Nosso objetivo

O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597

31 julho 2006

Prefeitura do Rio lança Programa de Hospedagem Domiciliar

O Programa de Hospedagem Domiciliar, mais um serviço para atender aos cerca de 780 mil visitantes que estarão na cidade durante o Pan 2007, foi lançado nesta sexta-feira, dia 21, pela Secretaria Especial de Turismo/Riotur, em parceria com o Ministério do Turismo. A iniciativa vai possibilitar que famílias e empresas se pré-cadastrem no site www.rio.rj.gov.br/hospedagemdomiciliar e, dentro de padrões mínimos pré-estabelecidos, ofereçam aos hóspedes um serviço especial de estada.
Essa modalidade de recepção de visitantes, onde o hóspede utiliza um quarto na residência do anfitrião, compartilhando espaços da casa, já é largamente utilizada em países como França, Canadá, Itália, México e outros. Em países de língua inglesa (Grã-Bretanha, Austrália e Irlanda), ela é conhecida como bed and breakfast. No Brasil, a hospedagem domiciliar responde por 64% da capacidade hospitaleira da Ilha de Fernando de Noronha, por exemplo. O programa também é oferecido no Amazonas (Parintins), no Rio Grande do Sul (turismo rural) e no Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa (Rede Cama & Café).
Durante a fase de implementação, a iniciativa privada (formada por agências de receptivo, associações de anfitriões, centrais de reservas) será a responsável por organizar e efetivar a rede de hospedagem domiciliar. Caberá à Prefeitura proporcionar a estrutura necessária para a atividade, disseminando informações sobre esse serviço, repassando aos interessados dados como viabilidade econômica (estimação de receitas e despesas potenciais) e modelo de contratos; promovendo seminários e estabelecendo padrões mínimos de qualidade (condições físicas da residência e cuidado na manipulação de alimentos).
Os interessados em participar do primeiro levantamento de hospedagem domiciliar deverão preencher o formulário no site. De posse do material completo, será feita uma pesquisa de interesse que avaliará a demanda para esse tipo de hospedagem. Para que haja sucesso por parte daqueles que desejam se tornar anfitriões da cidade, é imprescindível atender aos requisitos: conforto oferecido pela residência aos hóspedes, preços acessíveis e serviço de qualidade, banheiro privativo, padrões de segurança, serviços de alimentação e limpeza de qualidade, entre outros

Nenhum comentário: