Nosso objetivo
O objetivo do Jornal VITRINE Zona Oeste é divulgar fatos que mereçam destaque da Zona Oeste, da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, que possam contribuir para o conhecimento e crescimento de cada cidadão. Fundador e diretor geral: Pastor JOSÉ RENATO. - E-mail: jornvitrine@yahoo.com.br - Tels: 2134091514 - 21969006597
23 setembro 2011
VAI ACONTECER UMA TRAGÉDIA EM SÃO PAULO
Por Regis Tadeu | Na Mira do Regis – Publicado na qua, 21 de set de 2011
Preste muita atenção ao título deste texto, pois ele trata de uma verdade inquestionável, mas que a negligência e o descaso pela vida humana tentam varrer para debaixo do tapete da indiferença e do esquecimento, dois elementos que infelizmente fazem parte do "espírito brasileiro".
Sim é isto mesmo o que você leu: uma tragédia de proporções bíblicas está prestes a acontecer em São Paulo, mais precisamente em um dos maiores centros de compras da cidade. Sei que pode parecer incrível, mas o gigantesco Shopping Center Norte, que fica ao lado da marginal Tietê, na zona norte da capital, corre o risco de explodir por causa dos inúmeros vazamentos de gás metano no piso do estabelecimento — que tem 110 mil m² e 311 lojas - onde ficam as lojas e por onde transitam milhares de pessoas todos os dias.
E tudo isto pode acontecer por causa de uma coisa inacreditável: o shopping inteiro foi construído em cima de um... lixão!!!
Segundo a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), um dos órgãos com maior credibilidade dentro desta caótica sociedade em que vivemos no Brasil, foi encontrado gás metano no terreno onde está o shopping, algo perfeitamente natural, visto que a área serviu como depósito de lixo na década de 80, antes da construção do megaestabelecimento.
E quando escrevo "natural", faço isto baseado em dados científicos, já que uma enorme quantidade de lixo — orgânico e inorgânico — sempre gera uma série de gases, dentre os quais o gás carbônico e o metano.
A situação é tão grave que a CETESB informou que o shopping inteiro foi incluído em uma lista de "áreas contaminadas em estado crítico" elaborada pelo órgão, que também soltou uma nota oficial em que exige que o shopping instale drenos especiais para o gás metano em toda a área do empreendimento, para que sejam afastadas todas as possibilidades de explosão por causa de uma alta concentração do referido gás no espaço fechado do lugar, principalmente nas galerias de telefonia, de esgoto e nos depósitos das lojas.
Só que a CETESB constatou que o gás pode estar vazando por meio de trincas do piso! O risco de explosão é seríssimo. Basta uma faísca e... Não queira imaginar um negócio destes nem por brincadeira.
E você pensa que isto surgiu agora? Que nada. O problema foi detectado em 2004. Em 2009 e 2010 o shopping recebeu duas sérias advertências da CETESB. Sabe o que a administração do Center Norte fez? NADA.
Tanto não fizeram porra nenhuma que em maio e agosto deste ano o shopping recebeu duas multas, no valor total de R$ 26 mil. Sabe qual foi a atitude do empreendimento depois da multa? Se você respondeu que eles trataram de resolver o problema, como implementar pelo menos um sistema de ventilação de emergência, que impedisse pelo menos parcialmente a concentração de gases, errou: a administração do shopping está — inacreditavelmente a esta altura da situação - recorrendo das autuações.
Como cidadão e profissional da imprensa, tentei entrar em contato com a administração do Center Norte, que é apenas uma parte de um complexo que inclui outro shopping — o Lar Center -, o pavilhão de exposições Expo Center Norte e um Novotel, por onde circulam 800 mil pessoas só nos finais de semana. A simples menção do meu nome e do Yahoo fez com que brotasse a famigerada frase "não podemos atendê-lo no momento", a clássica desculpa que se dá quando não se quer explicar porcaria alguma.
Tentei entrar em contato alguém da Secretaria de Controle Urbano, que é responsável por verificar as condições de segurança em edificações. Nenhuma resposta. Conversei com algumas pessoas que já trabalharam no shopping e todas foram unânimes em afirmar que sempre sentiram odores ruins no local, principalmente em dias de intenso calor.
As perguntas que não querem calar são:
a) como um shopping em tais condições conseguiu um Auto de Verificação de Segurança (AVS) e um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)?
b) o Center Norte tem o "Habite-se"?
c) Se tudo está em ordem, como a administração do Center Norte fez questão de frisar em nota oficial, por que acaba de receber da própria CETESB uma multa diária de R$ 17.450 "por não cumprir as exigências para evitar o risco de explosão no local"?
O inacreditável descaso com que a vida humana é tratada no Brasil faz qualquer pessoa de bem sentir vontade de vomitar. Quem não se lembra de um acidente parecido que ocorreu em outro shopping, o Osasco Plaza, em 1996, quando um acúmulo de gás de cozinha em um espaço livre entre o piso e o solo do local, causado por problemas na instalação da tubulação, matou 42 pessoas e feriu mais de trezentas?
Pode apostar que as providências seriam mais rapidamente tomadas se os freqüentadores se mobilizassem e resolvessem boicotar o Center Norte. Infelizmente, reina no Brasil a tese de que as coisas só funcionam quando se mexe onde mais dói: o bolso. Colocar o cinto de segurança nos automóveis só passou a ser um hábito dos motoristas quando se estabeleceu uma multa pesada para quem fosse flagrado sem utilizá-lo. Infelizmente, é assim que funciona o Brasil. Só na base do porrete e da multa...
Inalar o gás metano em pequenas proporções não oferece riscos à saúde. O que mata mesmo é a negligência, tanto dos administradores quanto das pessoas que dão de ombros quando fatos como este vêm à tona. Só vão tomar providências depois que a merda acontecer, algo muito pior do que você vê no vídeo abaixo.
Estão todos avisados!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário