não é oficial, não foi discutido dentro do governo. Eu faço dentro do governo um processo de construção. Não é um texto oficial do governo."
Questionada se o ministro será demitido, ela não respondeu.
Fonte Jornal do Commercio-Recife-Pe

Garis desrespeitam ordem judicial e fazem ato em frente à Comlurb

Fonte: O DIA
Rio - Impedidos pela Justiça de ficarem perto de prédios da Comlurb, líderes dos garis grevistas participaram de ato nesta quinta-feira na sede da empresa, na Rua Major Ávila, na Tijuca. Os manifestantes protestam no local, de onde seguirão até a Prefeitura no início da tarde. A greve dos trabalhadores já dura oito dias.
Leia mais:
Reunião no TRT termina sem acordo
Representante dos garis afirma que Comlurb está empregando crianças
Os garis que desrespeitarem a ordem judicial serão multados individualmente em R$ 5 mil. De acordo com a decisão da Justiça Trabalhista, Célio Viana, Célio Moreira Dantas, Bruno Coelho de Lima e Valdenir Jorge de Souza Pinto, entre outros, devem manter uma distância mínima de 500 metros de prédios da Comlurb durante o período de greve.

Na quarta-feira, garis fizeram passeata pelo Aterro do Flamengo em direção ao bairro de Botafogo
Foto:  Sandro Vox / Agência O Dia
Nesta quarta-feira, mais de cem garis protestaram em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, no Centro, após reunião de conciliação no local, e que terminou sem acordo. Os trabalhadores seguiram em carreata pelo Aterro do Flamengo. 
A empresa ofereceu 7,7% de reajuste, que representa a correção pela inflação. No entanto, a categoria exige 15% mais vale-refeição no valor de R$ 27. Como proposta de conciliação, o Ministério Público do Trabalho sugeriu às duas partes um aumento de 8% para os trabalhadores, a manutenção do vale-refeição em R$ 20 e o auxílio-funeral de até R$ 800. Mas a categoria rejeitou a oferta.
Enquanto o impasse continua, a Comlurb tem pago diárias de R$ 100 para o serviço de varrição e a coleta. O recrutamento começa cedo, às 6h, no quartel da Guarda Municipal, em São Cristóvão.
Em nota, a Comlurb informou que continuará com plano de contingência com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e de empresas terceirizadas de limpeza enquanto durar a greve dos garis.
Pedido inicial era de 40%
A proposta inicial da categoria era um aumento de 40%. Porém, segundo o diretor social do sindicato, Gilberto César de Alencar, os trabalhadores estão dispostos a diminuir ainda mais o pedido: “Diante da posição da categoria hoje eu só vejo uma possibilidade: a Comlurb retroagir e apresentar uma proposta mais viável. A gente apresentou 15%, mas acredito que ainda há um meio termo.”
A paralisação terá sua legalidade julgada pelo TRT em data a ser decidida nos próximos dias. Além dos garis, trabalhadores que fazem poda de árvores e de preparação de alimentos em escolas municipais também estão em greve.

Jornal VITRINE Zona Oeste: Linda e perigosa! Adriana Birolli posa nua para ensaio especial de revista Atriz se transformou em quatro grandes vilãs do cinema de Hollywood e esbanjou sensualidade. Confira as fotos!

Jornal VITRINE Zona Oeste: Linda e perigosa! Adriana Birolli posa nua para ensaio especial de revista Atriz se transformou em quatro grandes vilãs do cinema de Hollywood e esbanjou sensualidade. Confira as fotos!

Linda e perigosa! Adriana Birolli posa nua para ensaio especial de revista Atriz se transformou em quatro grandes vilãs do cinema de Hollywood e esbanjou sensualidade. Confira as fotos!

Birolli se transforma em vilãs do cinema

Fátima Bernardes machuca o nariz e é substituída no “Encontro”

Fátima Bernardes levou um susto e foi parar no hospital (Divulgação/TV Globo)
Fátima Bernardes, 52, foi substituída por Ana Furtado, 41, no “Encontro”, exibido na manhã desta quinta-feira (19).
Ao chegar em casa, na noite de quarta-feira (18), a apresentadora sentiu um incômodo no nariz, mexeu no machucado enquanto tirava a maquiagem e acabou provocando um sangramento na região.
“Estava tentando tirar uma casquinha e saiu sangue demais. Levei um susto. Pegamos uma toalha, mas não parava. Resolvemos ir para o hospital, num pronto socorro perto de casa. Precisou dar um pontinho. Foi uma pintinha perto do nariz que se rompeu”, explica Fátima durante conversa por telefone.

Silvio Santos tenta fazer selfie mas se atrapalha com celular

Silvio Santos/Divulgação SBTUma das filhas do dono do SBTRebeca Abravanel, 34, divulgou recentemente um vídeo no Instagram que virou sucesso no mundo virtual. Na gravação, o artista aparece de óculos de grau e todo atrapalhado na tentativa de usar a câmera frontal de um aparelho celular.

14 outubro 2013

Cátia Fonseca deixa o marido para ficar com diretor do seu programa Rafael Marques se destaca e tem atuação para entrar na história. Leia Volante tricolor, Jean segue em busca do equilíbrio na sua carreira Léo Moura elogia espírito aguerrido da equipe do Flamengo. Saiba mais Mofo inutiliza remédio e falta até gaze no Hospital Federal do Andaraí ALVO DO MPF Mofo inutiliza remédio e falta até gaze no Hospital Federal do Andaraí LEO DIAS REVELA Cátia Fonseca deixa o marido para ficar com diretor do seu programa FESTA NO BOTAFOGO Rafael Marques se destaca e tem atuação para entrar na história. Leia FOCO TOTAL Volante tricolor, Jean segue em busca do equilíbrio na sua carreira SEM PROBLEMAS NA GÁVEA Léo Moura elogia espírito aguerrido da equipe do Flamengo. Saiba mais ALVO DO MPF Mofo inutiliza remédio e falta até gaze no Hospital Federal do Andaraí POLÍTICA E HUMOR "Pink Blocs" dão pinta na Parada Gay de Copacabana, neste domingo FIQUE ATENTO Obras do Porto Maravilha mudam o trânsito no Centro nesta segunda SESSÕES DA CASA VAZIAS Proposta busca dar fim a ‘fantasmas’ na Assembleia Legislativa do Rio LEO DIAS REVELA Cátia Fonseca deixa o marido para ficar com diretor do seu programa FESTA NO BOTAFOGO Rafael Marques se destaca e tem atuação para entrar na história. Leia FOCO TOTAL Volante tricolor, Jean segue em busca do equilíbrio na sua carreira SEM PROBLEMAS NA GÁVEA Léo Moura elogia espírito aguerrido da equipe do Flamengo. Saiba mais ALVO DO MPF Mofo inutiliza remédio e falta até gaze no Hospital Federal do Andaraí POLÍTICA E HUMOR "Pink Blocs" dão pinta na Parada Gay de Copacabana, neste domingo FIQUE ATENTO Obras do Porto Maravilha mudam o trânsito no Centro nesta segunda SESSÕES DA CASA VAZIAS Proposta busca dar fim a ‘fantasmas’ na Assembleia Legislativa do Rio UNIDADE ALVO DO MPFRemédios com mofo e falta de gaze no Hospital do Andaraí

Inspeção do Ministério Público Federal constata que não há vários tipos de materiais, além de 14 medicamentos

ADRIANA CRUZ
Rio - Há mais de um ano acompanhando o pai, Elbo Figueiredo, em tratamento de próstata e cálculo renal no Hospital Federal do Andaraí, a operadora de telemarketing Simone Ferreira foi obrigada a desembolsar em torno de R$180 em antibióticos, no mês passado. A falta de medicamentos e insumos viraram alvo do Ministério Público Federal (MPF). Em inspeção na unidade na quarta-feira passada, o procurador da República Sérgio Suiama, que atua na área da Saúde, constatou que faltam 38 itens importantes como gaze, além de 14 tipos de remédios na farmácia, entre eles Dipirona. Durante inspeções foi contatado também um desperdício absurdo: remédios mofados.
A falta de medicamentos e insumos viraram alvo do MPF
Foto:  Marcelo Del Negri / MFP
Em agosto, Suiama foi informado de que durante três meses faltou pino cirúrgico na Ortopedia, o que impediu as operações dos pacientes. Entre novembro e dezembro do ano passado, outras 14 cirurgias foram adiadas. Para fazer um raio-x da situação do Andaraí, o procurador inspecionou 24 setores. Encontrou medicamentos e alimentos expostos à ação de cupins, em depósito classificado de insalubre. Apesar do desabastecimento há ainda desperdício, como medicamento fora do prazo de validade. “Há problemas graves de gestão. Enquanto a sala da administração é linda, o almoxarifado do hospital é um lixo”, analisa Sérgio Suiama.
No local, parte do teto caiu, há infiltrações, fios à mostra e produtos estocados próximos de ralos. Em vários andares faltam extintores, o que colocaria o prédio em risco em caso de incêndio. Para quem precisa do hospital, comprar remédio pesa no bolso. “No desespero, arquei com R$ 180 por cada vidro do medicamento. Não faço ideia de quanto gastei”, desabafa Simone. 
No almoxarifado, parte do teto caiu, há infiltrações, fios à mostra e produtos estocados próximos de ralos
Foto:  Marcelo Del Negri / MFP
Para o procurador, também é preciso mais organização. “Muitas vezes, tem o material na farmácia, mas não está disponível no setor. Isso é um problema de fluxo que precisa ser resolvido”, analisa Suiama. Em nota, a direção da unidade nega o desabastecimento. Informa ainda que em casos pontuais — que já estão em processo de compra —, os pacientes são medicados com outros compostos que possuem a mesma ação, o que garante a continuidade do tratamento. Desta forma, assegura o acesso aos medicamentos e insumos tanto aos seus pacientes internados quanto aos ambulatoriais.
PF apura falta de pedidos
Um inquérito da Polícia Federal também apura a falta de medicamentos e materiais no Andaraí. A investigação começou porque no ano passado, a unidade enviou ao Departamento de Gestão Hospitalar, do Ministério da Saúde, responsável por abastecer as seis unidades federais do Rio, planilhas sem pedidos de produtos e remédios. 
Uma das hipóteses investigadas é a que a falta de pedido possa ter sido proposital para forçar licitações emergenciais que pudessem beneficiar empresas. O procurador da República Sérgio Suiama vai recomendar à unidade que abra uma sindicância interna para verificar o que aconteceu. “O foco não é só a possibilidade de fraude. Por enquanto, não é possível afirmar se houve dolo ou má-fé”, explica o procurador.
Pacientes relatam os problemas
Madrugada de agonia. Este é o relato da balconista Nilda Oliveira, de 30 anos, sexta-feira, que buscou atendimento no hospital para a filha, Júlia da Rosa Oliveira, de 5 meses. A menina apresentava sinais de febre e vomitou. “Na emergência, a médica nos solicitou exames de sangue e urina mas, para minha surpresa, o hospital não tem potes de coleta. Como não sei a gravidade do que minha filha está passando, vou ter que comprar em uma farmácia próxima. Imagine se eu estivesse com o dinheiro da passagem de volta para casa contado?", questionou Nilda.
Ela também reclamou da falta de copos para que os acompanhantes do pacientes bebam água enquanto esperam pelo atendimento emergencial.
Nilda, com a filha Julia, teve que comprar pote para fazer exame de urina
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
O aposentado Moacyr Mathias, 74 anos, se lembrava das despesas que teve durante a internação de dez meses de sua esposa, Genoeffa Mathias, 72, devido à fratura que teve no joelho. Ela recebeu alta mês passado. “Tive gastos incalculáveis com fraldões geriátricos. Graças a Deus pude arcar com as despesas”, ressaltou Moacyr.
CGU de olho na unidade
A Controladoria Geral da União (CGU) também está de olho no hospital do Andaraí. Técnicos do órgão acompanham a prestação de contas da unidade para o ano que vem.
Para evitar a falta de medicamentos e insumos, a direção do hospital afirmou ainda, em nota, que foi criada uma força-tarefa para acelerar os trâmites administrativos. 

Muitos funcionários reclamam que as roupas enviadas à lavanderia retornam danificadas.




Fonte: Jornal o Dia

    Cristina Kirchner recebe alta de hospital onde estava internada

    A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu neste domingo alta após a operação a que foi submetida há cinco dias para retirar um hematoma do cérebro, informaram fontes oficiais.

    Leia também:
    Cristina Kirchner poderia retomar suas funções antes do previsto, diz jornal
    Congresso aprova Orçamento de Cristina Kirchner
    O porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro, fez este anúncio antes de divulgar o boletim médico diário para os jornalistas reunidos no hospital Fundação Favaloroe, em Buenos Aires, onde a governante estava internada.
    Segundo Scoccimarro, Cristina "segue com excelente humor e em recuperação constante" e por isso os médicos decidiram dar alta para a presidente.
    O boletim divulgado pelo hospital informou que "devido à propícia evolução pós-operatória" de Cristina Kichner "se decidiu pela alta hospitalar na data de hoje".
    A presidente "continuará com rígido controle clínico-cardiológico, neurocirúrgico e neurológico" por parte dos médicos que cuidam de sua saúde, segundo o relatório.
    Além disso, a presidente seguirá sendo atendida pelos profissionais da Unidade Médica Presidencial.
    "Os pontos de sutura serão retirados a partir do décimo dia. Oportunamente será realizado uma neuroimagem de controle. Indicou-se estrito repouso por 30 dias e se evitar viagens aéreas até a próxima decisão médica baseada na evolução", conclui o boletim assinado pelos responsáveis da Fundação Favaloro.
    Cristina Kirchner, de 60 anos, precisou ser operada há cinco dias após uma piora de seu quadro clínico provocado por um traumatismo craniano sofrido em agosto em circunstâncias que não foram esclarecidas. EFE

    14 agosto 2013

    ALUGUEL DE BECAS


    Você não precisa pagar caro por uma beca de qualidade".
    Tel: 21 3409-1514 / 
    E-mail jrpsrenato@yahoo.com.br





    13 agosto 2013

    Mercado de jatos executivos deve crescer apenas em 2016 na América Latina

    DESTAQUES EM ECONOMIA

    São Paulo, 13 ago (EFE).- Segundo relatório da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), o mercado de jatos executivos teve um crescimento de 16% nos últimos anos, mas com o dólar em alta e a instabilidade da economia dos países latinos, principalmente o Brasil, os investimentos neste setor podem demorar cerca de três anos para crescer.
    Apesar da desvalorização das moedas latinas atrapalharem a venda deste tipo de aeronave, a expectativa é que haja uma recuperação do mercado no continente até 2016.
    A expectativa leva em conta um cenário positivo de estabilização das economias, controle da inflação, menor dependência norte-americana e crescimento do mercado chinês.
    Essas limitações podem mudar o rumo dos negócios de aeronaves e, se não acontecerem em três anos, podem adiar a expectativa de crescimento deste mercado para 2020.
    Mesmo com índices socioeconômicos baixos, a América Latina tem sido terreno promissor para a expansão da venda de aeronaves executivas, isto porque é importante espaço de instalação de multinacionais, que são os principais clientes deste mercado, explicou o vice-presidente de operações da Embraer Aviação Executiva na coletiva de lançamento da 10ª Labace, feira organizada pela Abag que funciona como uma espécie de salão do automóvel do setor aéreo .
    "Hoje, ao contrário do que se pensa, o mercado de jatos executivos tem como principal função facilitar o trabalho, dependendo da região do país, os setores de serviços, indústria e agronegócios são fortes segmentos de investidores", disse.
    Nos últimos dez anos, a Embraer contabilizou a venda de 63 jatos por ano em mais de 50 países, sendo Estados Unidos e Europa as regiões em que a compra de aeronaves executivas já está consolidada.
    No Brasil, por exemplo, há 772 jatos executivos operando e em 2014, pode ultrapassar a colocação de segundo país no mundo com o maior número de jatos. Hoje, só perde para o México e Estados Unidos.
    Atualmente, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o principal destino de partida e chegada de passageiros e alguns projetos de aeroportos privados, onde funcionarão voos de jatos executivos, já estão em andamento e podem acelerar o crescimento do mercado de jatos.
    É o caso do Aeroporto Privado Rodoanel, em Parelheiros, na zona sul da capital paulista, que deve ficar pronto até dezembro de 2014.
    A previsão de gastos para a construção do espaço é de R$ 1 bilhão, provenientes da empresa privada Harpia Logística S/A. Outro projeto que pode ser assinado é um aeroporto em São Roque e Sorocaba, interior de São Paulo.
    Mas as condições de infraestrutura da malha aeroportuária precisam melhorar e acompanhar o desenvolvimento do segmento, além de um mercado de ações aquecido, possibilidades de financiamento e desejo de investir.
    "Assim que novas bases começarem a funcionar, o mercado de jatos pode aumentar em 3% de adesão, o que é considerado excelente", explicou Pellegrini à Agência Efe.
    A Labace começa amanhã, 14 de agosto e vai até o dia 16, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e conta com uma mostra de jatos executivos e palestras.
    Será lançada pela primeira vez no Brasil, o Legacy 500, uma nova aeronave de médio porte com sistema totalmente eletrônico e que iniciou a turnê mundial em Genebra, na Suíça. Fonte: Yahoo noticias

    17 março 2013

    Prazo para indígenas deixarem Museu do Índio termina nesta segunda-feira Por O Globo | Agência O Globo


    RIO - O prazo de 72 horas para a saída espontânea dos dez indígenas que ocupam o Museu do Índio, no Maracanã, termina nesta segunda-feira. O grupo se revoltou na sexta-feira após receber a notificação de imissão de posse, entregue por um oficial de justiça. Como protesto, fizeram cinco pessoas reféns, inclusive a subsecretária estadual de Direitos Humanos do Rio, Andréa Sepúlveda, que foi liberada, junto dos outros reféns, no mesmo dia.
    Segundo comunicado da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), divulgado no sábado, "a equipe da Secretaria reforçou, mais uma vez, as propostas do Governo do Estado de criação de um Centro de Referência Indígena, próximo à Quinta da Boa Vista, e do Conselho Estadual Indígena, e garantiu que até que estas medidas sejam efetivadas, os índios terão à sua disposição um local provisório para hospedagem emergencial. Aqueles que não aceitarem ir para o mesmo local, receberão o benefício temporário do aluguel social e seus bens serão igualmente transportados".
    O prédio do Museu do Índio deverá ser restaurado pelo concessionário que vencer a licitação para administrar o Maracanã. A construção estava ameaçada de demolição, mas foi salva devido a uma liminar do Tribunal de Justiça, no final de janeiro, às vésperas do prazo dado pela procuradoria do estado para a desocupação do imóvel. Segundo o governo, o prédio e outros imóveis foram comprados pelo estado em 2012 por R$ 60 milhões.
    Na ocasião, o governo informou a possibilidade de manter o prédio devido a seu valor histórico . O estado ainda não esclareceu qual será a destinação do imóvel.
    Fonte: Agência Globo de Noticias

    Leão marinho sai do mar e para no meio da rua em Balneário Camburiú (SC)

    Leão-marinho atravessa avenida pela faixa (Foto: Alex Delazeri Luckner/Divulgação)



    RIO - Um leão-marinho de cerca de meia tonelada passeou neste sábado pela orla de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O animal saiu do mar, atravessou a areia e foi parar no meio da Avenida Atlântica, uma das mais movimentadas da cidade. A Guarda Municipal e os bombeiros foram acionados, e a rua chegou a ficar fechada por 20 minutos.

    Leia também:
    Donos de animais desconhecem a legislação
    O leão-marinho chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam pelo local. Alguns curiosos chegaram a jogar água sobre o animal para tentar ajudá-lo. Segundo uma bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, o animal possivelmente saiu do mar para descansar. Uma hora e cinquenta minutos depois, ele voltou sozinho para o mar.
    Ele ainda apareceu em três pontos no mar, provocando novamente a curiosidade dos banhistas.

    Ana Hickmann mostra o corpão em ensaio para marca de biquíni

    Apresentadora tem 32 anos (Foto: Reprodução)
    Ana Hickmann, 32, provou em seu Instagram que está com o corpo mais em dia do que nunca. A apresentadora postou uma série de fotos em que aparece somente de biquíni.
    "Bom dia!! Eu e a linda Paloma na minha nova campanha de biquínis para Marcyn", escreveu na legenda de uma das imagens. Atualmente, Ana comanda, ao lado de Britto Jr., o "Programa da Tarde", semanal diário das tardes da Rede Record.
    Veja mais fotos abaixo:Imagens foram postadas por Ana (Foto: Reprodução)Imagens form divulgadas no sábado 16 de março de 2013 (Foto: Reprodução)
    Fonte: Yahoo